Como melhorar a má circulação nas pernas?
O seguinte artigo é dedicado às nossas fiéis e dedicadas companheiras na luta diária: nossas pernas! Falaremos sobre como melhorar a má circulação nas pernas caso você sofra com este problema.
Você pode imaginar o quão difícil seria nossa vida sem nossas pernas? Ou se elas não funcionassem corretamente? Já chegou a imaginar?
Vamos aprender a valorizá-las e a cuidar delas. Um problema comum na nossa vida são os incômodos por conta da má circulação nas pernas.
A má circulação causa desde as incômodas veias de aranha até as varizes antiestéticas e, além de tudo, ainda são dolorosas, incapacitantes e com graves complicações, como a trombose.
A trombose indica a formação de um coágulo de sangue no interior de um vaso sanguíneo; este trombo, ou coágulo, pode se converter em embolo, caso se desprenda do seu lugar de origem, e for arrastado pela corrente sanguínea com perigosas consequências para a vida, podendo levar até à morte.
O que são e por que se produzem as varizes?
As varizes são dilatações das veias causadas pelo acúmulo de sangue estancado em seu interior. Na sua maioria, apresentam-se por causas genéticas e hormonais, com maior frequência em mulheres.
Outras causas são a obesidade, a gravidez, maus hábitos de vida, entre outros, os quais impedem uma boa circulação do sangue ocasionando o aumento do tamanho das veias.
Quais são algumas das medidas preventivas para a má circulação nas pernas?
A natação e os passeios de bicicleta são muito recomendados para prevenir as varizes. Quando for descansar, o melhor é elevar as pernas para contribuir com o retorno venoso, evitando o estancamento do sangue.
Devemos evitar expor as pernas a muito calor, seja tomando sol em horários pouco adequados ou com banhos de imersão muito quentes. Podemos optar por roupas mais folgadas e cômodas em vez de calças justas, que limitam a boa circulação do sangue.
A depilação com cera quente não é recomendada para aqueles que sofrem de varizes.
As massagens também são benéficas, mas não podem ser bruscas e com muita pressão. Devem ser realizadas por um especialista, pois, caso contrário, poderiam agravar os sintomas.
Leia também: 6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem
Nutrição e remédios favoráveis para a má circulação nas pernas
A vitamina E é recomendada para aqueles que sofrem de problemas de circulação. Também, o creme de pimenta-caiena é utilizado para ser aplicado externamente, podendo melhorar a dor nas pernas.
A niacina, ou vitamina B3, relaxa os vasos sanguíneos melhorando a circulação. O extrato de alcachofra diminui a pressão arterial e previne a arteriosclerose.
Os remédios que podemos utilizar para melhorar a má circulação nas pernas generosamente agraciados pela nossa mãe natureza são:
- Ginkgo biloba: possui a capacidade de dilatar as veias e, dessa maneira, o sangue circula melhor.
- Alho: evita a formação de coágulos.
- Unha-de-gato: diminui a capacidade de coagulação do sangue.
- Cavalinha: atua como diurético, melhorando a circulação. Faça uma decocção durante 30 minutos com 100 g da planta seca por cada litro de água. Beba dois copos por dia.
- Hamamélis: você pode esfregar ou realizar fricções com a água de hamamélis para aliviar a dor e o inchaço das pernas com varizes.
- Castanheiro-da-índia: faça uma decocção da casca em uma colher de sobremesa por copo de água. Beba dois copos por dia.
- Argânia: o óleo de argânia pode ser utilizado cru para temperar saladas.
- Salgueiro: faça uma infusão de uma colherada pequena da casca por copo de água. Beba um copo a cada dois dias.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.