5 recomendações para melhorar a sua postura e aliviar a dor nas costas
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
A dor nas costas pode se apresentar por diferentes fatores, alguns deles mais complexos de superar do que outros. Entre os mais destacados, e considerado um dos principais, se encontra a má postura.
Em termos gerais, aparece por assumirmos posições incorretas do corpo.
Em específico, uma má postura dos ombros e das costas contribui para o surgimento de diversas doenças. Dentre elas se destacam as dores:
- Na região lombar
- Na região cervical
- No pescoço
- Nos ombros
Porém, a má postura não chega por si só, existem hábitos pouco saudáveis para o corpo.
É o caso do esforço físico mal realizado, dormir em superfícies incômodas e o mais relevante: o sedentarismo.
O sedentarismo e a postura
Ao longo da história do homem seus costumes evoluíram, desde o trabalho até as formas de passar o tempo livre.
Atualmente, a maioria das atividades são feitas na comodidade de nossa casa. Ainda que possa nos parecer cômodo, esta prática levou o ser humano a se tornar sedentário.
Somando isso aos computadores e dispositivos móveis presentes nas casas, encontram-se a universidade, o instituto e o escritório.
Tais lugares promovem o sedentarismo, e trazem consigo posturas inadequadas e pouco naturais para o corpo.
Cabe lembrar que o sedentarismo se apresenta devido ao excesso de passividade corporal em uma posição. Um exemplo claro disso é o que se apresenta nas jornadas de trabalho no escritório.
Descubra: 8 razões para os quais você não consegue perder peso
Recomendações para melhorar a postura e combater a dor nas costas
Com base no que foi dito anteriormente, vamos expor uma série de recomendações para adotarmos uma postura adequada. Isso nos ajudará a combater a dor nas costas.
1. Priorizar a comodidade
É complicado ignorar as responsabilidades da noite até a manhã, sejam os estudos ou o trabalho que você traz do escritório. Porém, essas obrigações devem ser feitas com a maior comodidade possível.
Para criar um ambiente cômodo é recomendável se fixar no entorno que se destina a passar a maior parte do dia; tendo isso em conta, é necessário mudar um pouco esse ambiente, dentro do possível.
Assim, para realizar nosso trabalho da melhor forma, recomenda-se:
- Usar uma cadeira confortável;
- Manter as costas retas sobre a superfície da mesma e as pernas em um ângulo reto: é a postura ideal para trabalhar no computador.
- Por outro lado, a altura da tela deve ser reta com os olhos, de tal forma que as costas não vão se encurvar facilmente.
2. Usar a imaginação
Talvez o tema da postura e a prevenção de dores nas costas se torne um pouco restrito. Porém, nem tudo precisa ser assim; também é possível se divertir, aprender e ajudar o corpo.
Uma alternativa para conseguir isso é usando a imaginação.
- Para isso basta pensar em uma corda que se encontre amarrada na parte superior da cabeça (pode ser ao cabelo também);
- Quando o corpo começar a cair ou se encurvar, devemos pensar nesta corda que vai nos ajudar a nos manter retos.
3. Use roupas cômodas
Esta recomendação se associa com priorizar a comodidade. Porém, a roupa gira em torno de um ponto muito mais pessoal do que o normal.
Usar roupas folgadas e confortáveis não só favorece a adoção da postura mais adequada: também contribui para a prevenção de dores no corpo, incluindo a dor nas costas.
Esta recomendação também envolve aos sapatos. Quanto mais suave e menos alto, melhor.
Seguir isso tudo ao pé da letra favorece a circulação sanguínea, já que evita a aglomeração do sangue e melhora a oxigenação do organismo.
4. Fazer pausas ativas
Atualmente muitas empresas se concentraram em contratar profissionais da saúde física com a finalidade de capacitar seus funcionários com respeito ao sedentarismo.
Leia também: Descubra como a natação ajuda a melhorar a sua saúde
Porém, isso pode ser feito por cada um. Para corrigir a postura e combater a dor nas costas, basta fazer pausas ativas.
- Fazer alongamentos, trotes estáticos ou caminhadas ao longo da área onde o seu trabalho está serve para conseguir atingir o objetivo. Quinze ou vinte minutos são suficientes para estabelecer uma boa pausa ativa.
5. Controlar a respiração
Pode ser de forma comum e recorrente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Porém, praticar aulas como ioga ou Pilates favorece o trabalho da postura.
Por outro lado, ao aprender a controlar a respiração, o oxigênio chega a cada pedaço do corpo e nos ajuda também a combater a dor nas costas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Medspine. [Internet]. Control de la respiración y dolor de espalda. 2016. Disponible en: https://www.medspine.es/control-respiracion-dolor-de-espalda/
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. [Internet]. Higiene postural. Disponible en: http://recursos.cnice.mec.es/edfisica/publico/articulos/articulo2/higiene_postural.pdf
- Servicio de Prevención y Salud Laboral de Madrid. [Internet]. Medidas de higiene postural. Disponible en: http://www.iqm.csic.es/wp-content/uploads/2013/prevencion/recomendaciones%20especificas/27.MEDIDAS%20DE%20HIGIENE%20POSTURAL.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.