Técnica blanching, a novidade para atenuar as rugas finas
Com o passar dos anos, a pele diminui a sua capacidade de regeneração e firmeza. Além disso, apresenta maior tendência à secura. As rugas são outras consequências físicas do envelhecimento. Mas existe uma técnica chamada blanching, baseada em preenchedores, que resgata a alegria da pele.
O nome do método é uma referência direta ao efeito clareador causado pelas infiltrações. Por apresentar resultados rápidos e ser ambulatorial, posiciona-se entre os tratamentos estéticos mais requisitados do mercado.
Quem pode usar este método? Ele realmente funciona? As injeções trazem algum risco? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas.
O que é “blanching”?
O blanching consiste na aplicação de uma mistura de ácido hialurônico (AH) reticulado dinamicamente nas rugas menos pronunciadas. Assim, a suavidade é devolvida sem alterar o tom expressivo do rosto.
O preenchedor dérmico é infiltrado nas camadas superficiais da pele, com inclinação de 10 ou 15 graus da agulha. O objetivo é que os depósitos de AH permaneçam nas fissuras, evitando a formação de nódulos ou hematomas na derme.
A Associação de Medicina Estética de Madrid observa que o blanching, além de restaurar o frescor, proporciona hidratação à pele e suaviza linhas de expressão incipientes ou superficiais. Em particular, a técnica é recomendada para suavizar rugas nas seguintes áreas:
- Decote.
- Bochechas.
- Glabela.
- Rugas nos olhos.
- Contorno dos olhos.
- Pregas nasolabiais.
O “blanching” de HA também ajuda a diminuir as cicatrizes de acne.
Por que usar ácido hialurônico para rugas?
O HA funciona como um regenerador, com potencial para atrair e conter água para hidratar a pele, aumentar sua espessura e restaurar a elasticidade. Graças à capacidade desta substância, é possível encontrá-la encabeçando os ingredientes de vários cosméticos.
A publicação Acta Bioclinica especifica o HA como um material altamente biocompatível e biodegradável. É útil para tratar os sinais de envelhecimento da pele e restaurar o turgor.
Por sua vez, um artigo da Plastic Surgery destaca a versatilidade desse ácido, devido às suas características físicas, ao número de reticulações e às concentrações que abrange na busca do rejuvenescimento facial volumétrico.
Além disso, no caso do blanching, o AH contribui preenchendo as rugas estáticas ou passivas, manifestadas em pontos particulares e que tendem a ser mais pronunciadas quando não recebem atenção desde o início.
Passos para a aplicação do “blanching”
A injeção dérmica é realizada pelo método multiponto, portanto, não causa dor nem deixa marcas. Algumas esteticistas realizam blanching, mas o ideal é que você consulte um cirurgião plástico ou dermatologista.
Especialistas conhecem a anatomia da face, podem fornecer uma análise exaustiva do caso e determinar as áreas a serem tocadas para que o paciente fique satisfeito com os resultados. Uma vez aprovadas as consultas e especificadas as concentrações de ácido hialurônico, segue-se a infiltração em 3 etapas:
- Anestesiar: embora não seja um procedimento doloroso, primeiro é necessário anestesiar com anestesia tópica, para diminuir o desconforto.
- Injetar: a segunda é infiltrar quantidades reguladas de AH nas rachaduras, cuidando para que a microagulha toque a derme superficialmente. Assim que penetra, a evidência momentânea de branqueamento permanece.
- Massagem: no final do preenchimento e sem muita pressão, você deve esfregar a área injetada, executando movimentos circulares suaves.
Precauções para realizar o branqueamento
Se a pessoa tiver alguma condição médica, gravidez ou estiver amamentando, é importante comunicar isso antes do procedimento. De acordo com o diagnóstico, a infiltração é aprovada ou não e a mistura a ser utilizada é decidida.
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos enfatiza que os tratamentos para redução das rugas faciais, principalmente aqueles que envolvem algum tipo de agulhamento, requerem a perícia de um dermatologista ou cirurgião plástico e a aplicação de materiais aprovados por instituições governamentais.
Que vantagens a técnica oferece em relação a outros procedimentos?
Entre as principais vantagens do branqueamento, destaca-se a rapidez ; Em uma sessão que dura cerca de meia hora, o profissional trabalha todas as rugas superficiais. O procedimento não causa hematomas ou inchaço.
Os pacientes retomam suas atividades instantaneamente com uma imagem natural.
Outro benefício é que o FDA endossa essa classe de preenchedores dérmicos, pois são materiais reabsorvíveis ou temporários. Por esse mesmo motivo, o branqueamento é uma alternativa ao Botox, pois há pacientes que preferem substâncias que o corpo absorva com segurança.
Quanto tempo duram os efeitos do branqueamento?
A evidência do blanching das rugas é praticamente imediata. Ao contrário do que acontece com a toxina botulínica, que pode levar até 15 dias para mostrar os efeitos.
Quanto à duração, o blanching estende-se de 4 a 10 meses, dependendo da preparação injetada e da forma como cada pessoa a assimila. Você se atreve a experimentá-lo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Do Priego Bancas R. Rejuvenecimiento facial volumétrico con ácido hialurónico. Cirugía Plástica. Vol. 20. Núm. 3. pp. 133-139. México; 2010. https://www.mendeley.com/catalogue/31142090-7cb0-3d1b-9f91-05e7ae05d4d6/?utm_source=desktop&utm_medium=1.19.4&utm_campaign=open_catalog&userDocumentId=%7B8e5b5080-8337-41c0-bab1-6119ff095fc8%7D
- García V, Miller B. Beneficios y mecanismos de acción del ácido hialurónico sobre la piel envejecida. Acta Bioclínica. Vol. 8. Núm 16. pp. 136-152. Venezuela; 2018. https://www.mendeley.com/catalogue/476a56d7-5e84-3f46-99ab-cddb733eaa77/?utm_source=desktop&utm_medium=1.19.4&utm_campaign=open_catalog&userDocumentId=%7B291d8ad0-4938-4fd1-84a0-5c3881beeb69%7D
- ¿Qué es el blanching? Asociación de Medicina Estética de Madrid. España_; 2022. https://www.asociacionesteticamadrid.org/noticias/que-es-el-blanching/
- Qué hacer y qué no hacer con los rellenos dérmicos para las arrugas, labios y otras partes. Administración de Alimentos y Medicamentos. Estados Unidos; 2022. https://www.fda.gov/consumers/articulos-para-el-consumidor-en-espanol/que-hacer-y-que-no-hacer-con-los-rellenos-dermicos-para-las-arrugas-los-labios-y-otras-partes
- Rellenos dérmicos (rellenos de tejidos blandos). Administración de Alimentos y Medicamentos. Estados Unidos; 2021. https://www.fda.gov/medical-devices/aesthetic-cosmetic-devices/rellenos-dermicos-rellenos-de-tejidos-blandos