Limonada de gengibre, pepino e menta: benefícios

· 23 de agosto de 2014
O gengibre é anti-inflamatório e ativa o funcionamento dos intestinos e do estômago. Além disso, favorece a eliminação de gorduras, desinflama e evita a formação de gases.

Conseguir uma barriga lisa é um desejo de muitas mulheres. Dessa maneira, com esta simples limonada à base de gengibre, limão, menta (ou hortelã) e pepino, é possível reduzir os efeitos que causam inchaço abdominal facilmente. Explicaremos a seguir!

Limão, menta, gengibre e pepino para uma barriga plana

Em certos momentos, é possível notar como o abdômen está avolumado, como perdemos o tônus muscular e aparece uma certa flacidez.

Não importa também se está magro, o inchaço e os pneus estão ali e não sabemos o que fazer para que a barriga pareça mais lisa e desinchada.

Temos que levar em conta que este tipo de gordura acumulada nesta área é normal nas mulheres. Esses são depósitos adiposos às vezes muito resistentes inclusive até com o exercício.

Certamente o seguinte fato já aconteceu com você: ver a barriga lisa pela manhã e observá-la aumentar de tamanho ao longo do dia, tornando-se inclusive mais distendida depois das refeições.

Por que isso acontece? Na maior parte das vezes se deve não somente ao sedentarismo, mas a alimentação é básica nesse aspecto. Existem alimentos que favorecem o inchaço, bebidas como os refrigerantes e, inclusive, o alface ou os legumes podem favorecê-lo.

A limonada que apresentaremos a seguir pode ajudar no dia a dia não somente a desinchar o abdômen, como também a perder peso nesta região da barriga, quase sempre tão crítica. Explicaremos a razão:

1. O limão

Limão

Esta fruta ácida possui ácido ascórbico que favorece as corretas digestões, faz com que os alimentos se desfaçam mais facilmente e melhora a absorção dos nutrientes.

Além disso, seu conteúdo de pepsina ajuda no melhor aproveitamento das proteínas e na queima das gorduras, ou seja, graças ao ácido do limão nossa digestão é mais adequada, oferece uma sensação de saciedade, evitamos os gases e queimamos gorduras. Um estimulante metabólico ideal para qualquer dieta.

2. Gengibre

Gengibre

É possível perder peso com o gengibre? Sim, é possível. O gengibre é um grande anti-inflamatório e dispõe de um ingrediente maravilhoso chamado gingerol.

Este composto ativa o funcionamento dos intestinos e do estômago, ajudando na digestão, evitando gases, desinflamando e favorecendo a eliminação de gorduras.

Se combinarmos o gengibre com outros elementos como os que aqui apresentamos, obtém-se um remédio mais do que ideal para se ter uma barriga lisinha.

3. Menta

Menta

Poucas ervas naturais são tão benéficas para a digestão do que a menta (ou o hortelã, que pertence ao mesmo gênero Mentha).

Essa elimina gases, previne a acidez do estômago, ajuda a absorver nutrientes, é anti-inflamatória, relaxa, alivia náuseas. É simplesmente magnífica, seja como infusão ou como complemento para as refeições ou sobremesas.

Leia também: Descubra as propriedades e usos da hortelã

4. Pepino

Pepino

Suave, leve, digestivo e um grande anti-inflamatório. É comum, por exemplo, usar o pepino para reduzir as olheiras e para nutrir a pele.

A saber, o pepino é um grande diurético, facilita a eliminação de líquidos e é bom para tratar infecções como a cistite e a nefrite; doenças que também tendem a inchar nosso abdômen.

Além disso, é um produto altamente alcalino, portanto, ótimo para o organismo. Não tenha dúvidas, o pepino é um excelente aliado.

Como preparar a limonada de gengibre, pepino e menta?

Limonada

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • 1 limão
  • 1 pepino mediano
  • 2 colheres de gengibre ralado
  • 10 folhas de menta

Modo de Preparo

  • É muito simples. Primeiramente, faça a infusão de menta.
  • Em seguida, coloque as dez folhas de menta para ferver com uma xícara de água.
  • Deixe ferver e repousar por 5 minutos. Assim que estiver pronta, guarde-a.
  • Agora, faça o suco de limão.
  • Dessa maneira, esprema e depois obtenha três pedaços da casca do limão, que mais tarde poderão também estar na limonada.
  • Muito bem, em terceiro lugar, descasque o pepino e bata-o no liquidificador.
  • Assim que obtiver o suco, coloque-o junto com o suco de limão e a infusão de menta.
  • O que fazer agora? Pegue um litro e meio de água natural e verta nele a infusão de menta, o suco de limão e o suco de pepino.
  • Misture tudo e jogue também duas colheres de gengibre raspado, os três pedaços de casca de limão e, se desejar, mais uma folhinha de menta.
  • Por fim, deixe esta limonada em repouso por duas horas na geladeira.
  • Há quem prefira deixá-la toda a noite, ou seja, de um dia para o outro, mas os princípios ativos do limão serão mais efetivos no mesmo dia.

Leia mais: As 7 melhores bebidas para queimar gorduras

Como devo tomar minha limonada de gengibre, menta e pepino?

Esta limonada é de dois litros, por isso serve perfeitamente como um excelente tônico para ser tomado ao longo do dia.

Os momentos chaves serão depois de cada refeição: depois do café da manhã, depois do almoço e depois do jantar. Mas o ideal é tomá-lo ao longo do dia.

Frisamos também que esta limonada é refrescante e deliciosa, e se for acompanhada por uma dieta adequada com pouca gordura e com exercícios físicos, pouco a pouco conseguirá aquela barriga lisa.

Vá em frente e prove esta limonada!

  • PALHARIN, L., FIGUEIREDO NETO, E., CAMARGO LOPES, M. P., & BOSQUÊ, G. G. (2008). Estudo sobre gengibre na medicina popular. Revista Cientifica.
  • Vieira, N. A., Tomiotto, F. N., Melo, G. P., Manchope, M. F., de Lima, N. R., de Oliveira, G. G., & Watanabe, M. A. E. (2014). Efeito anti-inflamatório do gengibre e possível via de sinalização. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde35(1), 149-162.
  • Trucom, C. (2014). O poder de cura do limão. Alaúde Editorial.