Logo image
Logo image

Gougères: aprenda a fazer o pão de queijo francês

3 minutos
Vamos mostrar como preparar deliciosos gougères de queijo em casa!
Gougères: aprenda a fazer o pão de queijo francês
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias

Última atualização: 23 agosto, 2022

Os gougères de queijo são pequenas bolinhas de massa misturada com queijo. É uma preparação que pode fornecer nutrientes de qualidade e que pode ser incluída, com moderação, no contexto de uma dieta equilibrada e variada. Vamos ensinar a prepará-los de forma simples e com poucos ingredientes.

Ingredientes para os gougères de queijo

Some figure
Ao preparar os gougères, não se esqueça de trabalhar continuamente a massa quente com uma colher de pau.

Para preparar gougères de queijo, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de água.
  • 1/2 xícara de leite ( pode ser leite vegetal)
  • 115 gramas de  creme vegetal ou manteiga sem sal.
  • 1 pitada de sal.
  • 1 xícara de farinha de trigo.
  • 4 ovos grandes.
  • 100 gramas de queijo Gruyère ( também poder ser queijo vegetal)
  • Cebolinha.
  • Pimenta preta moída na hora.
  • Noz-moscada moída na hora.

Passo a passo

  1. Pré-aqueça o forno a 220 graus Celsius.
  2. Enquanto isso, coloque a água, o leite, a manteiga e o sal em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até ferver.
  3. Neste ponto, adicione a farinha e mexa bem com uma colher de pau para formar uma massa macia.
  4. Abaixe o fogo e continue mexendo até que a massa seque e se solte das bordas da panela com facilidade.
  5. Transfira a massa para uma tigela e deixe esfriar por alguns minutos.
  6. Adicione os ovos e misture um a um. É importante que eles estejam bem integrados antes de adicionar mais ingredientes.
  7. Em seguida, adicione o queijo junto com a cebolinha e as especiarias.
  8. Trabalhe a massa com as mãos. É necessário formar pequenas bolas e colocá-las em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  9. Polvilhe com queijo ralado por cima e cozinhe o resultado por 22 minutos com calor dos dois lados. É recomendável que sejam sempre consumidos quentes.

Benefícios dos gougères de queijo

Some figure
Os gougères de queijo podem ser consumidos moderadamente como parte de uma dieta equilibrada.

A inclusão de gougères de queijo no contexto de uma dieta saudável pode ser benéfica. Em primeiro lugar, devemos destacar o teor de cálcio desta preparação. Este mineral é fundamental para a saúde óssea. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nutrients. Uma contribuição suficiente durante a vida reduzirá o risco de fraturas.

Por outro lado, os gougères de queijo contêm proteínas de alto valor biológico. Esses elementos são cruciais para manter a massa muscular em boas condições ao longo dos anos.

No entanto, a maioria das pessoas tem ingestão insuficiente. De acordo com um estudo publicado nos Annals of Nutrition & Metabolism, você precisa comer pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilo de peso por dia.

Deve-se notar que, no caso de atletas, as necessidades proteicas podem facilmente dobrar ou triplicar. Isso se deve ao maior desgaste muscular. A cobertura das necessidades promoverá o crescimento dos tecidos, melhorando também os processos de recuperação após as sessões de trabalho.

Essa elaboração também concentra uma quantidade significativa de carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico. Esses nutrientes intervêm nos processos de recuperação estimulando a ressíntese de glicogênio. Embora esse efeito tenha se mostrado maior se forem consumidos juntamente com uma porção de proteína de qualidade.

Veja: Como preparar aveia para aproveitar suas propriedades

Prepare gougères de queijo em casa

Você já viu que gougères de queijo são muito fáceis de preparar em casa. É uma receita que não contém aditivos artificiais ou gorduras trans em seu interior. Sem adição de açúcares também.

Por isso, apesar de calóricos, não interferem negativamente nos processos de homeostase do ambiente interno. Isso significa que eles podem ajudar a manter uma boa saúde se consumidos com responsabilidade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Vannucci, L., Fossi, C., Quattrini, S., Guasti, L., Pampaloni, B., Gronchi, G., Giusti, F., Romagnoli, C., Cianferotti, L., Marcucci, G., & Brandi, M. L. (2018). Calcium Intake in Bone Health: A Focus on Calcium-Rich Mineral Waters. Nutrients10(12), 1930. https://doi.org/10.3390/nu10121930
  • Richter, M., Baerlocher, K., Bauer, J. M., Elmadfa, I., Heseker, H., Leschik-Bonnet, E., Stangl, G., Volkert, D., Stehle, P., & on behalf of the German Nutrition Society (DGE) (2019). Revised Reference Values for the Intake of Protein. Annals of nutrition & metabolism74(3), 242–250. https://doi.org/10.1159/000499374
  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.