Lombo de porco com queijo azul, fácil e delicioso!

24 de março de 2019
A combinação de carne de porco com queijo azul tem um toque de sabor único e delicioso que deliciará seus convidados.

Se você for amante dos sabores intensos, dos derivados lácteos e te apetece preparar um delicioso prato a partir de carne de porco, a seguinte receita de lombo de porco com queijo azul vai te fascinar. Selecionamos este queijo visto que, ao ser fundido, não só tem um sabor e um aroma deliciosos, mas também uma textura cremosa que fica muito com este tipo de carne, que tende a secar um pouco ao cozinhar.

Em relação ao cozimento deste lombo de porco com queijo azul, vale destacar que prescindiremos por completo da panela e, em seu lugar, usaremos o forno. Desta maneira, conseguiremos um delicioso prato em um tempo menor do que sessenta minutos, o suficiente suculento graças aos ingredientes com os quais procederemos em prepará-lo.

Então, a seguir te apresentamos os passos que deve dar.

Lombo de porco com queijo azul

Queijo azul para rechear lombo de porco

Ingredientes (para 3 ou 4 convidados)

  • ¼ de xícara de cebola frita (50 g)
  • ¼ de copo de vinho branco (50 ml)
  • 5 filés de lombo de porco (750 g)
  • ½ xícara de creme de leite (125 ml)
  • 1 colherzinha de pimentão picante (5 g)
  • Condimentos: sal grosso, ervas provinciais
  • Azeite de oliva (a quantidade necessária)

Leia: Marinar a carne: 3 maneiras diferentes de fazê-lo

Preparo

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  2. Logo, limpe os filés de lombo de porco e os coloque em um recipiente refratário. Uma vez ali, os banhe com bastante azeite de oliva e sal grosso. Reserve durante uns 10 a 15 minutos e passado esse tempo, unte com pimenta picante.
  3. Posteriormente, leve os filés ao forno durante 20 minutos a uma temperatura de 220 ºC.
  4. Depois de transcorridos os primeiros 15 minutos de cozimento, abra o forno e adicione o vinho branco sobre os filés. Volte a colocá-los no forno.
  5. Por outro lado, corte o queijo azul em rodelas mais ou menos finas.
  6. Por outro lado, coloque o creme de leite em uma panela em fogo médio. Antes que comece a ferver, adicione os pedaços de queijo azul. Mexa constantemente para que ambos os ingredientes se misturem progressivamente e comecem a formar um creme.
  7. Assim que o creme tiver ficado espesso o suficiente, adicione as ervas provençais e continue mexendo em fogo baixo durante mais uns 2 ou 3 minutos mais. Caso não tenha ficado espesso o suficiente, pode-se adicionar um pouco de manteiga ou creme de leite.
  8. Assim que os filés de lombo de porco estiverem prontos, desligamos o forno, tiramos o recipiente e os banhamos com o creme de queijo azul. Ao servir, pode-se decorar com outra pitada de ervas provençais e um pouco de salsa fresca.

As guarnições ideais para seu lombo de porco não devem competir em sabor com o queijo azul, por isso recomenda-se optar por preparos que tenham um sabor suave e, preferencialmente, sem alho (no caso das guarnições salgadas). Tendo isso em vista, te sugerimos duas receitas.

Compota de maçã para o seu lombo de porco com queijo azul

Pur^ê de mação para acompanhar o lombo de porco

Ingredientes (para 3-4 convidados)

  • 1 ramo de canela
  • 8 maçãs vermelhas
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • ½ xícara de açúcar ou mel (100 g)
  • Opcional: o suco de 1 limão

Não perca! Os benefícios de comer uma maçã por dia

Preparo

  1. Em primeiro lugar, lave e descasque as maçãs. Jogue as sementes fora e corte o resto em Julienne.
  2. Logo em uma panela, coloque a água e as maçãs em fogo alto.
  3. Posteriormente, ao começar a ferver, diminua o fogo pela metade e adicione o ramo de canela, o suco de limão e o açúcar. Mexa tudo constantemente para misturar os ingredientes bem.
  4. Por outro lado, deixe que tudo cozinhe durante uns 40 a 45 minutos, aproximadamente.
  5. Assim que esse tempo tenha passado, desligue o fogo, retire o ramo de canela da panela e coloque em um prato.
  6. Logo depois, misture tudo com a ajuda de uma batedeira de mão. A ideia é homogeneizar todos os ingredientes da panela e conseguir uma compota mais ou menos espessa.
  7. Finalmente, coloque a compota em um recipiente e introduza de novo o ramo de canela. Pode-se servir tanto quente quanto frio.

Uma guarnição que também pode acompanhar perfeitamente nosso lombo de porco com queijo azul são as batatas fritas cortadas ao estilo fósforo; ou seja, em tiras muito finas e pequenas. Oferecerão ao prato o toque crocante e, podem se servir tanto com um pedaço de sal quanto com um toque de pimentão picante.

Em suma, anime-se a incluí-las em seu prato e obterá um prato original e delicioso!