Infecção nos rins: sintomas e tratamento

Deseja saber se você está sofrendo com uma infecção nos rins? Continue lendo e saiba mais.
Infecção nos rins: sintomas e tratamento

Última atualização: 16 Agosto, 2020

A infecção nos rins tende a ser uma das mais comuns. Ela desenvolve uma intensa dor pélvica e nas costas. Também é comum ter uma leve febre. Se você algum dia já sofreu com esta doença, já sabe como ela se manifesta. A seguir, queremos falar desta infecção e de algumas regras a serem seguidas.

Como saber se estou sofrendo com uma infecção nos rins?

A infecção nos rins, em apenas um ou em ambos, acontece quando algumas bactérias se aderem a eles, inflamando-os e impedindo que funcionem com normalidade, ocasionando, além disso, vários sintomas em nosso trato urinário que temos que levar em consideração. Perceberemos que nossa urina ficará diferente e que, inclusive, sentiremos dor. Veremos mais detalhes abaixo.

Causas de uma infecção nos rins:

  • Bactérias.
  • Uma infecção na própria bexiga.
  • Pedras nos rins.
  • Normalmente é mais frequente nas mulheres.
  • Diabetes.
  • Anomalias genéticas nos rins.
  • Cistos nos rins.
  • Algum tipo de anemia.
  • Ter baixas defesas e um sistema imunitário debilitado.

Quais sintomas podem aparecer?

  • Dor no abdômen, na parte inferior das costas ou, inclusive, em uma parte da virilha.
  • Cansaço.
  • Um pouco de febre.
  • Urgência para urinar, ainda que saia apenas um pouco de líquido. Também há a ocorrência de dor.
  • Calafrios.
  • Náuseas.
  • Perda de apetite.

Remédios caseiros para a infecção nos rins e urinária

Você sabe que será seu médico quem estabelecerá o tratamento a ser seguido, e o habitual são os antibióticos, essenciais para eliminar tal infecção. Enquanto isso, em casa, seria adequado que você seguisse os seguintes conselhos, muito indicados para melhorar o funcionamento dos rins, facilitando o trabalho e ajudando todo o sistema urinário.

1. Uma colher por dia de bicarbonato de sódio

Nada tão simples e tão eficaz. Basta tomar com um copo de água depois de sua refeição principal uma colherzinha de bicarbonato de sódio. O bicarbonato ajuda os rins a filtrarem melhor o sangue, facilitando o trabalho e limpando-o, eliminando assim qualquer toxina procedente de tal infecção. Portanto, agora você já sabe; nunca é demais uma colherzinha por dia de bicarbonato.

Leia também: Como melhorar a saúde com uma mistura de bicarbonato de sódio e mel

2. Beba água suficiente

É básico. Dois litros de água por dia. Desse modo, você eliminará as toxinas, melhorará a funcionalidade dos rins, do fígado e de todo o corpo. Quanto mais água você beber, melhor será a eliminação das bactérias que estão danificando os rins. Você pode colocar um pouco de suco de limão para que fique mais agradável de beber; algumas gotinhas são suficientes. Mas não inclua açúcar.

3. O suco mais recomendado: mirtilo

Foi comprovado por diversos estudos: tomar suco de mirtilo impede as bactérias de se aderirem às paredes do trato urinário, o que torna mais fácil a eliminação delas através da urina. Seria ideal tomar pelo menos 2 copos por dia. Se não for possível encontrar suco de mirtilo, as uvas também são bem recomendadas, por exemplo.

4. A água de coco e suas propriedades para os rins

Tanto a água de coco como o óleo de coco são maravilhosos para eliminar as bactérias que tendem a aderir em nossos rins, além disso, é um poderoso antibacteriano que pode matar a bactéria Escherichia coli, mesmo quando a mesma apresenta resistência aos antibióticos.

Não tenha dúvidas em beber pelo menos dois copos de água de coco por dia: ao acordar e ao ir dormir. Recomenda-se tomar duas colheres de óleo de coco por dia.

5. Os benefícios de comer aspargos

Você sabia? O aspargo é um excelente purificador das vias urinárias, capaz de nos ajudar a curar uma infecção nos rins e no trato urinário. Não se preocupe se quando você estiver consumindo os aspargos sua urina cheire mal; é normal.

Enquanto isso, suas substâncias curativas irão fazendo seu trabalho em seus rins. Portanto, não tenha dúvidas, acompanhe suas saladas com os sempre saborosos aspargos e cuide de sua saúde.

6. O vinagre de maçã

Quando temos alguma infecção urinária, por exemplo, é ideal tomar um copo de água com uma colher de vinagre de maçã. Além do mais, o vinagre de maçã é um excelente remédio para evitar digestões pesadas.

Trata-se em geral de um bom aliado para todo o nosso sistema digestivo e para o trato urinário. Que tal tomá-lo uma vez por dia depois do almoço? Basta uma colher em um copo de água. Os resultados são muito bons.

7. As maravilhas de uma simples batida de aipo

Uma estratégia muito simples com a qual você conseguirá reduzir a infecção nos rins. E como prepará-la? Muito fácil, basta levar ao liquidificador dois caules de aipo, duas rodelas grossas de abacaxi e uma xícara de chá de camomila. Adicione um litro de água e beba ao longo do dia. Você verá como se sentirá bem.