Como limpar o seu celular para prevenir o contágio pelo coronavírus

24 de maio de 2020
O telefone celular é um dos objetos que temos que desinfetar da forma adequada para prevenir o contágio pelo COVID-19. Quais são as recomendações? Alguns fabricantes de dispositivos eletrônicos explicaram o que devemos fazer.

A propagação do COVID-19 deixou o mundo inteiro em alerta e obrigou os países a tomarem medidas preventivas, muitas vezes drásticas. Desde diretrizes rígidas como não sair de casa, até outras mais básicas como lavar a mão e desinfetar a casa, todas são ações importantes que todos podemos colocar em prática. Agora, como podemos limpar o telefone celular?

Essa pergunta surge por um motivo muito especial: a maioria de nós costuma ter contato com o celular o dia inteiro. Além disso, nós o colocamos no rosto para atender chamadas, perto da boca para enviar áudios, e o emprestamos para outras pessoas em vários momentos.

Ainda que até o momento não tenhamos tido casos de contágio a partir do contato com esse tipo de eletrônico, os cientistas acreditam que, assim como acontece com outros vírus semelhantes, é possível que o COVID-19 possa permanecer nas telas dos telefones celulares. Por isso, é importante desinfetá-las.

Recomendações para limpar e desinfetar o telefone celular

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), é importante entender a diferença entre limpar e desinfetar. No processo de limpeza, conseguiremos nos livrar da sujeira e de alguns germes, porém sem chegar a matar estes últimos. Por outro lado, desinfetar implica usar produtos químicos que ajudam a matar os germes presentes nas superfícies.

Considerando isso, além de remover a sujeira visível do celular, devemos tentar desinfetá-los para reduzir o risco de propagação do coronavírus. Lembremos que o telefone é um dos elementos que mais usamos ao longo do dia, e também um dos que mais ignoramos no que diz respeito à limpeza. O que podemos fazer quanto a isso?

Evite o uso de produtos químicos agressivos

Pessoa vendo notícias no celular
O telefone celular é um dos elementos que mais usamos ao longo do dia. Por isso, como medida preventiva diante da crise do COVID-19, é importante limpá-lo.

Leia também: É possível pegar coronavírus duas vezes?

Em primeiro lugar, temos que ter que mente que o telefone celular tem algumas características especiais que requerem cuidado. Em sua maioria, esses eletrônicos contam com uma película que repele a oleosidade, cuja função é justamente ajudar a manter a tela limpa e evitar marcas como as digitais dos dedos.

Essa película requer um tratamento especial, pois sua função é protetora e pode ser afetada se aplicarmos produtos químicos na tela. Sabendo disso, evite o uso de soluções com agentes de limpeza convencionais.

Use panos macios

O pano usado para limpar o celular deve ser de tecidos macios e não deve soltar pelos. Um exemplo é o tipo de pano que as óticas costumam dar quando compramos óculos novos. O uso de esponjas, toalhas ou panos muito abrasivos também pode causar danos e imperfeições no dispositivo.

Companhias como a Apple e o Google recomendam desligar o celular antes de iniciar qualquer processo de limpeza. Além disso, para deixá-lo completamente limpo, aconselham umedecer o pano com um pouco de água e sabão. Também devemos evitar que a umidade entre nas aberturas do telefone.

Use lenços desinfetantes para limpar o celular

Pessoa limpando o telefone
Os lenços desinfetantes são uma boa opção para desinfetar as telas dos dispositivos móveis.

Você também pode se interessar: Por que casos como o do coronavírus precisam de quarentena?

Devido à atual problemática causada pelo surto do coronavírus COVID-19, a Apple atualizou o seu site com informações relevantes sobre como desinfetar o telefone celular. A esse respeito, eles afirmam que é seguro limpar o iPhone e seus demais produtos com lenços desinfetantes.

Posso usar desinfetante no iPhone?
Você pode limpar cuidadosamente as superfícies externas do iPhone com um pano umedecido com álcool isopropílico 70% ou um pano de limpeza da marca Clorox. Não use alvejante. Evite molhar as aberturas e não mergulhe o iPhone em produtos de limpeza.

Solução à base de água e álcool

Em uma publicação para a revista Health, o microbiólogo Charles Gerba dá suas próprias recomendações para limpar o telefone celular durante a situação em que vivemos. Segundo o especialista, podemos usar um pano de microfibra ligeiramente umedecido com uma solução de 60% de água e 40% de álcool.

No entanto, é preciso ter cuidado com essa preparação, já que a mistura não deve ser aplicada de maneira direta sobre o telefone, porque pode danificá-lo. O ideal é usar uma ponta do pano para limpar e a outra para retirar o excesso de líquidos.

Lave as mãos frequentemente

Por último, mas não menos importante, devemos enfatizar novamente que é preciso lavar as mãos várias vezes ao dia. Entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que uma lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com um desinfetante à base de álcool ajuda a desativar o vírus no caso dele estar presente nas nossas mãos.

Isso, é claro, é uma ação complementar à limpeza do telefone celular, cujo contato com as mãos é bastante frequente. De fato, é algo que devemos fazer mesmo quando não há uma preocupação mundial de higiene como a que está acontecendo no momento.

  • Rubio, I. (11 de marzo de 2020). Por qué hay que limpiar el móvil con frecuencia para frenar el coronavirus (y cómo hacerlo). El País. Recuperado de https://elpais.com/tecnologia/2020-03-11/por-que-hay-que-limpiar-el-movil-con-frecuencia-para-frenar-el-coronavirus-y-como-hacerlo.html
  • Juste, M. (12 de marzo de 2020). Coronavirus: ¿Hay que lavar el móvil para frenar el riesgo de contagio?. Expansión. Recuperado de https://www.expansion.com/economia-digital/2020/03/12/5e6a3b89468aeb8a4e8b45c9.html
  • BBC News Mundo. (12 de marzo de 2020). Coronavirus: cómo limpiar tu celular para prevenir el contagio del covid-19. BBC. Recuperado de https://www.bbc.com/mundo/noticias-51853456
  • Centro para el Control y la Prevención de Enfermedades de Estados Unidos. (2020). Enfermedad por coronavirus 2019 (COVID-19). Limpiar y desinfectar. Recuperado de: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/cleaning-disinfection.html