Faça seus próprios cremes antirrugas caseiro

· 1 de abril de 2015
O óleo essencial de rosa mosqueta nos ajuda a esconder cicatrizes e regenera a pele. Ao estimular a produção de colágeno, ele também nos permite prevenir e reduzir linhas de expressão e rugas.

Os cremes antirrugas convencionais contêm ingredientes químicos que às vezes podem causar reações negativas na pele. Os cremes naturais, por outro lado, podem ser mais benéficos, mas geralmente possuem um preço bastante elevado.

Neste artigo apresentaremos uma alternativa: você pode elaborar em casa seu próprio creme antirrugas de maneira simples e com ingredientes naturais. Além disso, o preço será muito menor, e você pode até fazer quantidades extras e dar de presente para as suas amigas. Que tal experimentar?

O tipo de pele

Esse antirrugas foi pensado especialmente para peles normais ou secas, peles sensíveis ou com tendência ao aparecimento das rugas. Entretanto, não o recomendamos para mulheres com menos de 25 anos, ou pessoas que tenham a pele oleosa.

Os ingredientes propostos são muito nutritivos e podem hidratar de forma profunda, proteger a pele dos radicais livres e promover a regeneração das células.

A seguir, explicaremos os principais benefícios destes ingredientes.

Óleo de coco

O óleo de coco vem sendo comentado em diversos artigos de saúde; graças a suas incríveis propriedades tanto como um alimento quanto como um cosmético.

Seu uso tópico é excelente para peles mistas, já que hidrata e também é absorvido com facilidade. Além disso, ele deixa uma textura suave e um aroma delicado.

Nesta receita, ele será um dos ingredientes básicos, ao qual iremos acrescentar outros com propriedades mais específicas para o tipo de pele que queremos tratar.

Cremes antirrugas de coco

Cera de abelha

A cera de abelha é outro ingrediente básico, já que nos permite elaborar um cosmético mais denso. O óleo de coco é ideal quando a temperatura é fria, mas se derrete facilmente com o calor.

Por isso iremos combiná-lo com a cera de abelha. Além disso, ajuda a eliminar as impurezas da pele e a atenuar possíveis manchas.

Óleo de rosa mosqueta

Um dos ingredientes mais potentes deste creme é o conhecido óleo de rosa mosqueta, que tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos; graças às suas propriedades anti-idade.

Seu conteúdo rico em vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes ajuda a estimular a produção de colágeno, bem como prevenir e reduzir as linhas de expressão e as rugas.

Bem como ajuda a combater as manchas, as estrias, a pele seca, a irritação e os efeitos nocivos do excesso de exposição ao sol. Além disso, também tem um alto poder de regeneração da pele, o que ajuda a renovar as células cutâneas.

À noite, podemos aplicar este óleo diretamente sobre a pele antes de dormir, mas pela manhã será muito mais prático e discreto aplicar a receita que proporemos a seguir.

Vitamina E

A vitamina E é benéfica tanto quando consumida oralmente quanto usada de forma tópica. Ademais, permitirá conservar melhor os cremes antirrugas, já que atua como um verdadeiro conservante natural.

Também tem propriedades antioxidantes e rejuvenescedoras para a pele, além de nos proteger dos radicais livres.

Óleos essenciais

Finalmente, para completar esta receita não podem faltar os óleos essenciais, que trazem um delicioso aroma e potencializam as propriedades dos ingredientes.

Recomendamos especialmente o óleo essencial de gerânio; que também é um grande regenerador cutâneo. Como também o de rosas, que dará um perfume ao creme e irá proporcionar firmeza à pele.

Elaboração dos cremes antirrugas

Óleo de coco e cremes antirrugas

Coloque em um recipiente os seguintes ingredientes:

– 20 ml de óleo de coco
– 30 ml de cera de abelha

Coloque ambos em banho-maria, para que comecem a se fundir pouco a pouco, e misture com a ajuda de uma espátula ou utensílio de madeira, cerâmica ou vidro.

Quando estiverem totalmente mesclados, apague o fogo e imediatamente adicione o restante dos ingredientes:

– 5 ml de óleo de rosa mosqueta
– 5 ml de vitamina E
– 5 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)
– 5 gotas de óleo essencial de rosas (opcional)

Basta misturar bem e deixar esfriar. Recomendamos mantê-lo conservado na geladeira para que dure por mais tempo.

Se você vive em um lugar muito quente ou quer conservá-lo fora da geladeira, uma opção é acrescentar uns 10 ou 15 ml a mais de cera de abelha.

Por outro lado, se a preferência é por uma textura um pouco mais líquida, você pode aumentar um pouco a quantidade de óleo de coco e reduzir a de cera de abelha.

Experimente diferentes quantidades e combine-o com outros ingredientes para descobrir novas receitas de cremes antirrugas.