Conheça o motivo pelo qual a menstruação muda as emoções das mulheres
Neste artigo vamos descobrir em profundidade a causa pela qual a menstruação muda as emoções das mulheres e se há alguma maneira de mitigar os sintomas da TPM que são insuportáveis para a maioria. Estar de mau humor não é agradável, nem para os outros, nem para a própria pessoa.
Síndrome pré-menstrual (TPM)
Muitas mulheres sabem que a sua regra virá porque estão de mau humor nos dias anteriores. Sem saber o porquê, tornam-se ariscas, respondem mal a todos, ficam com raiva com muita facilidade e parece que suas emoções estão à flor da pele. O que está acontecendo?
Bem, aqui é onde nos encontramos com a famosa síndrome pré-menstrual, ou TPM. Isso se refere à queda nos hormônios e à mudança no nível de progesterona que ocorre logo antes da menstruação.
Isso inevitavelmente causa mudanças no humor e no comportamento das mulheres, além de outros sintomas:
- Distúrbios do sono: dificuldade para dormir, ondas de calor e suor à noite. Mesmo se você dormir por muitas horas, não poderá descansar.
- Sensibilidade: Não apenas física (os seios podem doer), mas também emocional. Tudo afeta de uma maneira muito mais profunda.
- Apetite: Os desejos geralmente aparecem. Quando uma mulher está com síndrome pré-menstrual, geralmente sente muita vontade de comer doces. Se esse desejo não for satisfeito, nosso humor pode piorar.
- Mudanças de comportamento: se são pessoas muito amigáveis, de repente se tornam ariscas ou sem vontade de conversar com ninguém.
Esses sintomas são completamente normais e a culpa de sua origem são os hormônios. Às vezes, os sintomas da TPM não são iguais em todos os períodos. Um mês a mulher pode ficar com muita raiva e outro pode ficar extremamente triste.
Leia também: Com que frequência devo trocar o absorvente durante a menstruação?
Como resolver esse desequilíbrio hormonal?
Certamente ficou claro que o que ocorre dias antes da menstruação é um desequilíbrio hormonal. Agora, se a menstruação muda emoções, nos faz sentir tristes ou zangados, sensíveis ou irascíveis, como podemos resolver isso?
A verdade é que existem diferentes maneiras de combater esse desequilíbrio. Vejamos algumas maneiras simples de melhorar. Vamos lá!
- Exercício físico: O exercício libera endorfinas e melhora nosso estado de ânimo. Também nos ajuda a aliviar a dor e o desconforto que sentimos antes ou durante a menstruação.
- Alimentação saudável: comer alimentos ricos em vitamina B ou comer bananas, que são ricas em triptofano, nos ajudará a aumentar nossa sensação de bem-estar. Aliás, os frutos secos também são recomendados.
Uma combinação de alimentação saudável com exercícios pode diminuir um pouco esse desequilíbrio hormonal. Portanto, se a menstruação muda as emoções todos os meses quando chega, seguir essas recomendações pode significar uma mudança muito importante.
Isso também pode te interessar: A influência do estresse no ciclo menstrual
A menstruação muda as emoções e traz problemas mais sérios
A menstruação muda as emoções, isso é verdade, entretanto, esse desconforto pode ser aumentado devido a outros problemas causados por essa condição natural pela qual as mulheres passam todos os meses. Estamos falando de tontura, náuseas ou de ficar inchada.
Sentir-se inchada é algo totalmente normal. No entanto, também é natural notar tonturas ou pressão baixa. Isso deveria nos preocupar? Na verdade não, pois a menstruação faz com que a pressão diminua ligeiramente, o que não é sério.
Entretanto, todas essas circunstâncias nos fazem estar de mau humor. Se estamos com raiva, o fato de sentir-nos inchadas pode piorar esse sentimento. Se estivermos tristes, a tontura e as náuseas podem piorar esse estado de ânimo.
Em suma, a menstruação muda as emoções e, embora muitas vezes não possamos fazer nada para evitá-la, podemos tomar medidas para combater isso. Sentir-se dolorida, sem vontade de nada, nem mesmo de entender nossas próprias mudanças de humor é algo totalmente natural.
No seu caso, você acha que a menstruação muda as emoções? Você sabe como resolver isso da melhor maneira? Identificar o que faz bem a você certamente ajudará a estar melhor “nesses dias”. Sendo assim, tente seguir nossa dicas. E continue conosco porque temos mais artigos que podem te interessar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jabbour, H. N., Kelly, R. W., Fraser, H. M., & Critchley, H. O. D. (2006). Endocrine regulation of menstruation. Endocrine Reviews. https://doi.org/10.1210/er.2004-0021
- Harlow, S. D., & Paramsothy, P. (2011). Menstruation and the Menopausal Transition. Obstetrics and Gynecology Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.ogc.2011.05.010ç
- Maybin, J. A., & Critchley, H. O. D. (2015). Menstrual physiology: Implications for endometrial pathology and beyond. Human Reproduction Update. https://doi.org/10.1093/humupd/dmv038
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.