Os incríveis benefícios da erva mate
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Desde a antiguidade beber a infusão da erva mate faz parte da tradição gastronômica de várias sociedades das regiões sul.
A planta, que cresceu de maneira natural na região, foi aproveitada pelos primeiros povos guarani; logo depois, de maneira mais ampla em tempos modernos em países como: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e algumas partes do Chile.
A seguir falaremos sobre alguns benefícios da erva mate para a saúde. Essa erva é uma espécie de arbusto pertencente ao gênero Ilex paraguariensis, plantas também conhecidas como azevinho.
A erva mate cresceu de maneira natural na bacia dos rios Paraná e Uruguai, sobretudo em suas partes altas.
Os nativos guaranis e tupis dessas regiões utilizavam a erva de maneira tradicional, coletando as folhas da planta silvestre.
Foram os jesuítas, estabelecidos em Missões que “domesticaram” e plantaram a erva mate em grande escala.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor da erva mate, seguido pela Argentina e pelo Paraguai.
Benefícios da erva mate
A erva mate contém cafeína em quantidades importantes, bem como antioxidantes, potássio, aminoácidos e vitaminas. Os principais benefícios da erva mate para a saúde são:
- Ajuda na saúde cardiovascular. Graças à boa quantidade de antioxidantes, o mate pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, evitando que o colesterol e a gordura se acumulem nas artérias. Este é um aspecto sumamente importante do consumo desta tradicional bebida.
- Aumenta o colesterol bom. Do mesmo modo que o anterior, em um estudo recente realizado pela Universidade de Illinois (Estados Unidos), foi demonstrado que o consumo do mate aumenta a quantidade de colesterol bom. Este tipo de colesterol, também conhecido como HDL, ajuda a prevenir ataques cardíacos.
- Ajuda a retardar o envelhecimento. Como resultado da ação dos antioxidantes, o consumo regular do mate ajuda a prevenir a oxidação e o desgaste das células.
- Oferece resistência física. Tomar mate colabora com a aceleração do metabolismo, e assim o corpo consome de maneira mais rápida os carboidratos. O aumento da energia se deve tanto à queima das calorias consumidas com os alimentos, quanto as que se encontram armazenadas no organismo em forma de gordura.
Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol
Como preparar
O modo mais comum de consumir o mate é, principalmente, na bebida chamada chimarrão. Essa bebida é preparada adicionando as folhas secas e os ramos moídos da erva mate em água quente (e não fervendo-os juntos).
Tradicionalmente, utiliza-se um recipiente chamado cuia, e a bebida é tomada por meio de um “canudo metálico” chamado bomba.
Talvez te interesse: Os chás para emagrecer funcionam?
Na região do Rio da Prata é comum que as pessoas se reúnam para tomar mate, atividade conhecida comumente como matear. Além disso, o consumo da bebida, para muitos, é diário.
Portanto, existem vantagens significativas em tomar mate. Por isso, seria uma ótima opção compartilhar deste costume e matear de forma regular.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.