Mejor con Salud
 

3 fatores a serem considerados para perder peso

Além da dieta e do exercício, existem outros fatores que foram apontados como coadjuvantes quando se trata de perder peso.
3 fatores a serem considerados para perder peso

Levar uma dieta ao extremo é um erro comum entre as pessoas que querem perder peso. De fato, como destacado por um estudo publicado na revista Nutrientspesquisadores, nutricionistas e profissionais de saúde têm questionado a eficácia de muitas dietas populares para perder peso, uma vez que, muitas vezes, apresentam riscos à saúde. Então, quais fatores devem ser considerados para perder peso? Nós os revelamos a seguir.

Fatores importantes quando se trata de perder peso

Muitas pessoas acreditam que perder peso significa eliminar determinados alimentos da dieta e passar horas e horas na academia. Perder peso se torna algo chato, pesado e até quase um pesadelo para alguns. De fato, realizar exercício físico é essencial para a saúde e para perder peso, mas levar dietas ao extremo nunca é.

Assim, de acordo com uma pesquisa publicada em International Journal of Research in Medical Sciences, a melhor maneira de obter resultados positivos e duradouros é introduzindo mudanças em nossa alimentação. Além disso, é fundamental ser consistente com os hábitos saudáveis, pois é a única forma de manter um peso equilibrado.

Além da dieta e do exercício, existem outros fatores que foram apontados como coadjuvantes quando se trata de perder peso. Abaixo, nós os mencionamos em mais detalhes.

1. As gorduras nem sempre são o problema

O azeite de oliva extra virgem é uma das melhores fontes de gordura para a dieta alimentar.

Muitas pessoas acreditam que uma dieta para emagrecer implica inevitavelmente a eliminação de gorduras da alimentação. No entanto, as gorduras nem sempre são um problema. Da mesma maneira que existem carboidratos bons e carboidratos ruins, existem gorduras saudáveis ​​e benéficas e outras prejudiciais.

Como aponta a uma pesquisa publicada em Nutrition Journal, as “gorduras boas” ajudam a manter o organismo em seu estado adequado de funcionamento. Além disso, favorecem a eliminação das gorduras prejudiciais. De fato, são tão importantes que o sistema nervoso é composto por um alto conteúdo delas.

Devemos entender, então, que se o cérebro estiver com um déficit de gorduras saudáveis, seu mau funcionamento pode afetar todo o organismo. Isso pode significar sérias consequências para a saúde. Portanto, é importante estar ciente de que não é correto eliminar todas as gorduras da dieta.

Leia também: Acrescente estes 6 alimentos à dieta para consumir gorduras saudáveis

2. Controle o consumo de calorias

Sem dúvida, controlar a ingestão de calorias é essencial para seguir corretamente uma dieta e manter uma alimentação equilibrada. Para perder peso progressivamente, é necessário ter controle sobre a quantidade de calorias que ingerimos.

Isso não significa que devemos contar cada caloria consumida, mas é fato que perder peso é, em suma, a diferença entre as calorias consumidas e as calorias gastas. Portanto, devemos saber qual tipo de alimento tem um maior número de calorias.

Em termos gerais, a quantidade de energia consumida ao longo do dia deve estar equilibrada entre a ingestão de proteínas, gorduras saudáveis ​​e carboidratos.

De acordo com a Sociedade Espanhola de Nutrição, em geral, devemos comer diariamente todos os grupos alimentares, distribuídos da seguinte maneira: 57% pode ser de carboidratos, 25% a 30% de gorduras e 15% de proteínas.

No entanto, cada organismo é diferente, por isso, cada um precisa de uma quantidade diferente de calorias para o seu metabolismo basal. Além disso, a quantidade de atividade física realizada determina se precisamos de mais calorias para o nosso organismo funcionar corretamente e quais macronutrientes necessitamos.

3. Beber água o suficiente

Outro fator importante quando se trata de perder peso é manter uma hidratação adequada. Segundo uma publicação da revista Obesity, a água nos ajuda na hora de perder peso, principalmente ao contribuir para uma maior sensação de saciedade. Dessa forma, fará com que evitemos o consumo excessivo de alimentos.

Se estivermos tentando perder peso, é recomendável beber um copo de água 15 ou 20 minutos antes de qualquer refeição. Isso, além de nos ajudar a ficar mais hidratados, diminuirá ligeiramente a sensação de fome.

Da mesma forma, a água pode ser especialmente útil quando sentimos algum desejo por comida entre as refeições. Nesses momentos, a água também pode nos vencer a superar a fome e a sensação momentânea de ansiedade.

Pode te interessar: 5 erros de hidratação mais comuns

Evite qualquer medida drástica, pela sua saúde

Com essas dicas simples, você poderá seguir de maneira adequada qualquer dieta para perder peso. Não é necessário chegar aos extremos em nenhum momento nem realizar práticas contraproducentes. Além disso, consultar um nutricionista sempre poderá ajudar a obter os melhores resultados e mantê-los.

Não esqueça que o exercício físico também é básico. Não é benéfico apenas para perder peso, mas também para a sua saúde em geral.

Uma dieta perfeita para perder peso rapidamente

Uma dieta perfeita para perder peso rapidamente

Neste artigo compartilhamos uma interessante dieta para perder peso rapidamente, mas de forma saudável. Não deixe de conferir!



  • Anton SD, Hida A, Heekin K, et al. Effects of Popular Diets without Specific Calorie Targets on Weight Loss Outcomes: Systematic Review of Findings from Clinical Trials. Nutrients. 2017;9(8):822. Published 2017 Jul 31. doi:10.3390/nu9080822
  • Soeliman FA, Azadbakht L. Weight loss maintenance: A review on dietary related strategies. J Res Med Sci. 2014;19(3):268–275.
  • Mifflin MD1, St Jeor ST, Hill LA, Scott BJ, Daugherty SA, Koh YO., “A new predictive equation for resting energy expenditure in healthy individuals”, Am J Clin Nutr. 1990 Feb;51(2):241-7.
  • Beeken RJ, Leurent B, Vickerstaff V, et al. A brief intervention for weight control based on habit-formation theory delivered through primary care: results from a randomised controlled trial. Int J Obes (Lond). 2017;41(2):246–254. doi:10.1038/ijo.2016.206
  • Liu AG, Ford NA, Hu FB, Zelman KM, Mozaffarian D, Kris-Etherton PM. A healthy approach to dietary fats: understanding the science and taking action to reduce consumer confusion. Nutr J. 2017;16(1):53. Published 2017 Aug 30. doi:10.1186/s12937-017-0271-4
  • Dennis EA, Dengo AL, Comber DL, Flack KD, Savla J, Davy KP, Davy BM., “Water consumption increases weight loss during a hypocaloric diet intervention in middle-aged and older adults”, Obesity (Silver Spring). 2010 Feb;18(2):300-7.