Conheça alguns expectorantes naturais

· 8 de outubro de 2013
Muita gente sofre com muco nos pulmões. Além de contar com os tratamentos tradicionais, conheça alguns expectorantes naturais a seguir.

Muitas pessoas no mundo inteiro apresentam problemas respiratórios. Com isso, o muco, que é a substância expelida pelo nosso corpo com a finalidade de combater possíveis infecções, aumenta.  Conheça a seguir vários expectorantes naturais, para melhorar a mucosidade.

Porém, o que muita gente não sabe, existem algumas ervas e determinados alimentos que ajudam a eliminar o muco através da expectoração; que é a melhor maneira da pessoa desobstruir as vias aéreas.

Alimentos como romã, alho e cebola; bem como ervas como gengibre, eucalipto e alecrim são importantíssimos aliados. Estes, juntamente com o tratamento tradicional, podem eliminar o muco rapidamente.

Ponto de atenção

Nem todos os remédios que são indicados para o tratamento da tosse, muito comum em gripes e resfriados, são expectorantes e combatem as infecções.

Parte considerável agem apenas como supressores, ou seja, servem para diminuir a incidência da tosse. É claro que são normalmente indicados para tratamento da tosse seca.

Propriedades expectorantes dos alimentos

Alho e Cebola

O alho apresenta em sua composição alicina, bactericida que auxilia no combate à infecções causadas por bactérias. 

Pode ser consumido cru em média três vezes ao dia, inalado no vapor ou esfregado no peito.

Já a cebola, às vezes simplesmente cortar uma cebola crua já é de grande valia para o tratamento do muco.

O bulbo presente na cebola também apresenta funções bactericidas.

Para o tratamento do catarro, uma boa alternativa é colocar algumas fatias de cebola misturadas ao mel dentro de um frasco de vidro na geladeira.

Basta comer a cebola, que terá seu sabor alterado para ajudar na melhora dos problemas respiratórios.

Cebola é expectorante
O bulbo presente na cebola também apresenta funções bactericidas

Romã

É fonte de polifenois que são responsáveis por ajudar no combate as inflamações e aos radicais livres. Bem como também é fonte de vitamina C, que é um excelente e poderoso antioxidante.

Alcaçuz

Mesmo que seja um expectorante natural, ajuda a acalmar a garganta quando está irritada, suprimindo a tosse.

Um chá com apenas meia colher de chá da raiz, em média três vezes ao dia, melhora a respiração. Outra alternativa é fazer uso de pastilhas de alcaçuz.

CUIDADO! Caso sua pressão arterial seja elevada, o consumo de alcaçuz é totalmente contraindicado.

Eucalipto

Apresenta propriedades poderosas descongestionantes. Usar algumas gotinhas de eucalipto em uma panela com água fervendo e inalar o vapor a fim de descongestionar as vias respiratórias é uma excelente opção.

Alecrim

Tem um grande nível de óleos essenciais e ácidos orgânicos fundamentais ao nosso corpo. É preciso ter o cuidado de não consumir a noite, pois consegue alterar os hábitos do sono.

Gengibre

Seus extratos servem como estimulantes dos centros vasomotor e respiratório. Bem como apresentam consideráveis substâncias anti-inflamatórias.

Contudo, para quem apresenta problemas de cálculo biliar, o consumo não é muito indicado.

O gengibre tem propriedades expectorantes.
É contraindicado para quem apresenta problemas de cálculo biliar.