Expectore com gengibre

· 9 de março de 2019
As propriedades dessa raiz não se limitam à cozinha. Muitas de suas aplicações são constatadas na saúde do corpo.

O gengibre é uma planta herbácea com origem asiática. Na verdade, é uma raiz, tem um gosto forte, bem picante e é largamente utilizado na culinária, como tempero.

Ao primeiro sinal de resfriado, tome chá de gengibre

Em caso de resfriado, essa raiz em forma de chá deve ser tomada 2 vezes ao dia. Como fortalece o sistema imunológico; ajuda o corpo a combater o vírus da gripe.

Indicado para quadros de bronquite

Essa raiz atua no sistema respiratório positivamente, porque elimina o muco que impede a passagem o ar, muito comum em casos de bronquite.

Em caso de tosse, faça um xarope

Durante o período de tosse, faça um xarope caseiro com mel e gengibre. Basta cortar o gengibre do tamanho de uma noz, pique e coloque dentro do mel. Quando verificar a liquidificação do mel, o xarope estará pronto para ser consumido.

Ótimo para a garganta

Até hoje, os cantores usam a raiz para aliviar a garganta fazendo gargarejo com ela. Também é muito útil para inflamação de garganta. Basta ferver meio litro de água, colocar 2 colheres de chá dessa raiz ralada. Mas, atenção, para não perder o valor do gengibre, não deixe a raiz ferver, ao colocar a planta, apague logo o fogo. Tome 10ml 5 vezes ao dia.

Recomendamos: Mau hálito: combata-o com salsa e cravo-da-índia

Massagem corporal

9546360337_8267ec95aa_b

Os benefícios da massagem aliados ao óleo dessa raiz são inúmeros. Além dos efeitos relaxantes, a massagem com óleo de gengibre é indicada para dores reumáticas e musculares (artrite, gota, reumatismo), antiespasmódico e expectorante das vias respiratórias (tosses, bronquite, asma), estomacal e digestivo (indigestões, digestões pesadas), febres, problemas circulatórios (varizes, pés e pernas cansadas).

Para evitar vômitos na gravidez

Os médicos têm indicado doses diárias dessa raiz para evitar vômitos e náuseas durante a gravidez. O melhor é que essa raiz não tem a menor contraindicação para a gestação.
O gengibre age no sistema nervoso central, inibindo os receptores da serotonina e exercendo efeitos antieméticos (que inibem o vômito).

Para o cabelo e a pele

O gengibre é recomendado também para o cabelo e para a pele como hidrante. Já existe no mercado um spray com o nome Awapuhi, feito de gengibre havaiano. Mas você pode usar também em forma de cápsulas, tomando uma vez por dia. Por sua ação antioxidante, essa raiz ajuda a prevenir rugas.

Leia também: 3 remédios com ovo para hidratar os cabelos secos

gengibre

Como comprar e armazenar

Quando for comprar essa raiz, procure a que não esteja enrugada, prefira as que têm a casca mais lisinha. Evite pedaços sem cor e com pontas mofadas. Quando está velha, perde seu sabor forte. Guarde na geladeira em um saco plástico, dura semanas.

Imagem 1 oferecida por -Chefmax.

Imagem 2 oferecida por Float in Spa.

Vasala, P. A. (2012). Ginger. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.319