As melhores plantas que te ajudarão a ganhar peso

· 15 de março de 2014
Para ganhar peso de forma saudável, devemos evitar os alimentos industrializados que, apesar de serem ricos em calorias, a longo prazo podem nos causar problemas de saúde.

Como ganhar peso de forma natural? São muitas as pessoas que, diferentemente da maioria, precisam ganhar alguns quilos de forma saudável e natural por causa de uma magreza que não é cômoda e nem agradável.

Em certas ocasiões, a necessidade de ganhar peso se deve a algum problema de saúde, a um período em que o estresse ou alguma doença causou o baixo peso, ou simplesmente, deve-se a uma predisposição genética para a magreza.

Então, como podemos ganhar peso de forma saudável e equilibrada? Os nutricionistas indicam que ganhar peso, às vezes, é mais complexo que perder peso.

Isso é difícil, pois muitos aspectos devem ser controlados, como:

  • Evitar um excesso de calorias procedentes de alimentos industrializados que ocasionaria em longo prazo sérios problemas de saúde;
  • Conseguir fazer com que as pessoas sintam um apetite suficiente para cumprir todas as refeições prescritas;
  • E, inclusive, solucionar alguns problemas digestivos associados.

Sendo assim, veremos detalhadamente quais plantas podem ajudar neste artigo.

Por que existem pessoas que não conseguem engordar?

  • Causas genéticas: existem pessoas que não conseguem ingerir nada além de uma quantidade limitada de alimentos. Uma vez que ingerem tal quantidade, uma série de hormônios são produzidos, o que sacia o apetite e impede que a pessoa continue comendo.
  • Mais fibras musculares: em certas ocasiões, a composição genética e hereditária destas pessoas faz com que elas apresentem mais fibras musculares, isso torna a ingestão de energia em repouso maior e dificulta o ganho de peso.
  • Personalidade: existem pessoas que são nervosas e inquietas por natureza. São incapazes de estar em repouso e se mantêm continuamente ativas, inclusive sentadas: movimento contínuo das pernas e braços, por exemplo, tudo isso faz com que queimem calorias quase a cada momento.
  • Dificuldade para absorver nutrientes: este é um fator fundamental, já que nosso organismo deixa de receber a contribuição energética que necessitamos diariamente.
  • Determinadas doenças: como, por exemplo, o hipertireoidismo, anorexia, bulimia, diarreias crônicas, depressão, estresse, etc.

Leia também: Como neutralizar a obsessão pela magreza

Ervas que podem ajudar a ganhar peso

O Feno-grego

O feno grego pode ajudar a ganhar peso

Pode ser que você não o conheça, mas o feno-grego está em alta como um magnífico aliado para ganhar peso, de fato é conhecido por aumentar seios e glúteos. No entanto, somente se for consumido corretamente.

Contém algumas propriedades similares ao estrogênio feminino, é ideal para reduzir o colesterol, nivelar a glicose no sangue e, graças à fibra, evita a prisão de ventre. Mas, como consumir?

Normalmente, encontramos o feno-grego em lojas de produtos naturais, inclusive o médico pode receitá-lo em formas de cápsulas. Porém, usualmente consumimos das seguintes formas:

  • Sementes;
  • Cápsulas ou pastilhas que são vendidas em lojas de produtos naturais;
  • Farinha: podendo preparar o chamado pão egípcio;
  • Em pó para temperar preparações;
  • Chá ou infusão.

O mais comum é, sem dúvida, tomar um chá com as sementes pela manhã e no meio da tarde. Para isso, ferva uma xícara de água, adicione cinco sementes e beba depois de deixar repousando por alguns minutos.

Lembre-se de beber bastante água ao longo do dia, pois isso vai fazer com que o apetite aumente.

Além disso, o feno-grego dispõe de saponinas que vão ajudar na digestão, vão melhorar as enzimas digestivas e as calorias se acumularão no corpo de forma saudável fazendo com que aumente de peso. Mas, lembre-se sempre de beber ao menos 2 litros de água por dia.

Leia também: Fatores que causam prisão de ventre

Dente-de-leão

O chá de dente de leão pode ajudar a ganhar peso

O dente-de-leão tem como principal função atuar como tônico estimulando o apetite. Graças ao seu sabor amargo, o dente-de-leão estimula o fluxo da bile, melhorando assim as enzimas digestivas.

Para que o dente-de-leão faça efeito, tome três vezes ao dia, a primeira vez logo que levantar.

Coloque quatro de suas flores em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por uns minutos e tome. Meia hora depois, consuma uma banana. Comer uma banana diariamente também te ajudará a ganhar peso de forma saudável.

Genciana

A genciana pode ajudar a ganhar peso

A genciana é uma excelente planta que pode ajudar a ganhar peso. Normalmente, se trata de um remédio natural muito efetivo para pessoas que estejam se recuperando de alguma doença, e que devem ganhar peso de forma rápida e saudável para recuperar sua forma habitual.

Suas propriedades se baseiam principalmente em melhorar a absorção do alimento e abrir o apetite, deste modo, todas as proteínas e calorias que consumirmos serão sintetizadas de modo adequado ajudando a ganhar alguns quilos de modo natural e saudável.

Além disso, ajuda a tonificar o estômago e os intestinos, formando uma secreção gástrica mais adequada e maior absorção das enzimas. Sendo assim, não deixe de experimentá-la!

Você pode encontrar a genciana em lojas de produtos naturais, ali pode adquirir sachês para chás para tomar depois de cada refeição.