5 máscaras para tratar rugas no pescoço
As máscaras se tornaram um dos tratamentos mais utilizados para prevenir e tratar rugas no pescoço. Elas combinam ingredientes que fornecem nutrientes à pele, além de limpeza e hidratação. São fáceis de aplicar e podem ser regularmente incorporadas à sua rotina de beleza.
Embora muitos ignorem, a pele do pescoço é uma das primeiras áreas a apresentar sinais de idade. A exposição ao sol, as mudanças bruscas de clima, a falta de nutrientes e a diminuição do colágeno que ocorre com o envelhecimento costumam causar rugas e linhas finas nessa região.
Por conta disso, é preciso dar tanta atenção ao pescoço quanto ao rosto. Assim, além de aplicar protetor solar e hidratante todos os dias, você pode experimentar algumas máscaras que nutrem, reparam e suavizam essa região. Confira a seguir 5 receitas.
As 5 melhores máscaras caseiras para prevenir e tratar rugas no pescoço
As máscaras não são uma fórmula mágica para tratar rugas no pescoço. Na verdade, muitos dos seus benefícios são apoiados apenas por evidências anedóticas. Mesmo assim, são tratamentos que combinam vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos que beneficiam a saúde da pele.
A sua aplicação frequente pode contribuir para a eliminação de células mortas e impurezas que se acumulam na pele. Além disso, acredita-se que reduzam o impacto negativo dos raios UV, da poluição e da perda de colágeno. Dessa forma, a pele mantém um aspecto saudável, macio e tonificado. Anote!
1. Máscara de iogurte e vitamina E
A aplicação tópica de iogurte natural está associada a diversos benefícios para a pele. Coincidindo com um post da Healthline, esse ingrediente adiciona hidratação, ao mesmo tempo que melhora a elasticidade e reduz a presença de rugas finas.
Nesse caso, combinamos com vitamina E, ingrediente com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajuda a eliminar os radicais livres e a combater os fotodanos.
Ingredientes
- 1 cápsula de vitamina E
- 1 colher de sopa de mel (15 gramas)
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (30 gramas)
Instruções
- Despeje o iogurte natural em um recipiente e misture com o conteúdo de uma cápsula de vitamina E.
- Em seguida, adicione a colher de sopa de mel e continue misturando.
- Quando o produto estiver pronto, leve à geladeira por cerca de 10 ou 15 minutos.
- Em seguida, aplique no pescoço limpo e deixe agir por 20 minutos.
- Enxágue com água fria, seque bem e aplique hidratante para finalizar.
Repita o tratamento pelo menos 3 vezes por semana.
2. Máscara de farinha de arroz e água de rosas
O uso da farinha de arroz como tratamento cosmético vem do Japão. Esse ingrediente é recomendado como coadjuvante para suavizar a pele e reduzir os sinais de envelhecimento.
Um de seus compostos ativos, o ácido fítico, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a proteger a pele do pescoço. Além disso, proporciona leve efeito fotoprotetor, esfoliante e calmante.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de farinha de arroz (45 gramas)
- 2 colheres de sopa de água de rosas (20 mililitros)
Instruções
- Misture os ingredientes em uma tigela até obter uma pasta grossa. Se necessário, umedeça com um pouco mais de água.
- No pescoço limpo, espalhe uma fina camada do tratamento.
- Deixe agir entre 20 e 30 minutos.
- Enxágue com água fria, seque e finalize com um hidratante.
Use a máscara 2 ou 3 vezes por semana.
3. Máscara de clara de ovo e mel
Um dos ingredientes preferidos para preparar máscaras contra rugas no pescoço é a clara de ovo. Devido ao seu significativo aporte de proteínas, ácido hialurônico, vitaminas e minerais, supõe-se que ajude a esticar a pele e reduzir o aparecimento precoce de rugas.
Já o mel é valorizado por suas propriedades hidratantes e reparadoras. A sua abundante composição em aminoácidos, minerais e vitaminas B, C e K está associada a efeitos antienvelhecimento e fotoprotetores.
Ingredientes
- 1 clara de ovo
- 2 colheres de sopa de mel (30 gramas)
- 2 colheres de sopa de água de rosas (20 mililitros)
Instruções
- Separe a clara do ovo e misture com o mel e a água de rosas.
- Depois de obter um produto homogêneo, aplique-o na pele do pescoço e decote.
- Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.
- Seque bem a pele e aplique hidratante.
Repita sua aplicação 3 vezes por semana.
4. Máscara de aloe vera e pepino
A combinação de aloe vera e pepino resulta em uma máscara reafirmante e reparadora. Uma publicação da empresa americana WebMD detalha que o aloe vera ajuda a estimular as fibras de colágeno e elastina, o que diminui a presença de linhas finas e rugas.
Ingredientes
- 1/2 pepino
- 1/4 xícara de água (60 mililitros)
- 5 colheres de sopa de gel de aloe vera (100 gramas)
Instruções
- Para começar, extraia o gel de aloe vera e lave bem.
- Corte o pepino em várias rodelas e coloque no liquidificador com a babosa e a água.
