Folha de uva: que benefícios tem?

A folha de uva é usada na culinária e na medicina natural devido à sua composição nutricional. Vamos lhe contar sobre seus principais usos e propriedades.
Folha de uva: que benefícios tem?
Maria Patricia Pinero Corredor

Escrito e verificado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor.

Última atualização: 08 maio, 2023

A folha de uva (Vitis vinifera) provém da planta da videira, a mesma de onde são extraídas as uvas. É usada em muitas cozinhas ao redor do mundo, seja para fins culinários ou medicinais. Especificamente, destaca-se como fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e água. Além disso, destaca-se pela sua versatilidade.

Embora possam ser consumidas frescas, também são vendidas embaladas, em rolos submersos em salmoura. Claro, seus usos e preparações podem variar de cultura para cultura. Você está interessado em saber mais sobre suas propriedades? Continue lendo!

Características e propriedades nutricionais

A videira (Vitis vinifera) está distribuída por todo o mundo, em inúmeras espécies. É uma árvore lenhosa e trepadeira, cujas folhas são grandes, lobuladas e ligeiramente recortadas nas bordas. Elas podem medir entre 12 e 15 centímetros. Elas são frequentemente usadas nas cozinhas turca, árabe, búlgara, grega e vietnamita.

Segundo uma análise da Universidade Complutense de Madrid, 100 gramas de folhas frescas de uva fornecem cerca de 15 gramas de hidratos de carbono. Esse valor é superior ao de qualquer outra folha, como espinafre, alface e repolho. Seu teor de açúcar livre é de 6,5 gramas por 100 gramas.

Outros valores nutricionais por 100 gramas são os seguintes:

  • Vitamina C, cerca de 200 miligramas nas folhas frescas. Quando cozidas, esses valores caem para 5 miligramas.
  • Fibra, 11 gramas.
  • Gordura, 2,12 gramas.
  • Proteína, 5,6 gramas.
folha de videira
A folha de videira é uma fonte de hidratos de carbono, vitamina C e proteínas. Além disso, fornece antioxidantes.

História das utilizações medicinais da folha de uva

Os usos medicinais da folha de uva começaram na França. O fitoterapeuta Leclerc defendeu seu uso como um remédio útil contra os desconfortos causados pela menopausa.

Além disso, os viticultores franceses costumavam coletar essas folhas para fazer infusões e emplastros. A infusão era tomada em pequenas doses, enquanto emplastros ou cremes eram aplicados nas pernas para aliviar o inchaço e a dor após um dia de trabalho.

Com o tempo, foi determinado que o extrato de folhas de uva possui uma alta concentração de componentes saudáveis, como antocianinas e flavonoides. De uma quantidade inicial de 4 a 6 partes de folhas secas, obtém-se 1 parte de extrato.

Benefícios da folha de uva

A presença de antioxidantes e outros componentes na folha da videira são benéficos para a saúde. A seguir, detalhamos seus principais efeitos.

Insuficiência venosa crônica

O extrato de folha de videira concentra compostos como flavonóides, que contribuem para uma ótima circulação sanguínea. De acordo com um estudo compartilhado na Vascular Pharmacology , esses agentes com capacidade antioxidante ajudam a reduzir a fisiopatologia das varizes e a regularizar o tônus venoso.

Baixa carga glicêmica

As folhas de uva têm uma carga glicêmica baixa, o que significa uma quantidade muito pequena de carboidratos por porção. Isso é considerado um indicador da qualidade da dieta.

De acordo com a revista Clinical Nutrition, o índice glicêmico é útil na avaliação e manejo dietético de diabéticos. Além disso, ajuda na prevenção de doenças crônicas.

Um número de carga glicêmica saudável para um adulto não diabético é 100 ou menos. As folhas de videira representam a melhor opção, especialmente para diabéticos ou pessoas com síndrome metabólica.

Constipação

O alto teor de fibras dessas folhas é do tipo insolúvel. Portanto, ajuda a prevenir a constipação e a proteger a mucosa intestinal.

A revista Hospital Nutrition declara que a fibra alimentar faz parte das dietas saudáveis recomendadas desde os primeiros anos de vida. Esta atinge o intestino grosso e é aproveitada por bactérias para formar certos produtos benéficos para o corpo.

Efeito anti-inflamatório e antioxidante

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes dos alimentos são coadjuvantes na prevenção de doenças crônicas. A esse respeito, foi determinado que os fitoquímicos da folha da uva favorecem o controle de processos inflamatórios; Elas também ajudam a lidar com os efeitos negativos dos radicais livres.

Como preparar a folha de uva?

É comum encontrar folhas de uva embaladas comercialmente. No entanto, você pode prepará-las em sua cozinha para garantir a qualidade.

