Massa fresca e massa seca: diferenças e preparação

Qual você prefere? Massa seca ou massa fresca? Neste artigo, discutimos os benefícios e as contribuições nutricionais de cada uma.
Massa fresca e massa seca: diferenças e preparação

Última atualização: 22 Setembro, 2021

A massa é um prato popular, fácil e rápido de fazer. A maioria das pessoas a compra em caixas, mas existe um eterno debate entre a massa fresca e a massa seca. Hoje, falaremos sobre as diferenças entre as duas preparações.

O macarrão é originário da Itália, com ingredientes básicos como água, sêmola de trigo e sal, embora possam ser adicionados outros elementos, como ovos. A seguir, compartilhamos as diferenças entre os dois tipos de massa. Leia e decida qual dos dois você prefere para o seu próximo prato.

Contribuição nutricional do macarrão

De acordo com o USDA, 100 gramas de massa fresca fornecem 11,3 gramas de proteína, além de 54,7 gramas de carboidratos e 2,3 de gorduras. Fornece 288 quilocalorias e não possui fibras.

É uma excelente fonte de minerais, fornecendo 163 miligramas de fósforo, 179 miligramas de potássio, 46 miligramas de magnésio e 26 miligramas de sódio.

Já a massa seca tem uma contribuição de 371 quilocalorias. Em 100 gramas, fornece 13 gramas de proteína e 3,2 gramas de fibras.

Além disso, deve-se acrescentar que possui 74,7 gramas de carboidratos e 1,51 de gorduras. Estima-se que tenha uma maior contribuição de minerais, pois fornece 189 miligramas de fósforo, 223 miligramas de potássio, 53 de magnésio e 6 miligramas de sódio.

Mulher comendo macarrão
A massa é consumida em todo o mundo, mas a Itália é considerada o seu país de origem.

Diferenças entre massa fresca e massa seca

Ambas as massas começam frescas, mas a seca é desidratada. O processo de desidratação consiste em retirar a água de um alimento por meio do calor. Isso pode ser feito com secagem ao sol, forno convencional ou desidratador elétrico.

A desidratação leva a uma das principais diferenças entre os dois: a conservação. A massa fresca deve ser comida quase instantaneamente, pois dura apenas 4-5 dias na geladeira antes de estragar. A massa seca pode durar meses em um saco.

O tempo de cozimento também é uma grande diferença. Enquanto a massa fresca leva de 3 a 4 minutos para ficar pronta, a massa seca leva de 8 a 10 minutos.

Outra diferença é que a massa fresca geralmente é feita de sêmola de trigo, o que significa que não é integral. No caso da massa seca, podemos encontrar versões integrais nos supermercados.

Como preparar a massa seca?

O modo e o tempo de preparo geralmente dependem da marca. No entanto, há certas coisas a se ter em mente ao preparar massas secas.

Use sempre bastante água. Deve haver uma panela quase cheia para cada 450 gramas. Nesse caso, você deve adicionar duas colheres de sopa de sal.

Coloque a água para aquecer e só adicione o macarrão seco quando ferver. Para evitar grudar, mexa após alguns minutos. Se a massa for muito comprida para a panela, você não deve quebrar, mas esperar que ela ceda lentamente dentro do recipiente.

A massa não deve ser cozida em fogo alto, e sim em fogo médio. Isso evita muita agitação na panela.

É preciso levar em consideração o tempo indicado na embalagem para verificar a textura e a cor. A maioria das pessoas prefere que a massa fique al dente. Isso significa que ela permanecerá firme e oferecerá um bom tipo de resistência quando mordida.

Que tipo de massa devo escolher?

O tipo de massa que você deve escolher depende da receita. A massa fresca é melhor acompanhada com creme ou manteiga. São massas que absorvem melhor o sabor da nata, bacon e frutos do mar.

Se você quiser uma massa fresca para rechear, deve obedecer a uma regra: o sabor do molho não deve se sobrepor ao do recheio. Por isso, elas costumam ser preparadas com caldo, e não com molho. Já as secas são acompanhados com refogados, legumes e molhos densos com carne, tomate, peixe e cogumelos.

Macarrão chinês
O acompanhamento com molhos é preferido para massas secas sem recheio, para que o sabor seja complementado.

Como fazer massa fresca?

Para fazer massa fresca, você precisará de 500 gramas de farinha de trigo e 3 ovos médios. Tudo começa em uma mesa limpa. Lá, faça um “vulcão” com a farinha e coloque os ovos dentro.

Sove mexendo aos poucos. Certifique-se de que tudo está bem integrado. A massa deve descascar das mãos. Se estiver seca, adicione água; se estiver muito úmida, acrescente farinha.

Embrulhe em filme plástico , evitando que seque. Deixe descansar por uma hora.

Quando estiver descansando, divida em porções e coloque cada uma em uma tigela. Polvilhe a mesa de trabalho com farinha e role cada bola com o rolo. Você deve obter uma folha fina e retangular. Cortando-as, terá as tiras de macarrão como resultado.

Polvilhe as porções das tiras com farinha enquanto corta. Em seguida, coloque-os sobre uma tábua e cubra com um pano.

Quando estiver pronto, basta cozinhar em água salgada, com 10 gramas de sal para cada litro de água. Deve haver água suficiente para que o macarrão solte a farinha que grudou nele.

Seu tempo de cozimento depende da espessura, mas pode variar entre 2 a 6 minutos. Teste o ponto antes de tirar da água.

Seja fresca ou seca, a massa é um prato importante na dieta

A massa deve ser consumida para obtermos nutrientes e energia para o corpo, pois possui uma boa quantidade de carboidratos que ajudam nesse processo. Além disso, se for ingerida com outros alimentos saudáveis, como vegetais e carnes, melhor ainda.

Apesar disso, ela deve ser consumida com moderação. Se ingerida em grandes quantidades e muitas vezes por semana, pode levar a um ganho de peso significativo.

Fresca ou seca, prepare um bom prato de massa e bom apetite!

Pode interessar a você...
Os 8 melhores tipos de massa sem glúten
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os 8 melhores tipos de massa sem glúten

Você conhece os melhores tipos de massa sem glúten que pode encontrar no mercado ou até mesmo preparar em casa? Neste artigo nós lhe dizemos tudo.