Limpador de língua: você sabe o que é e como usá-lo?

O limpador de língua ajuda a prevenir o mau hálito, as infecções, e a ter uma boca mais saudável. Saiba mais sobre ele neste artigo.

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

Desde a infância, os adultos procuram nos transmitir a importância de manter uma higiene oral adequada. Nosso sorriso e nosso hálito dizem muito sobre nós. No entanto, no que diz respeito à saúde bucal, o limpador de língua costuma ser esquecido por muitos.

Como bem sabemos, para ter a boca e os dentes realmente limpos, não basta escová-los duas vezes ao dia. Na verdade, o dentista insiste muito em criar em nós esse hábito da maneira correta: é importante escovar os dentes corretamente após cada refeição.

Além disso, recomendam também que utilizemos, pelo menos uma vez ao dia, enxaguante bucal e fio dental. Todas essas medidas visam a mesma coisa: eliminar todos os restos de alimentos e bactérias dos dentes e das mucosas orais.

Quando não conseguimos fazer esta limpeza corretamente, esses resíduos se acumulam. Isso geralmente acontece em nossa língua. Portanto, neste artigo explicaremos o que é um limpador de língua e por que é tão importante incluí-lo em sua rotina de higiene.

O que é um limpador de língua?

O limpador de língua é uma pequena ferramenta também chamada de raspador de língua. Embora existam diferentes tipos, geralmente ele tem uma forma de U. É usado para remover todos os restos de alimentos e bactérias que podem permanecer na superfície da língua após a escovação dos dentes. 

Isso é muito importante porque, embora muitas pessoas não saibam, a bactéria responsável pelo problema da halitose também pode residir na nossa língua. Halitose, ou mau hálito, é o conjunto de odores desagradáveis ​​que ocorrem na boca.

A maioria dos casos de halitose surge justamente por não conseguirmos fazer uma limpeza correta da boca. Quando isso acontece, restos de comida, bactérias e saliva se acumulam. Forma-se uma película fina e transparente chamada placa.

A ação dessas bactérias é a responsável pelo odor desagradável que é criado. Portanto, é muito importante prestar atenção a todos os cantos da boca, incluindo a língua. Assim, podemos limpar completamente todas as áreas.

Qual é a eficiência do limpador de língua?

Mesmo que você pratique a higiene adequada e escove a língua com a escova comum, isso pode não ser suficiente. De acordo com os dentistas, um limpador de língua é quase 30% mais eficaz na remoção de todas as bactérias da língua.

Além disso, permite atingir áreas mais distantes da língua do que a escova, e de forma menos agressiva. Da mesma forma, é um utensílio muito barato e fácil de obter em qualquer farmácia e até mesmo em alguns supermercados.

Manter uma rotina de higiene bucal completa pode ajudar não apenas a prevenir o mau hálito, mas também a evitar muitas doenças e infecções, como a doença periodontal.

Você pode gostar de ler: Como cuidar dos dentes no verão

Como você deve usar o limpador de língua?

Para usar um limpador de língua, o ideal é incluí-lo em sua rotina normal de higiene após escovar os dentes. Você pode fazer isso a qualquer hora do dia, mas é um pouco mais importante que o use pela manhã, já que durante a noite muitos germes se acumulam em nossa boca.

Cuidar da higiene da língua

O ideal é fazê-lo diante de um espelho, pois assim você conseguirá ver a sua língua e tentará alcançar todas as partes. Tente cobrir toda a superfície da língua com o limpador, começando pela parte mais profunda.

É essencial que você faça o movimento para fora, para tentar arrastar todas as bactérias até a ponta da língua. Repita o movimento três ou quatro vezes. Não se esqueça de enxaguar e armazenar o limpador de maneira adequada.

Você pode se interessar: Produtos naturais para branquear os dentes

Conclusão

Um limpador de língua é uma ferramenta barata e pequena que nos ajuda a remover todos os resíduos e bactérias da língua para evitar o mau hálito e possíveis infecções ou doenças.

Idealmente, você deve visitar um dentista com frequência para fazer check-ups e limpezas orais profundas. Adotar todas essas dicas em sua rotina regular irá ajudá-lo a ter uma boca mais saudável.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quais são as bactérias da boca?

A maioria das bactérias da boca é combatida por enzimas da saliva, mas também há muitas que sobrevivem e podem causar problemas de saúde.