Melhor Com Saúde
 

Qual é a melhor fruta para o café da manhã?

Você já se perguntou quais frutas deve incluir no seu café da manhã? Há algumas que se destacam pelo seu teor de nutrientes e propriedades benéficas para a saúde. Saiba quais são a seguir.

Qual é a melhor fruta para o café da manhã?

Última atualização: 05 Janeiro, 2021

Se você é uma daquelas pessoas que já começam o dia sem energia, é interessante saber qual é a melhor fruta para incluir no seu café da manhã.

Esse grupo de alimentos fornece uma boa quantidade de nutrientes, e embora muitas vezes as frutas não sejam consideradas saborosas, podem ser incluídas em várias receitas deliciosas. Continue lendo e saiba mais detalhes sobre o tema.

As frutas são uma fonte de nutrientes

As frutas são um dos grupos alimentares que trazem mais benefícios para o organismo, pois graças às vitaminas que contêm, fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças como resfriados e alergias.

Além disso, minerais e fibras também desempenham papéis muito importantes na nossa saúde. Por causa disso, sua ingestão é recomendada tanto no café da manhã quanto em outras horas do dia. Na verdade, quando falamos em dieta saudável e variada, as frutas estão entre os principais alimentos que devem ser incluídos.

Leia também: Perca peso com a dieta da beterraba

Qual é a melhor fruta para o café da manhã?

Embora todas as frutas tenham um valor nutricional relevante, há algumas que se destacam por proporcionarem maiores benefícios para a saúde. Referimo-nos, sobretudo, àquelas que têm uma quantidade considerável de vitamina C e antioxidantes. Vamos analisar algumas delas a seguir:

Kiwi

O kiwi é muito rico em vitamina C. Um estudo científico publicado em 2016 mostrou que as variedades presentes no mercado atualmente possuem até três vezes mais deste composto em comparação com as frutas cítricas.

Além disso, são pobres em calorias e fornecem substâncias como folato, potássio, fibras, vitaminas E e K, entre outros fitoquímicos. Em particular, o consumo regular dessa fruta tem ações positivas sobre os seguintes aspectos:

  • Função imunológica e defesa antioxidante.
  • Função gastrointestinal.
  • Proteção das vias aéreas.
  • Prevenção de infecções.

Kiwi cortado ao meio
O kiwi se destaca como uma das frutas mais ricas em vitamina C. Por causa disso, seu consumo está associado à prevenção de doenças.

Mirtilos no café da manhã

O consumo de mirtilos confere uma série de benefícios para a saúde por conterem fibras, vitamina C e vitamina K. Além disso, eles são muito pobres em calorias. Esta fruta tem uma capacidade antioxidante significativa devido à sua concentração de flavonoides.

Também ajuda a proteger contra danos ao DNA, uma das principais causas de envelhecimento e câncer. Várias publicações científicas sugeriram que, se consumida regularmente, esta fruta traz os seguintes benefícios:

  • Pressão arterial reduzida.
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue.
  • Prevenção de infecções do trato urinário.
  • Prevenção de doenças cerebrais.

Veja também: Bolo de café e mirtilo sem açúcar

Banana

A banana é um alimento notável pelo seu teor de potássio. Esse mineral desempenha um papel fundamental na contração dos músculos, por isso sua contribuição na dieta reduz o risco de cãibras e apoia o bom funcionamento dos músculos.

Por outro lado, conforme detalhado por um estudo publicado no Current Hypertension Reports, o potássio está envolvido na pressão arterial e ajuda a mantê-la em níveis estáveis. Além disso, esta fruta também contém vitaminas A, C, D e B6 (piridoxina).

Esta última está envolvida no metabolismo de vários neurotransmissores relacionados ao humor, como serotonina e dopamina. Portanto, incluí-la na dieta pode contribuir para aumentar a sensação de bem-estar.

Maçã

Uma das características benéficas da maçã para a saúde é sua atividade antioxidante, que se deve principalmente ao seu teor de fenóis e flavonoides. Também fornece minerais como fósforo, ferro, cálcio e magnésio.

A casca desta fruta também tem uma dose interessante de pectina. Foi demonstrado que ela serve para diminuir os níveis de colesterol no sangue, e que ajuda a favorecer o trânsito intestinal normal.

Maça no café da manhã
Devido ao seu teor de fibras e antioxidantes, a maçã é listada como uma das melhores frutas para incluir no café da manhã. Além disso, é fácil de integrar em várias receitas.

Veja também: 3 remédios caseiros para acalmar a azia com maçã

Tangerina

Como todas as frutas cítricas, tem um bom teor de vitamina C, que ajuda a reparar o colágeno e melhorar a aparência da pele. Também contém fibras, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio, que ajudam a melhorar a saúde.

Em particular, seu consumo melhora as funções digestivas, estimula a sensação de saciedade e minimiza os altos níveis de colesterol. Além disso, está associada a uma imunidade mais fortalecida.

Qual é a melhor fruta para o café da manhã?

Embora tenhamos mencionado algumas frutas que são saudáveis no café da manhã, a lista é muito maior. Na verdade, quase qualquer fruta é boa para esta hora do dia. O importante é lembrar que ela deve estar acompanhada por outras fontes de nutrientes, como carboidratos e proteínas.

Combinadas com sementes, oleaginosas, aveia, leites vegetais, entre outros alimentos saudáveis, são uma boa opção para começar o dia com energia e cuidar da sua saúde. Lembre-se disso!

É melhor comer frutas com casca ou sem casca?

É melhor comer frutas com casca ou sem casca?

Neste artigo mostraremos quais são as medidas que devem ser tomadas para comer frutas com a casca sem correr riscos. Confira!



  • Slavin JL, Lloyd B. Health benefits of fruits and vegetables. Adv Nutr. 2012;3(4):506-516. Published 2012 Jul 1. doi:10.3945/an.112.002154
  • Kalt W, Cassidy A, Howard LR, et al. Recent Research on the Health Benefits of Blueberries and Their Anthocyanins. Adv Nutr. 2020;11(2):224-236. doi:10.1093/advances/nmz065
  • López, G. B., & Montaño, F. J. G. (2014). Propiedades funcionales del plátano (Musa sp). Rev Med UV.
  • López-Sobaler, A. M., Aparicio Vizuete, A., & Ortega Anta, R. M. (2016). Beneficios nutricionales y sanitarios asociados al consumo de kiwi. Nutrición Hospitalaria33, 21-25.
  • Palomo, I., Yuri, J. A., Moore-Carrasco, R., Quilodrán, Á., & Neira, A. (2010). El consumo de manzanas contribuye a prevenir el desarrollo de enfermedades cardiovasculares y cáncer: antecedentes epidemiológicos y mecanismos de acción. Revista chilena de nutrición37(3), 377-385.
  • Brouns, F., Theuwissen, E., Adam, A., Bell, M., Berger, A., & Mensink, R. P. (2012). Cholesterol-lowering properties of different pectin types in mildly hyper-cholesterolemic men and women. European journal of clinical nutrition66(5), 591-599.
  • Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. 2017;9(8):866. Published 2017 Aug 12. doi:10.3390/nu9080866