Importância de cuidar dos pés
Seja para andar, correr, exercitar-se ou apenas ficar em pé, ter pés bem cuidados (em vez de doloridos) torna a experiência muito mais prazerosa. Por esse motivo, saber como cuidar dos pés é importantíssimo.
E isso não é apenas questão de se sentir bem. Quando seus pés não recebem a atenção de que precisam, podem desenvolver problemas crônicos que possivelmente incomodarão durante anos.
Em muitos casos, há alguns alongamentos e exercícios simples que podem ajudar a manter os pés em forma.
Este artigo apresentará algumas ideias, além de orientações valiosas, que vão transformar você em um especialista em comprar calçados. Assim, você será capaz de sempre escolher sapatos confortáveis e que lhe deem sustentação (no tamanho certo).
Entretanto, existem algumas situações em que não se recomenda que você cuide de seus pés por conta própria.
Quando ocorre alguma lesão séria ou uma emergência, você deve procurar um podólogo ou até mesmo um pronto-socorro.
Circulação e diabetes
As pessoas que têm problemas constantes de circulação ou diabetes também devem se consultar com um médico para resolver quaisquer problemas relacionados aos pés.
Este é o motivo: problemas de circulação geralmente estão associados a pés de pessoas de idade, mas o fato é que qualquer pessoa pode ter esse tipo de problema.
Quando não há sangue suficiente circulando nos pés, você pode sentir formigamento, dormência, cãibra e descoloração da pele e das unhas.
Circunstâncias do dia a dia podem limitar o fluxo de sangue: quando os pés ficam gelados ao ar livre ou em água fria; quando os sapatos, meias ou roupas íntimas estão muito apertadas; ou quando você fica sentado por muito tempo com as pernas cruzadas.
Fumar diminui a circulação do corpo todo, assim como beber muito café ou refrigerante com cafeína. Isto ocorre porque tanto a nicotina quanto a cafeína comprimem os vasos sanguíneos).
Leia também: Alimentação adequada para cuidar das articulações
E se você estiver sob muita pressão, seus nervos podem comprimir seus vasos sanguíneos pequenos, diminuindo a capacidade de conduzir o sangue.
Outras pessoas têm problemas de saúde contínuos, como a diabetes, que faz a circulação ficar mais lenta.
Além disso, para a maioria de nós, um corte ou uma bolha no pé até incomoda, mas é um problema relativamente insignificante.
Para um diabético, essas “pequenas” feridas podem ter sérias consequências. Os pés de um diabético têm duas desvantagens comuns que podem levar a problemas sérios e específicos.
Além da circulação reduzida, uma perda da sensibilidade nos pés, chamada neuropatia, pode fazer com que o diabético não sinta pequenas dores que normalmente indicam que nos cortamos ou machucamos.
Como resultado, os problemas menores podem passar despercebidos e não serem tratados, assim desenvolve-se uma infecção.
Uma das melhores maneiras de evitar problemas nos pés é o cuidado preventivo. A seguir, conheça algumas dicas essenciais para cuidar dos pés e sempre manter a higiene em dia.
Dicas para cuidar dos pés
Calosidade
Para retirar o excesso de calosidade, é importante lixar a região dos calcanhares e da sola com uma lixa própria para os pés. O melhor momento para lixar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.
Corte as unhas
Corte as unhas dos pés no máximo a cada 15 dias, de preferência após o banho. Também pode-se simplesmente apará-las com uma lixa. Não se deve cortar as unhas demais, nem deixá-las muito compridas.
Leia também: 5 remédios naturais para a psoríase nas unhas
As unhas compridas contribuem para o acúmulo de sujeiras e resíduos, e as unhas muito curtas correm o risco de encravar.
Lave bem seus pés!
Não basta deixar que escorra água quente durante o banho. É preciso passar a esponja entre os dedos. Depois do banho é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
World Health Organization. (2016). Global Report on Diabetes. World Helath Organisation Global report on diabetes. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0127954
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.