Macrogol para pessoas com prisão de ventre crônica

16 Novembro, 2020
O tratamento da constipação com macrogol é apenas um auxílio às medidas higiênicas e alimentares indicadas para esta condição. Ele deve ser combinado com mudanças de hábitos, dieta e exercícios.

Macrogol é um medicamento laxante que exerce seu efeito graças à sua ação osmótica no intestino. Seu mecanismo de ação aumenta o volume fecal e estimula a motilidade do cólon.

Devido a esse efeito osmótico, o transporte das fezes é melhorado, facilitando a evacuação. A administração de macrogol deve durar o menor tempo possível para evitar efeitos colaterais.

O tratamento da prisão de ventre com macrogol é apenas um auxílio, uma vez que uma série de medidas higiênicas e dietéticas também devem ser tomadas. Essas medidas incluem o aumento da ingestão de fluidos e o consumo de fibras dietéticas.

Além disso, é necessário buscar se exercitar regularmente e trabalhar na reabilitação do hábito de evacuação. Sem essas mudanças, a medicação é apenas um alívio momentâneo que não resolve o problema subjacente.

Qual dose deve ser administrada?

O macrogol pode ser tomado a qualquer hora do dia, com ou sem comida e bebida. A dose deste medicamento é estabelecida de acordo com a gravidade da prisão de ventre.

No entanto, uma vez que você começa a tomá-lo, pode baixar a dose depois de dois dias. Se a prisão de ventre for crônica, a quantidade usual para adultos é de um envelope, de uma a três vezes por dia. Na maioria dos casos, 1 ou 2 envelopes por dia são suficientes.

Com base na resposta e situação de cada pessoa, três envelopes por dia podem ser alcançados. A duração média do tratamento é de 2 semanas. Se os sintomas de prisão de ventre persistirem após este tempo, você deve procurar o seu médico.

Quando o macrogol é usado para o tratamento da impactação fecal, a dose é maior, de 8 envelopes por dia durante um período de seis horas, por um máximo de 3 dias. A solução, uma vez preparada, pode ser usada por seis horas se mantida na geladeira.

Mulher com prisão de ventre
A prisão de ventre pode ser aguda ou crônica. No segundo caso, são pessoas que costumam ter muita dificuldade ao evacuar.

Leia também: 5 soluções naturais para aliviar a constipação

Como tomar o macrogol?

Para tomar macrogol, você deve dissolver o conteúdo de um envelope em meio copo de água e tomá-lo o mais rápido possível. Se você está tratando a impactação fecal, é mais fácil dissolver os 8 envelopes em um litro de água.

Se necessário, você pode aumentar a dose para duas por dia. No entanto, você deve esperar alguns dias para ver se o resultado é positivo antes de aumentar a dose. O efeito do macrogol começa a aparecer 24/48 horas após a administração.

Quais são os efeitos colaterais do macrogol?

Este medicamento pode causar efeitos colaterais classificados de acordo com a frequência de ocorrência:

  • Efeitos colaterais muito raros: reações anafiláticas, como falta de ar ou inchaço da garganta e do rosto, são incomuns. A hipersensibilidade na forma de reações alérgicas na pele é outra possibilidade rara.
  • Muito frequentes: esses tipos de efeitos colaterais ocorrem quando as doses são altas, e podem causar diarreia. No entanto, ela geralmente desaparece um dia ou dois depois que você parar de tomar macrogol.

Contraindicações e interações medicamentosas do macrogol

Tratar a prisão de ventre
O efeito colateral mais comum do macrogol é a diarreia, com fezes líquidas em grande quantidade e dor abdominal.

As contraindicações deste medicamento incluem:

  • Crianças menores de 12 anos.
  • Existência de perfuração da parede intestinal.
  • Obstrução intestinal pequena.
  • Doença inflamatória intestinal.

Além disso, o macrogol é contraindicado se você tem hipersensibilidade a ele ou sofre de colite ulcerativa, doença de Crohn ou megacólon tóxico. Quanto à interação do macrogol com outros medicamentos, você deve saber que não deve tomar nenhum outro medicamento entre uma hora antes e uma hora depois de ingerir os envelopes.

Se você está grávida, ou acha que pode estar grávida, é recomendável que você consulte o seu médico antes de começar a tomar macrogol. Você também deve verificar o uso se estiver amamentando.

Você também pode estar interessado: Laxantes caseiros eficazes para a constipação

A prisão de ventre é tratada com mais do que medicação

O uso de laxantes e o ajuste da sua dose é feito de acordo, entre outras coisas, com a gravidade da prisão de ventre. Drogas osmóticas como macrogol são recomendadas pela sua tolerância e segurança. No entanto, sem mudanças nos hábitos, na dieta e na prática de exercícios, o problema não será resolvido.

  • Candy, D., & Belsey, J. (2009). Macrogol (polyethylene glycol) laxatives in children with functional constipation and faecal impaction: A systematic review. Archives of Disease in Childhood. https://doi.org/10.1136/adc.2007.128769

  • Zangaglia, R., Martignoni, E., Glorioso, M., Ossola, M., Riboldazzi, G., Calandrella, D., … Pacchetti, C. (2007). Macrogol for the treatment of constipation in Parkinson’s disease. A randomized placebo-controlled study. Movement Disorders. https://doi.org/10.1002/mds.21243

  • de Graaf, L. (2019). Macrogol. Nursing. https://doi.org/10.1007/s41193-019-0012-5