Como fortalecer as unhas quebradiças

24 de dezembro de 2018
Não se esqueça de que as suas unhas não são instrumentos para abrir recipientes nem para raspar etiquetas. Todas estas ações acabam debilitando-as e fazendo com que se quebrem.

As suas unhas se quebram muito facilmente? Você não consegue manter as mãos tão bonitas quanto gostaria? Você sente que as suas unhas estão fracas e ficam lascadas com frequência? Descubra em seguida neste artigo como resolver esse problema e fortalecer suas unhas quebradiças com receitas caseiras.

Unhas quebradiças e fracas: por quê?

As tarefas domésticas, não usar luvas ao entrar em contato com produtos de limpeza, a falta de umectação, bem como os fungos e o frio são apenas algumas das razões pelas quais as unhas se quebram, e geralmente bem junto à pele, onde mais dói.

Como conseguir fazer com que suas unhas parem de quebrar? Para começar, tenha em mente estes conselhos e mude alguns de seus hábitos:

Lave os pratos sempre com luvas

Isso se aplica também para esfregar o piso, lavar as janelas, etc. Os produtos de limpeza contêm químicos que danificam a pele e as unhas. Além disso, estar em contato contínuo com água fria ou quente não é bom para as mãos.

Coma mais proteínas e ácidos graxos

Muitas vezes as unhas estão fracas porque faltam nutrientes para o organismo. Talvez seja preciso revisar a sua dieta. Portanto, comece a incluir carnes brancas, ovos, verduras de folhas verdes e soja para ingerir mais proteínas.

No caso dos ácidos graxos, eles podem ser encontrados nas nozes, nos laticínios, nos azeites e nas sementes.

Cuide da unha assim que ela quebrar

Se uma unha quebra, você pode lixá-la ou cortá-la, mas ela ficará diferente do resto. Outra dica é aplicar uma gota de cola própria para unhas e colocar um pedacinho de papel de saquinho de chá em cima. Assim que secar por completo, lixe e pinte com esmalte transparente.

Mantenha suas unhas curtas

Além de estarem na moda atualmente, as unhas curtas não se quebram com tanta facilidade. Também seria bom não raspar o esmalte quando ele começa a sair, pois isso debilita a superfície da unha.

Cuidado com os produtos para unhas

A acetona é muito agressiva com as unhas. Limite seu uso para uma vez por semana, ou busque outras alternativas, como por exemplo, óleos naturais.

Outra recomendação é evitar utilizar unhas postiças ou endurecedores, pois eles afinam a unha original e, ao serem retirados, arrancam parte da superfície da mesma. Além disso, não é ideal manter as unhas sempre pintadas. Deixe que elas descansem pelo menos um dia da semana (por exemplo, no domingo).

Recomendamos também a leitura: Diminua rachaduras nos pés com 7 remédios caseiros

Não use as unhas como ferramentas

As unhas não são tesouras, não abrem recipientes, não tiram etiquetas, não limpam superfícies. Portanto, para tudo isso, utilize os utensílios adequados. As tarefas cotidianas que são “solucionadas” usando as unhas acabam por debilitá-las.

Não roa as unhas e nem as coloque na boca

Além de não ficarem bonitas, as unhas roídas farão com que todos os germes e bactérias presentes nos dedos cheguem até a boca, ao mesmo tempo em que enfraquecem e amolecem as unhas.

Faça as unhas uma vez por semana

Você pode ir ao salão ou fazê-las sozinha em casa. Não se esqueça de fazer uma boa esfoliação, lixar e fazer massagens com óleos essenciais (ou azeite de oliva).

Recomendamos também a leitura: 5 soluções naturais para fortalecer o cabelo fino

Remédios naturais para unhas quebradiças

Além de alterar seus hábitos para melhorar a saúde das suas unhas, você pode aproveitar os benefícios da natureza com os seguintes remédios caseiros:

Cebola

cebola para fortalecer unhas quebradiças

Ajuda a fortalecer as unhas, bem como a evitar que se infeccionem ou se contagiem com fungos. O único a fazer é cortar uma cebola pela metade e introduzir os dedos na mesma durante cinco minutos.

Em seguida, fique pelo menos duas horas sem lavar as mãos. O ideal é fazer esse tratamento durante a noite, no mínimo três vezes por semana.

Alho

Tem propriedades similares as da cebola. Além disso, o alho também ajuda a fazer com que as unhas cresçam mais fortes e mais rapidamente.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 copo de água
  • Suco de um limão

Preparo

Amasse o dente de alho e coloque-o em uma panela com água. Assim que ferver, deixe que quase toda a água evapore. Em seguida acrescente o suco de limão e coloque a mistura em um recipiente com tampa, mantendo-o na geladeira durante duas horas.

Por fim, embeba uma bola de algodão e molhe cada unha (sem esmalte). Repita dia sim, dia não, sempre de noite para que o remédio atue até da manhã seguinte.

Azeite de oliva

azeite de oliva para fortalecer unhas quebradiças

Irá proporcionar força às suas unhas quebradiças e suavidade aos seus dedos.

Ingredientes

  • 1 colher de azeite de oliva (25 g)
  • 5 gotas de suco de limão

Preparo

Coloque o azeite em uma panela e aqueça a fogo lento. Assim que estiver morno, acrescente o limão.

Embeba uma gaze ou algodão e molhe as unhas. Deixe agir durante 5 minutos e, em seguida, coloque luvas de algodão. Durma com o preparo e, pela manhã, não é preciso enxaguar (o azeite já terá secado).

Cavalinha

Esta erva é perfeita para as unhas quebradiças. Ela pode ser usada sozinha ou misturada com outras plantas. Uma opção pode ser preparar um chá.

Ingredientes

  • 1 colher de cavalinha (10 g)
  • 1 copo de água fervendo (250 ml)

Preparo

Prepare a infusão normalmente e, assim que estiver morna, coe e coloque os dedos no copo durante 10 minutos. Esfregue também nas cutículas. Deixe secar sem enxaguar e repita quatro vezes por semana.

  • MICHIELIN, Eliane Maria Zandonai et al. Avaliação do processo de extração com fluido supercrítico da oleoresina de cavalinha (Equisetum arvense). 2002.
  • DA MOTTA, Elisabeth Flávia Roberta Oliveira. Fabricação de produtos de higiene pessoal. 2007.