8 estratégias para fazer o tempo render mais

Saber administrar o tempo para ser mais produtivo é uma habilidade aprendida. Aqui estão algumas estratégias para a fazer o tempo render mais.
8 estratégias para fazer o tempo render mais

Última atualização: 08 Maio, 2021

Você sente que as horas do dia não são suficientes para fazer todas as tarefas pendentes? Se você é uma dessas pessoas, é hora de repensar a sua rotina. Se você quiser fazer o tempo trabalhar a seu favor, é essencial que controle seu tempo e seja disciplinado. A chave é gerenciar adequadamente as horas do dia. Se você não sabe como fazer isso, aqui estão algumas dicas para fazer o tempo render mais.

Possíveis razões pelas quais você não consegue fazer o seu tempo render

São vários os motivos que nos impedem de aproveitar ao máximo as horas do dia. A maioria tem a ver com a maneira como administramos o tempo. Entre os mais comuns, estão os seguintes.

Falta de organização

Você costuma fazer uma lista das suas tarefas pendentes e ordená-las por prioridade? Você agenda a execução das suas atividades com antecedência?

Se você ainda não experimentou, está na hora de criar o hábito. A organização das atividades é uma qualidade fundamental para que o tempo trabalhe a seu favor.

Pessoas que não sabem se organizar e têm muitas tarefas pendentes geralmente não sabem por onde começar. Além disso, elas priorizam as tarefas que não são tão urgentes. Assim, energia e esforço são investidos de forma errada.

Você desperdiça as suas horas na Internet

Existem muitas pessoas que passam muito tempo verificando as suas redes sociais ou navegando na Internet. Isso representa um problema, pois elas tendem a esquecer que existe uma realidade externa às telas e que existem tarefas a serem realizadas.

Você não consegue dizer “não”

Outra razão pela qual o tempo não rende pode ser o fato de que você se compromete e aceita muitas tarefas. No final, você ultrapassa os seus limites e compromete a qualidade do que faz.

Portanto, se você sabe que a sua agenda está apertada, evite oferecer ou aceitar mais atividades do que já tem. Uma etapa anterior é a organização e o reconhecimento dos limites.

Você faz muitas coisas ao mesmo tempo

É comum encontrar pessoas que realizam várias tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto estão respondendo a um e-mail, estão falando ao telefone e estão de olho no fogão para a comida não queimar.

Se você for uma dessas pessoas, é hora de começar a fazer as coisas em ordem e se concentrar em apenas uma. A multitarefa pode funcionar até certo ponto, mas você corre o risco de que algo dê errado.

Você se concentra em apenas uma coisa

O outro extremo é gastar muito esforço, tempo e concentração em apenas uma coisaIsso faz com que outras tarefas sejam feitas de forma descuidada. Não é ruim se dedicar a algo específico, mas o ideal é ser eficiente e terminar no menor tempo possível.

Se você sentir que não está progredindo em uma atividade, o ideal é passar para outra que siga a ordem de prioridades, e não se esquecer de terminar a anterior quando estiver mais disposto.

Mulher trabalhando de casa
O uso da Internet pode se tornar complicado se não for bem gerenciado. As redes sociais consomem tempo, e nem sempre somos produtivos nelas.

Estratégias para fazer o tempo render mais

A seguir, veremos 8 estratégias que podem fazer o tempo render mais. Algumas podem ser combinadas ​​com outras, e cada pessoa terá que definir se elas se adaptam ou não à sua agenda.

1. Faça uma lista com as suas prioridades

Na noite anterior ou no início do dia, anote tudo que você deseja alcançar naquele dia. Em seguida, dê a cada tarefa um nível de prioridade.

Por exemplo, coloque “urgente” para as atividades que devem ser realizadas nas próximas 24 horas, “Importante” para as que têm de ser feitas nos próximos dias, e “não urgente” para as que podem esperar mais. Isso permitirá que você se concentre nos itens mais relevantes.

2. Programe a execução das suas atividades

Depois de fazer uma lista com as suas obrigações, o ideal é programar o seu dia de forma eficiente. Isso significa que cada atividade e tarefa deve ter seu próprio espaço para ser executada em um determinado horário.

Além disso, determine o tempo que levará para concluí-las. Desta forma, você saberá tudo que precisa fazer e quanto tempo levará.

Tente começar o dia executando as atividades de maior prioridade e dificuldade. Nesse horário, estamos com mais energia e com a mente mais clara.

Da mesma forma, deixe o mais simples e o mais mecânico para o final. Com o passar do dia, você ficará mais sobrecarregado e o ideal é fazer aquelas coisas que exigem menos esforço.

3. Evite adiar as suas tarefas

Para poder fazer todas as tarefas pendentes do dia, evite adiar o máximo possível. A procrastinação fará com que as tarefas fiquem acumuladas e você sinta muito estresse por isso.

Em vez disso, tente terminar as suas obrigações com antecedência para que possa cuidar das complicações potenciais e ainda cumprir a sua programação.

4. Tenha sempre um tempo para você

Mesmo que você tenha muitas atividades pendentes, é fundamental reservar sempre um tempo para você, de preferência antes de começar o dia.

Desta forma, você aumentará os níveis de energia e estará mais preparado para enfrentar o estresse diário. Entre as atividades que você pode fazer, tente meditar durante 10 a 20 minutos ao acordar, fazer exercícios ou tomar um café da manhã saudável e nutritivo.

5. Prepare o que puder na noite anterior

Outra maneira de fazer o tempo render mais é otimizar o horário da manhã. Ou seja, na noite anterior, planeje as suas roupas, as refeições do dia e os materiais a serem utilizados no trabalho.

Isso o impedirá de precisar correr para encontrar o que precisa na hora de começar o dia.

6. Mantenha seu espaço de trabalho organizado e limpo

A ordem e a limpeza no local de trabalho permitem que as pessoas se sintam confortáveis ​​e mais produtivas. Evite perder tempo procurando coisas no meio da desordem.

Seja qual for o seu local de trabalho ou espaço para realizar as suas tarefas, o importante é que você sempre se certifique de que esteja limpo e arrumado.

Decoração do local de trabalho
Se o local de trabalho for organizado, você vai desperdiçar menos tempo nas suas tarefas.

7. Elimine as distrações

Uma das grandes distrações são as redes sociais e as mensagens dos dispositivos eletrônicos. Ao trabalhar, devemos evitar cair em tentação, pois eles podem nos distrair.

Se você tiver dificuldades, existem diferentes aplicativos que bloqueiam as redes sociais ou o e-mail pessoal enquanto você estiver trabalhando.

8. Durma cedo

Um bom descanso é vital para fazer o tempo render. Portanto, tente ir para a cama cedo, antes das 22 horas. Desta forma, você desfrutará dos benefícios de dormir e acordar com menos dificuldade.

Fazer o tempo render requer perseverança

O problema não é que o dia tenha poucas horas e as atividades sejam excessivas. Trata-se de conseguir se organizar e programar o tempo disponível.

Da mesma forma, é de vital importância conhecer as nossas capacidades e limitações. Isso nos permitirá não ficar confusos com tarefas que não iremos realizar.

Em suma, fazer com que o tempo trabalhe a seu favor depende de uma boa organização das tarefas e do cumprimento adequado delas. Se você conseguir fazer isso, vai se sentir muito melhor.

Pode interessar a você...
6 erros matinais que impedem de emagrecer
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 erros matinais que impedem de emagrecer

Uma das razões pelas quais as pessoas apresentam dificuldades para emagrecer é porque, pela manhã são cometidos erros que interferem com a dieta.