Framboesas: descubra como consumi-las em sua dieta
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
As framboesas são frutas silvestres deliciosas. Elas são conhecidas como “o caramelo da natureza”. O seu sabor requintado entre doce e azedo é irresistível para qualquer paladar.
Felizmente, as framboesas são muito saudáveis e oferecem diversos benefícios. Elas contêm muitos nutrientes para nos manter em boas condições de saúde. É uma sobremesa saudável e perfeita.
Nós só temos que descobrir como usá-las em nossa dieta diária, em que momento do dia é melhor ingeri-las e com quais outros ingredientes podemos combiná-las. Não se preocupe, porque se você quer perder peso, também poderá incluir as framboesas em sua dieta.
O que torna as framboesas saudáveis?
As framboesas pertencem à família das rosáceas, plantas que se subdividem em plantas herbáceas, arbustos e árvores. Elas crescem em áreas temperadas, especialmente no centro e norte do continente europeu.
São conhecidas como morangos da floresta. Elas nascem da framboeseira, que é um tipo de planta selvagem. É considerada um dos principais frutos da Europa.
Leia também: Mousse leve de morango e amêndoas, sem laticínios e sem açúcar
O que as torna tão saudáveis? Além de serem deliciosas, essas frutinhas são uma fonte importante de todos os tipos de vitaminas e minerais. De fato, em 100 gramas de framboesas encontramos:
- 41 mg de cálcio
- 220 mg de potássio
- 4 g de fibra
- 45 mcg de folatos
- 39 calorias
Lembre-se de que elas também contêm uma grande quantidade de fitonutrientes com potencial antioxidante. Essas substâncias têm se mostrado importantes na redução do risco de desenvolvimento de patologias.
A que horas você pode comer framboesas?
Todas as frutas são uma fonte de energia. Por isso, a melhor hora para comê-las é de manhã, durante o café da manhã. Apesar de sua ingestão calórica ser reduzida, elas vão encher seu corpo de energia. É melhor consumi-las inteiras, porque nos sucos e nas vitaminas uma boa parte da sua contribuição de fibras se perde.
Existem outras maneiras de aproveitá-las para o benefício da saúde. Há receitas saudáveis com framboesas que ampliam a maneira de consumi-las, sem sacrificar a sua contribuição nutricional. No entanto, antes de entrar nesse ponto, aprendamos a escolher os melhores frutos.
Aprenda a escolher as melhores framboesas
Você sabia que não existe apenas um tipo de framboesa? São vários! Especificamente, conhecemos 8 tipos de variedades diferentes desses morangos da floresta. Estes são alguns dos nomes mais comuns:
- Morapeluda
- Rubo ideo espinhoso
- Sanguesa
- Uvas do urso
- Yrdús
- Zarza idea
Embora não estejamos em uma aula de etimologia, é bom conhecer os nomes alternativos para que você possa adquirir framboesas em qualquer lugar.
Estas frutas crescem em certas estações, principalmente entre os meses de julho e outubro. Certifique-se de o fruto seja volumoso, com uma polpa consistente e uma cor intensamente brilhante. Se você as apertar, deve sentir que há pressão. Elas não devem ter mofo e devem estar secas e frescas. O caule deve ser verde.
Benefícios de comer framboesas
Comê-las traz muitos benefícios para o corpo humano. Sabemos que a fibra ajuda a desintoxicar o corpo e que a vitamina C é fundamental para elevar a imunidade, segundo um estudo pulicado na Revista Nutrients. Mas tem muito mais:
- Elas contêm ácido fólico, um tipo de vitamina B necessário para a multiplicação celular. Seu uso é recomendado em mulheres gestantes.
- O potássio das framboesas é recomendado para tratar a hipertensão arterial, insuficiência renal, e doenças coronárias.
- A vitamina C é um poderoso antioxidante. Reduz o risco de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares, como evidencia a literatura científica atual.
Receitas deliciosas com framboesas
Agora sim. Chegamos ao ponto em que descobriremos formas incríveis de usar framboesas na alimentação diária, e sem culpa. Você também pode adicioná-las a uma dieta de perda de peso, porque a maioria de suas receitas é saudável.
Um vinagrete para saladas
Ingredientes
- 150 g de framboesas
- 375 ml de vinagre branco
Preparação
- Pegue uma jarra de vidro, encha-a de framboesas.
- Acrescente o vinagre.
- Deixe descansar por 1 dia.
- Use o preparo em marinadas, saladas, ou carnes assadas ao forno.
Não perca: Prepare esta receita de suco de maçã e aproveite seus benefícios para a saúde
Entrada com iogurte
O iogurte é um dos melhores alimentos para combinar com essa fruta.
Ingredientes
- 150 g de framboesas
- 250 g de iogurte grego ou queijo cremoso
Preparação
- Pegue uma xícara de frutas.
- Misture com o iogurte grego ou com o queijo cremoso, como preferir.
- Lembre-se de servi-la fria. Esta receita funciona como uma entrada perfeita e saudável, mas também pode ser consumida como um lanche no meio da manhã.
Sobremesa
Nas sobremesas podem ser ideais para comê-las devido ao seu delicioso sabor.
Ingredientes
- 250 g de iogurte grego
- 1 colher de sopa (15 g) de óleo de linhaça
- 125 g de framboesas
- 3 colheres de chá (21 g) de nozes
Preparação
- Misture o iogurte grego com o óleo de linhaça.
- Pique as framboesas e polvilhe com 1 colher de chá de açúcar.
- Coloque tudo em um copo e finalize colocando as nozes trituradas. Nós garantimos que o sabor desta receita é delicioso.
Incluir framboesas na dieta
Em suma, você pode comer qualquer variedade de framboesa e desfrutar dos enormes benefícios à saúde que ela traz. No entanto, lembre-se de consumi-las com moderação. Recomendamos que você tenha uma dieta balanceada e atividade física suficiente para manter a sua saúde em níveis ideais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bolignano D., Cernano V., Gembillo G., Baggetta R., et al., Antioxidant agents for delaying diabetic kidney disease progression: a systematic review and meta analysis. PLoS One, 2017.
- Carr AC., Maggini S., Vitamin C and immune function. Nutrients, 2017.
- Filippini T., Violi F., D’Amico R., Vinceti M., The effect of potassium supplementation on blood pressure in hypertensive subjects: a systematic review and meta analysis. Int J Cardiol, 2017. 230: 127-135.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.