7 coisas que você deve fazer antes de adotar uma dieta vegana

2 de junho de 2020
A dieta vegana está na moda. É possível alcançar o objetivo de não incluir carne ou qualquer produto derivado de animais na alimentação. No entanto, para fazer uma grande mudança na dieta, o ideal é ir aos poucos.

A dieta vegana tem como princípio geral não consumir alimentos derivados de animais. A imersão no mundo vegano envolve mudanças profundas nos hábitos. Aqueles que optam por iniciar esse novo estilo de vida devem se informar e tomar precauções para não desistir no meio do caminho. Qual é a melhor estratégia para adotar uma dieta vegana?

O veganismo é uma tendência mundial que continua a ganhar adeptos, seja pelo amor aos animais ou pela busca de um novo modelo de cuidado da saúde integral. A conversão ao veganismo é uma decisão que, complementada pelo exercício físico, apresenta grandes vantagens para o corpo. No entanto, a transformação deve ser gradual e controlada.

O que você deve fazer antes de adotar uma dieta vegana

Antes de iniciar a mudança de uma dieta convencional para adotar uma dieta vegana, é importante considerar alguns aspectos relevantes. Dessa maneira, será mais fácil evitar uma mudança repentina demais para o corpo e garantir o bem-estar. Vamos ver 7 coisas para ter em mente ao adotar uma dieta vegana a seguir.

1. Um objetivo a médio prazo

A ansiedade tende a se tornar uma armadilha; algumas pessoas decidem abandonar a carne da noite para o dia. No entanto, os hábitos alimentares e emocionais impõem barreiras difíceis de ser superadas. É mais provável que você caia em tentação e depois se sinta culpado por não ter alcançado o objetivo.

Uma dieta vegana é mais fácil quando começa a ser feita passo a passo, sem prazos firmes ou demandas estruturadas que buscam acelerar o processo. Começar a incorporar receitas veganas uma ou duas vezes por semana na rotina alimentar favorece a transição. Também facilita o acesso a maiores variedades de alimentos e o conhecimento de alternativas.

Mulher comendo salada
Para ser bem-sucedido ao adotar uma dieta vegana, é importante fazer a mudança gradualmente. Dessa forma, o corpo terá tempo para se adaptar aos novos hábitos alimentares.

Listas de compras para adotar uma dieta vegana

A lista de compras do mercado deve começar com a troca de alimentos de origem animal por cereais, sementes e vegetais. Essa lista deve ser consciente e planejada; você precisa pensar com clareza no que é necessário para fazer as novas receitas e, principalmente, as que melhor se adequam ao seu paladar.

É positivo adicionar castanha de caju, sementes de gergelim, de linhaça e de abóbora, leites vegetais e produtos fermentados não lácteos ao cardápio veganoCom eles, é possível fazer queijos, molhos e muitas alternativas aos alimentos tradicionais.

Não deixe de ler: 4 alimentos veganos ricos em calorias

Análise de pratos favoritos

O processo de adaptação da alimentação deve ocorrer pouco a pouco. Primeiro, analise quais refeições vegetarianas já estão incorporadas à sua rotina em casa. Segundo, escolha quais pratos você deve transformar para torná-los veganos. É muito fácil encontrar receitas veganas alternativas para substituir pratos à base de carne.

Planejamento semanal das refeições

O hábito de fazer uma lista de possíveis almoços e jantares durante a semana também ajuda a organizar a dieta vegana. A conscientização das refeições previne que você caia na armadilha de um prato rápido à base de carne por ser o que está acostumado a comer.

O momento de pensar em cada opção permite visualizar as alternativas mais válidas e saborosas ao mesmo tempo. Dessa forma, você pode substituir um iogurte por leite de soja ou criar um novo prato recomendado por alguém. A ideia é ter um guia que organize os alimentos de acordo com o que você busca.

Planeje seu cardápio semanal
Para manter uma dieta vegana, é importante aprender a planejar um cardápio. Dessa forma, a qualidade nutricional dos pratos será garantida e, além disso, você pode buscar alternativas deliciosas e variadas.

Acesse informações sobre os nutrientes oferecidos pelos alimentos

Carne, laticínios e outros alimentos que serão substituídos são grandes fornecedores de nutrientes, vitaminas e minerais. É importante estar informado sobre os produtos que podem satisfazer o corpo com essas mesmas contribuições. Por exemplo, o leite e seus derivados são uma fonte de cálcio que deve ser substituída por outros alimentos ou suplementos.

Leia também: Alimentos não permitidos em uma dieta vegana

Adotar uma dieta vegana tendo variedade e criatividade como base

Uma das principais coisas a fazer ao adotar uma dieta vegana é ter criatividade nas receitas. Os pratos devem ser variados para que você não enjoe; não é saudável nem agradável comer sempre a mesma coisa, e isso pode levá-lo a desistir.

Além disso, a adoção de um novo hábito alimentar inclui a vontade de experimentar novas opções; é uma maneira de reeducar o paladar e expandir a capacidade gustativa. A quantidade de novas receitas deliciosas é surpreendente!

Incluir novas fontes de informação

Os rótulos dos alimentos encontrados nos supermercados contêm informações importantes sobre os diferentes produtos. Existem também associações veganas online e outras páginas que fornecem suporte. É muito fácil participar desses grupos e fazer perguntas, aprender novas receitas e experiências.

Por fim, vale ressaltar que uma dieta vegana é benéfica para a saúde integral. No entanto, independentemente da sua alimentação, recomenda-se fazer um check-up médico de tempos em tempos para ficar tranquilo no que diz respeito ao consumo de nutrientes importantes.

  • unionvegetariana.org. 2017. Dieta vegana equilibrada, de la teoría a la práctica. Extraído de: https://unionvegetariana.org/wp-content/uploads/2017/08/dieta_vegetariana_equilibrada.pdf
  • María Josefa Andreu Ivorra. 2015. Nutrición y salud en la dieta vegana. Extraído de: http://openaccess.uoc.edu/webapps/o2/bitstream/10609/58407/3/fandreuiTFM211216.pdf
  • Andreu, M. J. (2015). Nutrición y salud en la dieta vegana.
  • Craig, W. J. (2009). Health effects of vegan diets. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.2009.26736N