- Bata por alguns instantes até obter uma pasta grossa. Depois, leve à geladeira por 15 ou 20 minutos.
- Após esse tempo, espalhe o tratamento por todo o pescoço e decote.
- Deixe agir por 30 minutos e enxágue.
Repita sua aplicação 2 ou 3 vezes por semana.
5. Máscara de abacate e clara de ovo
As máscaras de abacate são hidratantes e podem reduzir as rugas do pescoço. Seu abundante conteúdo de biotina ajuda a recuperar a oleosidade natural para prevenir o ressecamento da pele. Por sua vez, o efeito antioxidante das vitaminas C e E ajuda a combater os radicais livres e os danos causados pelo sol.
Ingredientes
- 1 clara de ovo
- 1 abacate maduro
- 2 colheres de sopa de mel (30 gramas)
Instruções
- Amasse a polpa de um abacate maduro e misture com uma clara de ovo e duas colheres de mel.
- Quando tiver uma pasta homogênea, esfregue no pescoço e decote.
- Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água fria.
Repita o tratamento 3 vezes por semana.
Recomendações para o uso seguro dessas máscaras
Deve-se ter em mente que a segurança e eficácia dessas máscaras se baseiam em dados anedóticos; portanto, seus efeitos podem ser mais ou menos perceptíveis em cada pessoa. Isso depende de mais fatores, como estilo de vida, alimentação, proteção solar, entre outros cuidados.
Por isso, não deixe de complementar seu uso com a aplicação de protetor solar de fator alto (FPS mínimo 30) e hidratantes corporais (de preferência com vitamina C e ácido hialurônico). Da mesma forma, pratique exercícios físicos regularmente, evite o tabaco e adote uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e fontes de gorduras saudáveis.
Observe que, embora essas máscaras sejam geralmente seguras, é melhor fazer um teste de correção antes de aplicá-las totalmente. Ou seja, aplique uma pequena quantidade em uma região da pele e deixe agir por no mínimo 30 minutos. Se não houver reações indesejadas, você pode usá-la sem problemas.
Se você quiser conhecer outras intervenções eficazes para reduzir as rugas do pescoço em pouco tempo, consulte o seu dermatologista. Métodos como lifting facial, fios tensores, preenchimentos com ácido hialurônico e lasers oferecem resultados visíveis em apenas algumas sessões.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aloe Vera gel as a moisturizer: What to know. (s/f). WebMD. Recuperado el 23 de agosto de 2023, de https://www.webmd.com/beauty/can-i-use-aloe-vera-gel-as-a-moisturizer
- Burlando, B., & Cornara, L. (2013). Honey in dermatology and skin care: a review. Journal of cosmetic dermatology, 12(4), 306–313. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24305429/
- Cherney, K. (2019, octubre 21). Yogurt face mask: Purported benefits, DIY recipes, and more. Healthline. https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/yogurt-face-mask
- De Bellefonds, C. (2020, noviembre 18). Rice flour for skin: Benefits, how to use it, drawbacks of using it. Healthline. https://www.healthline.com/health/beauty-skincare/rice-flour-for-skin
- Dermatopathology’s taste of honey. (s/f). American Academy of Dermatology. Recuperado el 23 de agosto de 2023, de https://www.aad.org/dw/dw-insights-and-inquiries/2020-archive/september/dermatopathology-taste-of-honey
- Keen, M. A., & Hassan, I. (2016). Vitamin E in dermatology. Indian dermatology online journal, 7(4), 311–315. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4976416/
- Ker, C.W., Binti, F. E., Raj, V., Surukumaran, D., Bin, I. (2020). Effectiveness of Homemade and Commercialised Egg White Mask Amongst Medical Students of Melaka Manipal Medical College – A Parallel Randomized Controlled Study. American Journal of Food Science and Health. Vol.6, No.2. http://www.aiscience.org/journal/paperInfo/ajfsh?paperId=4796
- Liao, Z. F., Yang, W., Lin, F. C., Wang, S. W., Hong, W. J., & Luo, S. K. (2023). A Case Study: Comprehensive Approach for Treating Horizontal Neck Wrinkles Using Hyaluronic Acid Injections and Thread-Lifting. Aesthetic plastic surgery, 47(2), 765–771. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10070208/
- Lindberg, S. (2020, 13 mayo). Can avocados improve the health of your skin? Healthline. https://www.healthline.com/health/avocado-benefits-for-skin#benefits
- McLoone, P., Oluwadun, A., Warnock, M., & Fyfe, L. (2016). Honey: A Therapeutic Agent for Disorders of the Skin. Central Asian journal of global health, 5(1), 241. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5661189/
- Vitamin E and skin health. (2016, noviembre 7). Linus Pauling Institute. https://lpi.oregonstate.edu/mic/health-disease/skin-health/vitamin-E
- Yeom, G., Yun, D. M., Kang, Y. W., Kwon, J. S., Kang, I. O., & Kim, S. Y. (2011). Clinical efficacy of facial masks containing yoghurt and Opuntia humifusa Raf. (F-YOP). Journal of cosmetic science, 62(5), 505–514. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22152494/