Este super-hambúrguer vegetal com lentilhas e cogumelos é um excelente substituto para o hambúrguer de carne ou de peixe tradicional, e nos ajudará a aumentar nossa ingestão diária de verduras e legumes.
Sem dúvida alguma, este hambúrguer vegetal é indicado para aquelas pessoas que, por razões médicas, éticas ou morais, restringem seu consumo de carne, ou simplesmente querem incluir mais vegetais em sua dieta diária.
Certamente é um alimento muito versátil e combina muito bemcom arroz, salada, legumes cozidos no vapor, e diferentes variedades de pão integral.
Benefícios das verduras e legumes
Grande quantidade de fibra. Esta contribuição favorece a digestão, regula a quantidade de colesterol no sangue, e melhora os problemas de constipação. Além disso, fará com que você se sinta mais saciado por mais horas, diminuindo assim sua ingestão calórica total.
Densidade nutricional. Os legumes são alimentos muito completos do ponto de vista nutricional. Dependerá do tipo de legume escolhido, a contribuição das diferentes vitaminas e minerais.
Polifenóis. Estes fornecem uma dose de antioxidantes que têm efeitos benéficos para o corpo, como a redução do LDL, comumente chamado de colesterol ruim.
Entre os benefícios relatados pelo consumo diário de legumes, destacamos os seguintes:
Primeiramente, a alta quantidade de fibra e densidade nutricional, assim como as verduras.
Também, grande contribuição de vitaminas e minerais: vitaminas do grupo B (como B1, B6 e B9) e minerais essenciais como o cálcio, potássio, zinco, fósforo, ferro e magnésio, necessários para o bom funcionamento do organismo.
Por outro lado, a alta ingestão de energia com pouca porcentagem de gordura: com exceção da soja e do amendoim (comumente classificados como nozes), os legumes são muito pobres em gordura.
Além disso, ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados: além de possuírem poucas gorduras, são insaturados.
Finalmente, são econômicase fáceis de combinar e cozinhar.
Em primeiro lugar, coloque as lentilhas de molho por cerca de 5 horas. Em caso de não ter tempo suficiente, você pode substituir as lentilhas cruas pela em conserva.
Assim que este tempo tiver passado, lave os legumes e bata-os até obter uma mistura homogênea.
Logo corte os cogumelos, a cebola, e o alho picado (bem picado) e adicione ao purê de lentilhas.
Por outro lado, tempere com sal e pimenta a gosto, e adicione as especiarias que lhe agradem, como salsa, orégano ou manjericão. Você pode adicionar um pouco de farinha, ou migalhas de pão se a textura não for adequada.
Posteriormente, recomenda-se que, uma vez formados os hambúrgueres, sejam colocados na geladeira por algumas horas, para garantir que mantenham sua forma durante o cozimento.
Finalmente, para cozinhar nossos hambúrgueres vegetais, temos duas opções: podemos assá-los a 180 º C com a temperatura subindo e descendo até que dourem, ou fritá-los em uma panela com uma pequena quantidade de óleo.
Agora está pronto para ser consumido! Podemos realizar todos os passos antes de cozinhar, e guardá-los na geladeira por alguns dias até que possamos cozinhá-los. Esta receita combina muito bem com ratatouille de legumes ou salada.
O modo de preparação é semelhante à receita anterior, basta ter em conta que a lentilha vermelha precisa de menos tempo de imersão do que a lentilha clássica. Da mesma forma, podemos cozinhá-la no forno ou na panela. Também podemos adaptar a quantidade de alho e especiarias de acordo com o gosto.
A lentilha vermelha é um pouco mais difícil de obter, mas pode ser encontrada nas seções “bio” de alguns supermercados, bem como lojas em fitoterápicas.
Você é capaz de mencionar 8 alimentos mais gordurosos? Não é segredo para ninguém que o consumo excessivo de gordura representa um risco à saúde. Não apenas influencia o ganho de peso, mas está intimamente relacionado a distúrbios do sistema…
Os alimentos proibidos na dieta vegana são os de origem animal. O termo foi cunhado em 1941 por Donald Watson, fundador da Vegan Society. Os chamados “veganos” se distinguem daqueles que praticam o vegetarianismo. As pessoas que seguem uma dieta…
Se você é uma das pessoas que sempre vai a festas e não sabe como continuar com a dieta, veio ao lugar ideal. Comer em excesso em eventos festivos sobrecarrega nosso corpo com quilos e calorias que mais tarde podem…
Estamos em um mundo em constante movimento, com altos níveis de estresse e doenças. Portanto, saber quais são as frutas mais benéficas para a nossa saúde pode ser muito decisivo para alcançar uma dieta equilibrada. Existem algumas mais suculentas e…
A diabetes é uma doença que se encontra no auge, classificando-se como uma das doenças não transmissíveis mais perigosa do mundo atual. A Organização Mundial de Saúde acredita que 1 em cada 11 pessoas no mundo são diabéticas. No entanto,…
Uma crença generalizada quanto à nutrição é que comer macarrão ou arroz à noite é contraproducente, porque engorda ou faz mal à saúde. A verdade é que estes alimentos podem ser consumidos a qualquer hora do dia, mas têm de…