10 razões incríveis para consumir pepino

· 20 de março de 2017
Você sabia que o pepino é um remédio muito eficaz para aliviar as cefaleias tensionais? Podemos consumi-lo inteiro, na forma de suco, ou mesmo colocar algumas rodelas sobre a testa para relaxar.

Você sabia que o pepino é um dos vegetais mais consumidos em todo o mundo? Poucos alimentos são tão refrescantes, leves e hidratantes como ele, que melhora nossas saladas e acompanha nossos sucos. E estas são apenas algumas das razões para começar a consumir pepino.

Além disso, ele é muito saudável para todas as idades. Muito agradável para as crianças, quando comparado com outras hortaliças, e para os idosos traz um complemento de vitaminas e minerais necessários para passar o dia.

Se existe algo pelo qual o pepino é conhecido é por ser um complemento ideal para perder peso. Então queremos explicar que, na verdade, os pepinos são bons para muitas outras coisas, além daquelas que você imagina.

1. Fonte natural de vitamina B

Esta vitamina é uma das mais importantes para ter um bem-estar adequado, e também energia. A razão? Ela ajuda a sintetizar os glóbulos vermelhos.

A vitamina B não só está presente nas carnes vermelhas e nos lácteos. Além disso, os vegetais de cor verde também são muito ricos neste nutriente, por isso a importância dos pepinos para complementar qualquer déficit.

2. Reduz a dor de cabeça

Suco de abacaxi, pepino, aipo, gengibre e limão

Essa é uma boa razão para consumir pepino, não acha? Muitas vezes nos levantamos cansados após uma noite de insônia, ou no dia anterior não comemos bem ou cometemos algum excesso. E então surge a dor de cabeça.

Não precisa ficar preocupado, pois ela pode ser amenizada de forma efetiva, basta preparar um suco à base de pepino, abacaxi e maçã. Trata-se de um remédio que ajudará a reidratar o corpo e liberar toxinas, além de ser muito nutritivo.

3. Cuida da pele e cabelo

Sim, o pepino é capaz de nos ajudar a fortalecer e facilitar o crescimento do cabelo por estas três razões:

  • A vitamina B
  • O silício
  • O enxofre

Por isso, vale a pena consumir este vegetal de forma regular, assim, seus cabelos terão muito mais vitalidade.

Outro dado interessante é que nossa pele agradece a este tipo de tratamento natural, pois o pepino se transforma em um dos melhores remédios para hidratar, reduzir olheiras e nutrir a pele.

Não perca tempo! Corte umas fatias de pepino para aplicar sob os olhos!

Leia também: 5 interessantes usos do pepino em sua rotina de beleza

4. Oferece minerais e equilibra o déficit vitamínico

Como você já sabe, os pepinos são muito ricos em água, quase 95% de sua constituição. Por isso, este alimento nos permite eliminar todos aqueles elementos que o corpo não precisa, e também é capaz de nos trazer um nível muito alto de vitaminas e minerais básicos.

Consuma-o sempre com a casca, pois é onde se encontra a maior parte da vitamina C.

5. Os pepinos têm componentes que ajuda a enfrentar o câncer

terapia-anticancerigena

Isso não quer dizer que o pepino irá evitar a doença ou mesmo curá-la. De forma alguma. Os pepinos, assim como outras frutas e verduras, são ricos em minerais, antioxidantes e aminoácidos que fazem parte de uma alimentação saudável que nos protege frente a muitas doenças.

O pepino, na verdade, contém lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol, substâncias muito interessantes para combater o câncer de mama ou de ovário.

6. Ajuda a combater o mau hálito

Consumir pepino pode te ajudar a combater o mau hálito, sim! Você conhecia essa informação? Certamente isso lhe servirá de alguma ajuda, principalmente naqueles dias em que nos levantamos com um sabor estranho na boca.

Basta pegar uma rodela de pepino e colocá-la sobre a língua, permitindo também que toque o céu da boca. Deixe assim por uns 30 segundos. Desta maneira você poderá eliminar as bactérias que causam o mau hálito.

7. Favorece a digestão e a perda de peso

perder-peso

Se existe algo pelo qual o pepino é conhecido e apreciado é por sua riqueza em água e minerais, e seu nulo teor de calorias.

Além disso, dispõe principalmente de fibra dietética, muito útil para favorecer a digestão, além de “arrastar” as substâncias residuais dos intestinos, favorecer a absorção de nutrientes e combater a retenção de líquidos.

Por isso, você pode consumir o pepino todos os dias em saladas, ou preparar um suco à base de pepino e maçã todas as manhãs.

8. Previne a diabetes

O pepino é muito benéfico para todas aquelas pessoas que sofrem de diabetes. Se este for o seu caso, ou de algum familiar, não tenha medo de consumi-lo, já que ajudará a equilibrar o nível de glicose no sangue, evitando picos ou quedas.

9. Reduz o colesterol e controla a pressão

São vários os estudos que revelam um dado interessante: a polpa do pepino contém esterol. Como você já sabe, este elemento é de grande ajuda na regulação dos níveis de colesterol e redução do colesterol ruim, ou LDL.

Os pepinos também contêm muito potássio, magnésio e fibras, componentes essenciais para tratar a hipertensão, assim como a hipotensão.

Quer ler mais? O uso do pepino para a retenção de líquidos

10. O pepino cuida dos ossos e das articulações

Ossos-e-articulacoes

Se você sofre de artrite ou gota, por exemplo, consumir pepino de forma regular pode ser benéfico. É um recurso natural que irá ajudar a fortalecer a cartilagem e evitar a dor associada à artrite.

Além disso, sua rica fonte de vitaminas A, B1, B6, C e D, ácido fólico, cálcio, magnésio e potássio lhe permite tratar o ácido úrico e lutar contra a osteoporose.

E você? Já acrescentou o pepino à sua dieta regular?

  • Milder, I. E., Arts, I. C., van de Putte, B., Venema, D. P., & Hollman, P. C. (2005). Lignan contents of Dutch plant foods: a database including lariciresinol, pinoresinol, secoisolariciresinol and matairesinol. British Journal of Nutrition, 93(3), 393-402.
  • Carneiro, F. M., Silva, M. J. P. D., Borges, L. L., Albernaz, L. C., & Costa, J. D. P. (2014). Tendências dos estudos com plantas medicinais no Brasil. Rev Sapiê: Soc Sab Prát Educ, 3(2), 44-75.