5 remédios com mirtilos vermelhos que você não conhecia

A infusão de mirtilos vermelhos pode nos ajudar a aliviar problemas tanto a nível interno quanto externo, graças ao seu grande teor de antioxidantes e vitaminas.
5 remédios com mirtilos vermelhos que você não conhecia
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 dezembro, 2022

Em nosso dia a dia, é muito comum enfrentarmos diferentes males que nos acometem e arruinam nosso cotidiano, desde um resfriado simples ou uma alergia, até uma apendicite ou infecções. Felizmente, podemos contar com a ajuda dos remédios com mirtilos vermelhos, com os quais podemos combater diversas doenças.

Saiba todos os detalhes a seguir e experimente!

O que são os mirtilos vermelhos?

Mirtilos vermelhos

Os mirtilos vermelhos são uma fruta silvestre encontrada em quase todo o mundo, mas são mais abundantes no hemisfério norte. Esta fruta pertence à família dos arbustos anões perenes. Seu arbusto costuma ser baixo, com talos pequenos e folhas de cor vermelha.

A princípio, a fruta é de cor branca, mas ao amadurecer fica vermelha e se torna comestível. Os mirtilos vermelhos têm um sabor ácido que pode ser desagradável para algumas pessoas.

Costuma acontecer que muitas pessoas confundem os mirtilos vermelhos com outras frutas parecidas, como os próprios mirtilos, porém azuis. Sua diferença, principalmente, está na cor e no sabor, já que estes frutos costumam ser mais ácidos e azedos quando consumidos crus.

Porém, na hora de identificar os benefícios que esta fruta pode oferecer, os mirtilos vermelhos se destacam sobre outras plantas de sua mesma família.

Propriedades benéficas dos mirtilos vermelhos

Ainda que já tenhamos mencionado que o sabor dos mirtilos vermelhos costuma ser muito ácido e azedo para alguns paladares, é comum encontrar no mercado vitaminas, cápsulas, adoçantes e outros produtos feitos à base de mirtilos vermelhos.

Comumente, estas frutas são recomendadas para tratar infecções estomacais e das vias urinárias. Suas propriedades, vitaminas e antioxidantes a fazem ser as preferidas na hora de tratar doenças.

Principalmente, os mirtilos vermelhos se destacam por ter em sua composição uma quantidade alta de taninos, um antibiótico natural e potente que serve para evitar e combater todo tipo de infecção urinária e estomacal, assim como o desenvolvimento de úlceras.

Igualmente, os mirtilos vermelhos possuem um alto teor de fibra solúvel, que é usada para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Remédios com mirtilos vermelhos que você pode preparar em casa

A seguir apresentamos estes 5 remédios caseiros que poderá preparar usando mirtilos vermelhos e que têm aplicações proveitosas para tratar diversas doenças ou problemas de saúde.

1. Para a diabetes

Água de mirtilos vermelhos

Não há nada melhor do que acompanhar o tratamento da diabetes com algum remédio natural que ajude a controlar os níveis de glicose no sangue.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de folhas de mirtilos vermelhos (45 g)
  • 4 xícaras de água fria (1 litro)

O que fazer?

  • Ao ser de fácil preparo, poderá tê-lo pronto em apenas uns minutos. Você deve adicionar as folhas de mirtilos vermelhos em um litro de água gelada.
  • Coloque a combinação de ingredientes no fogo e deixe ferver por dez minutos. Depois, deixe repousar por outros dez minutos e bata no liquidificador.
  • É recomendável beber este líquido várias vezes ao dia.

2. Para fortalecer o sistema imunológico

Caso queira prevenir problemas respiratórios, gripes, alergias e outras doenças, procure tomar este suco.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mirtilos vermelhos (30 g)
  • 2 maçãs ou o suco de 2 laranjas
  • 1 colher de sopa de mel de abelha (25 g)
  • Água (a necessária)

O que fazer?

  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador e processe até conseguir uma mistura sem pedaços.
  • O resultado é uma deliciosa bebida que deve acompanhá-lo diariamente, preferencialmente depois de se levantar.

3. Para combater as infecções de urina

Suco de mirtilos

Os mirtilos vermelhos são de grande ajuda para o alívio das infecções de urina. Caso sofra deste problema, não deixe de aproveitar este remédio.

Ingredientes

  • ½ xícara de mirtilos vermelhos (75 g)
  • ½ copo de água (100 ml)

O que fazer?

  • Adicione ambos os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma vitamina homogênea.
  • Coe e consuma até dois copos por dia.

4. Para a diarreia

Quando se tem problemas estomacais, especificamente diarreia, é sumamente recomendável usar os mirtilos vermelhos como um remédio natural. Para conseguir este potente remédio, você só deve preparar uma rápida e fácil infusão.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • 3 colheres de sopa de mirtilos vermelhos (45 g)

O que fazer?

  • Em primeiro lugar, você deve ferver o litro de água. Uma vez que tenha alcançado o ponto de ebulição, adicione os mirtilos vermelhos bem amassados e deixe repousar por 20 minutos.
  • Uma vez que tenha cumprido este tempo, coe e beba uma xícara por hora até que a diarreia tenha parado.

5. Para os machucados e cortes

Mirtilos vermelhos

Se você se cortou ou tem machucados na pele, também pode usar os mirtilos vermelhos para aliviá-los; Prepare uma infusão que, logo, aplicará na região afetada, aproveitando as propriedades antibióticas que a planta tem.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de mirtilos (15 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

O que fazer?

  • Lave bem a raiz da planta. Quando estiver limpa e seca, corte-a e coloque em um recipiente que contenha cerca de de meio litro de água.
  • Coloque para ferver durante dez minutos e deixe que repouse por mais dez.
  • A forma de aplicação é por meio de compressas. Serve para qualquer tipo de machucado, feridas, queimaduras e cortes.

Como você pode ver, há muitas opções para aproveitar esta planta natural de forma caseira, em diferentes tipos de problemas de saúde que podem afetá-lo. O melhor de tudo é que os preparos são simples de fazer e muito eficazes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.