Leite frito, aprenda com esta receita fácil

20 de janeiro de 2019
O leite frito é uma sobremesa que se destaca por sua inovação, mas é uma receita extremamente simples com um resultado delicioso.

A princípio esta receita poderia parecer uma invenção estranha, porém, conhecerá e saberá que é uma sobremesa muito deliciosa. É que, este doce originário do norte da Espanha é muito típico do país ibérico. Quando descobrir do que se trata, como se parece, não restará outra alternativa que tentar fazê-lo em casa.

Recomendações iniciais

Para conseguir este prato delicioso e doce, só precisará de alguns ingredientes. É uma receita maravilhosa e muito simples de fazer. Sem instruções complicadas!

Neste sentido, poder fazê-la em casa não será um problema e só precisará de 4 a 5 ingredientes para prepara-la. Porém, deve ter em conta que esta sobremesa leva a algumas limitações. Assim, não se recomenda seu consumo para pessoas que tenha os seguintes problemas:

Assim, se você não sofre de nenhum destes problemas, não existe nenhuma proibição ou precaução a qual deva se submeter. Cabe destacar que um dos aspectos mais transcendentais de poder preparar novas e originais receitas é que te permitem viajar pelo mundo através da cultura culinária.

Um pouco de cada região, país, folclore, idiossincrasia… tudo com uma boa combinação entre o sabor de cada receita e a saúde. Ainda que esta sobremesa seja rica em calorias, também o é em vitaminas e minerais e em porções moderadas não causa nenhum dano.

Assim que, se anime, pegue o avental pendurado na cozinha e prepare esta receita de leite frito. Uma das melhores e mais saboreadas receitas que a gastronomia ibérica tem para mostrar!

Descubra como preparar a receita de leite frito

Leite fresco para a receita de leite frito

É um doce, porém se frita?

Certamente, esta é uma dúvida que sempre fica quando se relaciona o nome da sobremesa à receita. Para esclarecer esta pequena confusão, é preciso mencionar a forma como a sobremesa é preparada.

  • Assim sendo, a receita de leite frito tem como característica formar pequenos moldes. Estes, afinal, são esfriados e deixados repousar para que se adocem.
  • Por isso a culminação da receita termina e precisa passar pelo óleo quente para fritar.

Se você ainda tem dúvidas, logo descobrirá que não é preciso complicar.

Você sabia? Como cozinhar vegetais apetitosos

Passos para executar a receita de leite frito

Leite frito com creme

Ingredientes

  • 3 xícaras de leite líquido integral (750 ml)
  • 3 colheres de sopa de maisena (45 g)
  • 4 colheres de sopa de açúcar (60 g)
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela

Descubra: Como o açúcar afeta o seu organismo? Tudo o que você precisa saber

Preparo

  1. Primeiramente, comece a receita preparando o leite e dando-o um sabor doce.
  2. Para isso você vai precisar adicionar em uma panela média em fogo muito baixo o leite junto com o açúcar, o pau de canela e as cascas de limão.
  3. A ideia é que mexa lentamente o leite com os ingredientes misturados e, quando estiver perto de ferver, desligue rápido.
  4. Em seguida deixe a panela repousar, coberta por uma tampa, por 15 minutos. Desta maneira o sabor do leite será mais doce e concentrado.
  5. Continuando, coe o leite fervendo e, depois, passe para outra panela limpa.
  6. Cumprindo o passo anterior, misture o leite coado com uma xícara de leite frio e maisena para depois colocá-lo no fogo.
  7. Você terá que mexer a mistura pouco a pouco, mas sem parar em nenhum momento.
  8. Não tente agilizar o processo subindo a intensidade da chama. Isso fará com que o leite fique espesso muito rápido e que cole no fundo da panela.
  9. Mexa constantemente por 20 minutos para depois desligar o fogo e deixar esfriar antes de adicionar o conteúdo.
  10. Guarde na geladeira durante pelo menos 4 horas, ainda que o preferível é que seja a noite toda.
  11. Finalmente, retire da geladeira, corte em pequenos cubos e frite-os com óleo quente até que dourem.

Em suma, só falta polvilhar açúcar, canela e ralar a casca de limão por cima.

  • Jiménez Lozano, José et al. (1987). Libro de la Gastronomía de Castilla y León (2.ª edición). Valladolid: Junta de Castilla y León. p. 245. ISBN 84-505-4108-5. OCLC 22734261.
  • Leche frita. (s.f.). En Wikipedia. Recuperado el 1 de septiembre de 2018 de https://es.wikipedia.org/wiki/Leche_frita
  • Pereira, P. C. (2014). Milk nutritional composition and its role in human health. Nutrition. Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/j.nut.2013.10.011