Como melhorar a iluminação do seu espaço de trabalho?

Uma boa iluminação permite ter um melhor rendimento, mais concentração e um menor risco de fadiga ocular. Descubra como iluminar o seu espaço de trabalho de forma adequada.
Como melhorar a iluminação do seu espaço de trabalho?

Última atualização: 28 Julho, 2021

Saber como melhorar a iluminação do seu espaço de trabalho é necessário se você não quiser que a sua produtividade seja negativamente afetada. Afinal, entre os vários fatores que devem ser levados em consideração, tais como ventilação e ergonomia da cadeira e da mesa, a iluminação, embora subestimada, é fundamental.

Ter luz fraca ou excessivamente forte no seu escritório pode ser prejudicial para a sua saúde. Dor e inflamação nas pálpebras, fadiga visual, lacrimejamento e dores de cabeça são os sintomas mais comuns diante dessa situação. Para evitá-los, descubra como adequar a iluminação do local onde você passa várias horas por dia.

Dicas para melhorar a iluminação do seu espaço de trabalho

Essencial em qualquer espaço de trabalho, a iluminação certa pode melhorar o seu nível de concentração e ânimo. Por esses motivos, vamos mostrar como ela pode ser alcançada.

1. Aproveite a luz natural

Se o seu escritório tiver janelas, tente não deixá-las cobertas com cortinas ou persianas. Não há nada melhor do que deixar a luz do dia entrar.

Por isso, posicione a sua mesa de modo que os raios do sol não representem um problema enquanto você estiver diante do computador. Se o espaço for limitado e a aplicação desta dica for impossível, você pode colocar persianas e ajustá-las, mas sem fechá-las completamente.

Por outro lado, se você tiver pouca iluminação natural, busque ressaltá-la com uma pintura em cores claras. Assim, você ajudará a luz a ser refletida. Você também pode reforçá-la colocando a iluminação artificial adequada.

Mulher com os olhos cansados
A falta de iluminação aumenta as dificuldades de visão associadas ao trabalho com telas.

2. Escolha bem os pontos de luz

O escritório deve ter uma iluminação adequada. No entanto, é preciso ter cuidado com cada estação de trabalho, especialmente com aquelas onde há pouca ou nenhuma iluminação natural. Desta forma, você obterá um equilíbrio ideal e os funcionários se sentirão mais confortáveis.

3. Use uma luz neutra

Lembre-se de que a luz branca vem em uma escala de cores; elas vão desde as frias, como as usadas ​​para iluminar a cadeira do dentista, até as quentes encontradas, por exemplo, em centros de massagem. A partir disso, o melhor a fazer é comprar lâmpadas neutras.

É importante que você tenha um lugar para relaxar durante o expediente, e geralmente esta é a área onde você costuma comer. Este espaço deve ser iluminado com uma luz mais quente do que aquela encontrada acima do seu computador; assim, você garantirá uma sensação de desconexão do trabalho.

Lembre-se de que isso dependerá da localização da estação de trabalho e da presença ou não de luz natural. Você também pode consultar um especialista.

4. Crie espaços com iluminação uniforme

Se você estiver trabalhando em casa, sabemos que talvez você não possa ter um espaço dedicado para o escritório. É comum ter que habilitar a sala ou um canto do quarto. Ambos os espaços têm uma iluminação mais quente, mas isso não é nada que não possa ser ajustado com a ajuda de uma luminária de mesa.

Tente adquirir um modelo com temperatura e inclinação ajustáveis. Assim, você poderá criar dois ambientes, usando uma lâmpada com temperatura natural na área de trabalho e uma luz um pouco mais quente no restante do local.

5. Peça a ajuda de um especialista

Se a questão ficar muito complicada, é aconselhável consultar um especialista. Não existe uma diretriz clara para decidir qual local merece ou não os serviços de um profissional.

Entretanto, se você tiver dificuldade para aplicar a maioria das dicas acima, então esse será o momento. Essas pessoas ajudarão a desenvolver um projeto de iluminação que esteja de acordo com a sua estação de trabalho e orçamento.

6. Experimente uma luz indireta

Este tipo de luz pode ser instalado tanto em áreas comerciais quanto em residências. Sua principal vantagem é a de que, por meio de um difusor, ela ilumina o espaço perfeitamente. Isso produz uma sensação de amplitude e conforto e evita contrastes desnecessários.

Trabalhar em casa
Os espaços de trabalho em casa geralmente precisam compartilhar o cômodo com outras tarefas. Tente ter uma iluminação diferenciada para cada caso.

Benefícios de ter uma boa iluminação no seu espaço de trabalho

Uma boa iluminação permite ter um melhor rendimento, mais concentração e um menor risco de fadiga ocular. Descubra outros benefícios de ter uma iluminação adequada na sua estação de trabalho, onde você certamente passa várias horas por dia:

  • Uma boa iluminação evita que os clientes e funcionários se cansem.
  • Os funcionários terão um melhor rendimento profissional por estarem mais concentrados.
  • Melhora da postura do funcionário e redução da incidência de dores lombares.
  • Redução das chances de sofrer de enxaquecas, estresse ou fadiga mental.

A iluminação do seu espaço de trabalho é mais do que uma questão de estilo

Ter uma iluminação inadequada durante muito tempo pode levar a sérios problemas de saúde. Por isso a importância de suprir o seu local de trabalho com a iluminação certa. Isso pode ajudar a manter a concentração, bem como melhorar o estado de humor.

Lembre-se de que a luz natural pode ser benéfica para o seu espaço de trabalho. Tire proveito dela o máximo que puder. Por outro lado, o segredo está em saber escolher a intensidade das lâmpadas. Caso você não tenha certeza de como isso deve ser feito, você sempre pode pedir a ajuda de um especialista.

Pode interessar a você...
Ideias para criar um canto relaxante em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Ideias para criar um canto relaxante em casa

Criar um canto relaxante em casa é a alternativa perfeita para que você possa esquecer os problemas do dia a dia. Veja algumas dicas.



  • Gómez Lorente, Patricia. “Hacia un puesto de trabajo adecuado en oficina basándose en la ergonomía.” (2017).
  • Rojas Rios, Sandra Patricia. “La ergonomía visual: estudio comparativo de la normatividad interna sobre iluminación interior en espacios laborales en España, Chile y Colombia.”