  1. Para começar, lave as folhas com muito cuidado para remover os contaminantes do solo.
  2. Em seguida, selecione as folhas mais frescas e tenras para que mantenham sua suculência.
  3. Em seguida, ferva as folhas por alguns minutos, até que a cor mude para um marrom esverdeado.
  4. Mergulhe-as em água com gelo para finalizar o branqueamento.
  5. Enrole-as e coloque-as em um pote de vidro. Se preferir, pode usá-las nesse momento.
  6. Para mantê-las por mais tempo, prepare uma salmoura com 100 gramas de sal em 1 litro de água fervida.
  7. Em seguida, adicione o suco de meio limão grande e aqueça por 2 minutos.
  8. Adicione a salmoura ao recipiente de vidro e tampe enquanto estiver quente para cozinhar em banho-maria. Desta forma, as folha são esterilizadas e a sua duração pode ser de meses, desde que não seja destapada.

As folhas também são utilizadas frescas, como rolinhos recheados com carne, arroz, peixe, ovos cozidos, temperos e legumes. Estas são cozinhadas em água ou vapor, e são acompanhadas com molho de limão ou iogurte.

Folha de uva: que benefícios tem
A folha de uva é utilizada no preparo de rolinhos com carne, arroz, temperos, entre outros ingredientes.

Contraindicações

Recomenda-se não abusar do consumo de folhas de uva. Caso contrário, podem ocorrer distúrbios digestivos, como úlceras estomacais, azia, dores, entre outros. Como não há evidências suficientes sobre sua segurança, é aconselhável evitar sua ingestão durante a gravidez e lactação.

Você se atreve a experimentar esta comida? O consumo regular de folhas de uva pode contribuir para melhorar a qualidade nutricional da dieta. Claro, é importante incluí-las no quadro de uma dieta saudável e equilibrada. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu nutricionista de confiança.

Pode interessar a você...
Rabanete Preto: nutrientes, usos e benefícios potenciais
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Rabanete Preto: nutrientes, usos e benefícios potenciais

O rabanete preto é um vegetal com forte poder antioxidante cujo consumo é benéfico para a saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Revista por “nuestra salud”. Año XXI I I – Nº 270 – Octubre 2015. Impresión: Imprenta LUX S. A. Hipólito Irigoyen 2463 (3000) Santa Fe. Disponible en: http://www.colfarsfe.org.ar/newsfiles/octubre2015/pns-octubre-2015.pdf
  • Ortiz P. Tratamiento de la insuficiencia venosa crónica. El papel del extracto de hojas de vid roja. Offarm. 2004, Vol. 23. Issue 6, pages 94-100. Disponible en : https://www.elsevier.es/en-revista-offarm-4-articulo-tratamiento-insuficiencia-venosa-cronica-el-13063510
  • Caballero-Gutiérrez L, Gonzáles GF. Alimentos con efecto antiinflamatorio. Acta Med Peru. 2016;33(1):50-64
  • USDA. 2013. Nº 11974. Grapes Leaves Raw. Composition of Foods Raw Processed Prepared USDA. National Nutrient Database For Standard Reference.
  • Bárcena Oliveros; Á. Beteta Vicente; Mª. C. Matallana González y E. Torija Isasa Dpto. de Nutrición y Bromatología II. Facultad de Farmacia – Universidad Complutense de Madrid – Pza. Ramon y Cajal s/n. E-28040 Madrid. Valor nutritivo de la hoja de Vitis vinifera L. páginas 83-_88. Disponible en: http://www.sech.info/ACTAS/Acta%20n%C2%BA%2065.%20XIII%20Jornadas%20del%20Grupo%20de%20Horticultura/Alimentaci%C3%B3n%20y%20Salud%20II/Valor%20nutritivo%20de%20la%20hoja%20de%20Vitis%20vinifera%20L.pdf.
  • Alguire PC, Mathes BM. Chronic venous insufficiency and venous ulceration. J Gen Intern Med. 1997 Jun;12(6):374-83. doi: 10.1046/j.1525-1497.1997.00063.x. PMID: 9192256; PMCID: PMC1497122.
  • De Backer G. Epidemiology of chronic venous insufficiency. Angiology. 1997, 48(7):569-76. doi: 10.1177/000331979704800703. PMID: 9242154. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9242154/
  • Pablo Hernández, Claret Mata, Mary Lares, Yuly Velazco, Sara Brito. Índice glicémico y carga glucémica de las dietas de adultos diabéticos y no diabéticos. An Venez Nutr 2013; 26(1): 5 – 13.
  • Escudero Álvarez y P. González Sánchez. La fibra dietética. Nutr. Hosp. (2006) 21 (Supl. 2) 61-72. Disponible en: https://scielo.isciii.es/pdf/nh/v21s2/original6.pdf.
  • TOBAR-REYES, J. Refugio; FRANCO-MORA, Omar; MORALES-ROSALES, Edgar Jesús; CRUZCASTILLO, Juan Guillermo Fenoles de interés farmacológico en hojas de vides silvestres (Vitis spp.) de México Boletín Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromáticas, vol. 10, núm. 2, marzo, 2011, pp. 167-172 Universidad de Santiago de Chile Santiago, Chile

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.