Feng shui e aromaterapia para equilibrar a energia da casa

Você sabia que os aromas são uma parte fundamental para criar boas energias em sua casa? Aprenda a usar a aromaterapia e o feng shui a seu favor.
Feng shui e aromaterapia para equilibrar a energia da casa

Última atualização: 22 maio, 2022

A aromaterapia e feng shui podem ser combinados. A primeira é o uso de óleos essenciais, extraídos de plantas medicinais, para aproveitar seus efeitos benéficos na saúde física ou nas emoções. Por outro lado, “vento e água” é a tradução literal da famosa arte de criar ambientes equilibrados e harmoniosos, inventada pelos antigos chineses da região do Yangtze há mais de 3.000 anos.

Segundo um livro sobre os fundamentos do feng shui, trata-se de uma técnica que visa equilibrar as energias da casa, através da localização e escolha de objetos.

Nesse sentido, o feng shui e a aromaterapia são grandes aliados, pois as propriedades medicinais dos aromas podem ser combinadas para influenciar a energia da casa. Isso acontece porque o espaço não é apenas configurado com objetos visíveis, como móveis, mas luz, temperatura e cheiros também são fundamentais.

Como os cheiros influenciam a decoração da casa e o feng shui?

Os perfumes têm a capacidade de se conectar com o mais íntimo do ser. Além disso, o olfato está intimamente relacionado à memória.

Desta forma, um cheiro pode evocar memórias do passado e gerar emoções. Os aromas estão diretamente relacionados ao humor.

O objetivo da decoração da casa, a escolha dos objetos e sua localização é conseguir espaços confortáveis que proporcionem serenidade, harmonia e bem-estar. Nesse sentido, o feng shui busca equilibrar os elementos da natureza dentro dos lares.

Esses elementos são água, terra, fogo, madeira e metal. Os aromas pertencem ao fogo e têm a capacidade de ativar as energias chi dentro dos espaços.

Susanna Cots, uma das designers de interiores mais reconhecidas da Espanha, desenvolveu sua própria marca de perfumes para o lar.

O aroma é um dos nossos elementos invisíveis nos designs com que trabalhamos, que, juntamente com a luz, distribuição e energia da cor branca, permitem-nos reforçar os estados de espírito e promover o bem-estar em casa.

~ Susanna Cots ~
Difusores de aromaterapia em feng shui.
Os difusores de aroma podem ser integrados ao design para melhorar o bem-estar dos espaços domésticos.

Dicas para usar perfumes em casa

No feng shui, mudanças simples podem criar grandes transformações na forma como um lugar é percebido. Isto é precisamente o que acontece com os aromas. Embora pareçam invisíveis e imperceptíveis, têm um grande impacto nas sensações que temos.

Uma das dicas fundamentais para usar perfumes em casa é que eles sejam perceptíveis, mas não invadam. Ou seja, não devem competir excessivamente com os demais elementos do espaço. O melhor é que sejam fragrâncias frescas e sutis.

Por outro lado, é preciso entender que cada canto, cômodo ou sala de uma casa é projetado para realizar determinados tipos de atividades. Diferentes tipos de aromas são necessários para cada lugar.

Não basta ter um cheiro genérico para toda a casa. Assim como no feng shui existem certos tipos de regras a serem aplicadas ao fluxo de energia, cada cômodo merece um aroma que contribua para aquela área.

Por outro lado, um dos princípios fundamentais do feng shui é que tudo está vivo e está relacionado entre si. Em outras palavras, objetos domésticos podem influenciar nosso caráter e nossas sensações.

Tudo precisa fluir, como o movimento constante da vida.

Por esses motivos, as plantas são um objeto decorativo que costuma ser usado para promover o fluxo de chi nas casas. Nesse sentido, aqueles que geram aromas agradáveis, como rosas, lavanda ou jasmim, também podem ser excelentes opções.

Veja:  Florais de Bach para quem se sente sobrecarregado

Que aroma escolher para cada espaço?

Quando você decide que quer usar a aromaterapia em sua casa, o mais complicado é decidir quais aromas você vai ter em cada espaço. Por um lado, é necessário levar em conta que o cheiro seja agradável e  que gere sensações positivas. No entanto, também vale a pena considerar as propriedades de cada fragrância e sua influência no humor.

Salas de estar e jantar

A sala de estar é um dos lugares mais importantes para o fluxo de energia. É um local  de alto tráfego e onde os visitantes são recebidos.

O mesmo vale para a sala de jantar. Por esta razão, é uma área com muita atividade e requer fragrâncias estimulantes.

É conveniente que sejam aromas que não interfiram na alimentação, ou seja, que não estimulem demais o olfato, gerando náuseas. Aromas com notas cítricas, como laranja ou limão, pinho ou gengibre, funcionam muito bem.

Quartos

Os quartos são lugares de intimidade e descanso. Por isso, é necessário que os aromas se conectem com sensações agradáveis para quem ali dorme.

É indicado optar por fragrâncias que promovam o sono, relaxamento e descanso. Lavanda, camomila, jasmim, rosas e chá verde são ótimas opções.

Lavanda para feng shui.
A lavanda tem propriedades relaxantes, tornando-a ideal para quartos.

Fragrâncias para o hall de entrada

O hall de entrada é a área que dá as boas-vindas ao lar. No feng shui tem uma importância especial.

Por esta razão, é apropriado usar fragrâncias suaves que sejam agradáveis para a maioria das pessoas. Canela, cravo, tangerina ou bergamota são ótimas opções.

Os banheiros

Nos banheiros é conveniente ter fragrâncias frescas, como eucalipto, tea tree ou menta. Além disso, esses aromas ajudam a promover uma boa respiração e podem ser usados no chuveiro.

Opte por produtos saudáveis ao combinar feng shui com aromaterapia

O Feng shui e a aromaterapia não se concentram apenas em fatores estéticos. Eles procuram ter um impacto na saúde e nas emoções. Por isso, é importante que na hora de escolher suas essências você opte por produtos que sejam saudáveis.

Esse esclarecimento é necessário, pois muitas velas ou aromatizantes contêm ingredientes prejudiciais para os seres humanos e animais. Nesse sentido, é possível comprar óleos naturais, velas aromáticas de soja ou pot-pourri de pétalas de flores.

Pode interessar a você...
Decorar uma mesa com velas: as melhores ideias
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Decorar uma mesa com velas: as melhores ideias

Se você deseja decorar uma mesa de forma original, sem exigir muito esforço, as velas são a solução. Saiba mais neste artigo.