«Kashotto»: o que é e como incluí-lo na dieta?

Vamos te mostrar o que é e como fazer o “kashotto” de forma simples, um prato que traz diversos benefícios para a saúde, principalmente para os atletas.
«Kashotto»: o que é e como incluí-lo na dieta?

Última atualização: 27 julho, 2022

Kashotto é um prato semelhante ao risoto na aparência, mas os ingredientes usados neste caso são bulgur, milho, milho, trigo, trigo sarraceno, quinoa, aveia e outros tipos de cereais.

É uma preparação cremosa que pode fornecer uma grande quantidade de nutrientes essenciais de altíssima qualidade. Por esta razão, é benéfico que apareça regularmente na dieta alimentar. Continue lendo porque contaremos como você pode preparar este delicioso prato.

Receita de Kashotto

O kashotto tem muitos benefícios, entre eles está a capacidade de fornecer a energia necessária para o melhor desempenho durante a prática esportiva. Mas não só isso, também é ideal para processos de recuperação subsequentes.

Também possui vitaminas e minerais essenciais. Isso acontece, sobretudo, quando os vegetais são incorporados no processo de preparo. Graças a eles, a carga de antioxidantes aumenta, conseguindo neutralizar a formação de radicais livres no ambiente interno e, também, seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. O resultado é uma menor incidência de patologias crônicas, conforme confirmado por pesquisa publicada no European Journal of Medicinal Chemistry.

3 receitas saudáveis que você pode preparar na panela de pressão

Ingredientes

A receita de kashotto é rápida e fácil. Os ingredientes que serão necessários para obter um excelente resultado são os seguintes:

  • 500 gramas de bulgur.
  • 1,5 litro de leite de coco.
  • 20 gramas de óleo de coco orgânico virgem.
  • Legumes.
  • Coco em pó desidratado.
  • Cravo, canela e anis-estrelado.
  • Sal e pimenta.

Passo a passo

  1. Primeiro, aqueça o leite de coco em uma panela, mexendo aos poucos.
  2. Depois de ter tomado a temperatura, adicione o cravo, a canela e o anis estrelado.
  3. Aumente o fogo para médio sem parar de mexer.
  4. Continue cozinhando até que a mistura esteja bem quente, mas não fervendo.
  5. Retire o preparado do lume, tape e deixe repousar durante 20 minutos.
  6. Corte os legumes.
  7. Despeje 20 gramas de óleo de coco em uma panela e adicione também os legumes recém-cortados.
  8. Tempere com sal e pimenta e espere amolecer e reduzir o volume.
  9. Coe o leite de coco e leve novamente ao fogo.
  10. Quando ferver, adicione o bulgur e abaixe o fogo, mexendo sempre. Pouco a pouco o cereal começará a inchar e absorver o líquido.
  11. Tempere com sal e pimenta e reduza até obter a textura de um risotto.
  12. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, coloque no prato e polvilhe coco ralado por cima, o prato serve-se com os legumes.

É uma preparação adequada para celíacos

O Kashotto pode ser feito com trigo ou com cereais que tenham glúten em seu interior, mas existe a possibilidade de usar o bulgur como ingrediente principal, por exemplo. Desta forma, garante-se que o prato é adequado para celíacos, evitando problemas intestinais. Assim, obtém-se uma preparação de fácil digestão, capaz de satisfazer as necessidades em termos de fibras e hidratos de carbono.

É fundamental comentar que pelo menos 25 gramas de fibra devem ser fornecidas por dia, requisito que raramente é atendido. Caso o consumo seja inadequado, alguns problemas de saúde podem se desenvolver gradualmente, como a disbiose.

O kashotto pode ser preparado com cereais com ou sem glúten, sendo assim um prato com uma versão adaptada para pessoas com doença celíaca.

“Kashotto”, uma preparação muito saudável

Como você viu, o kashotto é uma preparação muito saudável que pode ser incluída no contexto de uma dieta variada. É especialmente positivo para os atletas, pois fornece uma grande quantidade de carboidratos de boa qualidade.

Assim, garante-se a disponibilidade de energia durante o exercício, evitando quedas de desempenho ou o aparecimento de fadiga. Claro, será necessário garantir que todos os nutrientes essenciais sejam consumidos em doses suficientes para isso.

Pode interessar a você...
9 alimentos fermentados para uma melhor saúde intestinal
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 alimentos fermentados para uma melhor saúde intestinal

Os alimentos fermentados contêm microrganismos que ajudam a manter uma boa saúde intestinal.



  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253
  • Tabbers, M. M., & Benninga, M. A. (2015). Constipation in children: fibre and probiotics. BMJ clinical evidence2015, 0303.
  • Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010