Hipotensão, como aumentar os valores de maneira saudável?

· 30 de junho de 2018
A hipotensão pode ser vista como um sinal de alarme. Os sintomas podem ser diversos e as principais causas são a desidratação e a exposição a altas temperaturas. Dizemos como você pode aumentar os valores da hipotensão de maneira saudável.

Os níveis normais de pressão arterial são de 120-80 mmHg (sistólica / diastólica). A hipotensão é uma pressão sistólica inferior a 90 mmHg e uma pressão arterial diastólica inferior a 60 mmHg. Em indivíduos considerados saudáveis, como atletas, a baixa pressão arterial é um sinal de boa saúde cardiovascular.

A hipotensão também pode ser vista como um sinal de alerta, especialmente na velhice. Isso gera menos fluxo de sangue para órgãos vitais, como o coração e o cérebro. Por esta razão, a pressão arterial deve ser monitorada e controlada frequentemente por um especialista. No caso de apresentar hipotensão, os valores podem ser aumentados de forma saudável.

Sintomas de baixa pressão

A sintomatologia da hipotensão é diversa e inclui: fraqueza, cansaço, sonolência, tonturas, e perda de consciência.

Se a hipotensão faz com que uma pessoa desmaie e perca a consciência, deve-se procurar o atendimento médico o mais rápido possível. Se necessário, execute reanimação cardiopulmonar (RCP) se não estiver respirando ou não sentir seu pulso.

Se as seguintes manifestações clínicas aparecerem, deve ir imediatamente para um centro de saúde para fazer um check-upOs sintomas são fezes escuras ou granada vermelha escura, dor torácica, tonturas e febre superior a 38,5 ºC.

Visite este artigo: Pressão arterial baixa: como proceder?

Causas de hipotensão

Aparelho para medir a pressão arterial

Entre as causas da hipotensão estão: diabetes, gravidez, exposição a altas temperaturas, desidratação, álcool, efeitos colaterais de algumas drogas. Além disso, distúrbios do fígado, hemorragias, vômitos e diarreia, anafilaxia, arritmia cardíaca, infecções sanguíneas, acamado por um longo período de tempo.

De todas as causas mencionadas, a desidratação e a exposição a altas temperaturas (calor) representam as principais causas de hipotensão.

Hipotensão, como aumentar os valores de maneira saudável?

Os controles médicos ajuda a controlar a hipotensão

Em seguida, veremos algumas medidas e remédios naturais que ajudam a elevar os níveis ​​de tensão para níveis saudáveis:

  1. Água: beba bastante água, uma vez que a hipotensão geralmente está relacionada à desidratação.
  2. Bebidas hipertônicas: aquelas com eletrólitos (minerais como o sódio, potássio, magnésio), o que as torna muito efetivas para aumentar a pressão arterial.
  3. Sal: adicione sal em pequenas quantidades, apenas um pouco mais do que o que geralmente é usado para a preparação de alimentos. Os alimentos com níveis elevados de vitamina B devem ser consumidos em paralelo. Os déficits em algumas subespécies podem causar hipotensão arterial.
  4. Frutas e vegetais : consumir esses alimentos ricos em vitaminas e minerais contribuem para uma melhor circulação sanguínea. Além disso, eles mantêm um volume de sangue equilibrado.
  5. Sucos naturais: bebendo sucos naturais de frutas e vegetais, como suco de laranja, quiuí, tomate ou beterraba. Graças ao seu alto teor de vitamina C, eles são uma boa opção para corrigir a hipotensão.
  6. Água com sal: beber um copo de água com sal (uma colher de chá), tem o efeito de aumentar a pressão arterial quase que imediatamente.
  7. Chocolate amargo: este tipo de chocolate é recomendado para a pressão arterial devido ao seu teor de cafeína e teobromina. Ambas as substâncias de origem natural aumentam ligeiramente a pressão arterial.
  8. Chá ou café: o consumo não exagerado dessas bebidas aumenta um pouco a pressão arterial, especialmente o café.
  9. Enchidos: em episódios agudos de hipotensão, esses alimentos são geralmente efetivos. Eles não devem ser ingeridos em altas quantidades por causa de seu alto nível de colesterol e gorduras saturadas.
  10. Raiz de ginseng: consumir esse remédio caseiro pode aumentar a pressão arterial. Uma boa combinação é a mistura feita a partir de ginseng, alecrim e Segurelha-das-montanhas.
  11. Remédio de gengibre: uma pasta feita com gengibre, bicarbonato de sódio, e pimenta caiena. Um remédio natural eficaz, muito útil para aumentar a pressão arterial baixa naturalmente.
  12. Elevar as pernas: destina-se a devolver uma maior quantidade de sangue ao coração.

Você quer saber mais? Hipotensão: 10 alimentos que podem ajudar a combatê-la

Medidas preventivas para a hipotensão

Beber bastante água ajuda a prevenir a hipotensão

Tal como acontece com todas as patologias, a prevenção é sempre melhor do que o tratamento posterior.

  • Beba bastante líquido, de preferência água e sucos naturais. Nunca abuse do álcool e das bebidas gaseificadas e açucaradas.
  • Evite o consumo excessivo de álcool porque se comporta como um elemento vasodilatador. Portanto, torna o sangue mais líquido e assim reduz a pressão sanguínea.
  • Pratique habitualmente exercício.
  • Tente não pular refeições.
  • Faça dietas não tão restritivas. Entre outras coisas, porque a falta de nutrientes específicos influencia diretamente a pressão arterial.
  • Evite exposições prolongadas a altas temperaturas.