Exercícios de Kegel para homens

Os exercícios de Kegel são bem conhecidos pela sua utilidade para as mulheres grávidas. No entanto, eles também podem ser úteis para os homens em certas circunstâncias. Descubra mais detalhes a seguir.
Exercícios de Kegel para homens

Última atualização: 23 Abril, 2021

Embora os exercícios de Kegel para homens não sejam tão conhecidos quanto a sua aplicação em mulheres grávidas durante a gestação, na verdade qualquer pessoa pode fazê-los. Os que podem ser realizados por homens não são diferentes daqueles feitos por mulheres e oferecem o mesmo tipo de benefício.

Os profissionais recomendam os exercícios de Kegel ​​para exercitar o assoalho pélvico. Isso é muito útil na prevenção de problemas de incontinência urinária e fecal. Quando o problema já existe, pode ajudar a amenizá-lo ou, pelo menos, interromper o seu desenvolvimento. Além disso, podem melhorar a atividade sexual.

Benefícios da realização de exercícios de Kegel para homens

Os exercícios de Kegel são muito benéficos para os homens. Ao fortalecer os músculos do assoalho pélvico, vários benefícios são alcançados. Os músculos dessa região são tonificados, o que ajuda a prevenir problemas de incontinência ou a melhorar essa condição, se for o caso.

Eles podem ser especialmente interessantes para os homens antes e depois da remoção cirúrgica da próstata, e também no caso de diabetes e bexiga hiperativa. Nessas situações, geralmente ocorre um enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico, então tudo que for feito para fortalecê-la será muito benéfico.

Por outro lado, os exercícios de Kegel intervêm nos músculos envolvidos na relação sexual. No caso dos homens, eles podem ajudar a tratar a disfunção erétil e prevenir a ejaculação precoce. Eles também aumentam a intensidade dos orgasmos.

Consulta com urologista
Homens mais velhos com problemas de próstata podem se beneficiar dos exercícios de Kegel.

Você também pode estar interessado: Drogas e disfunção erétil: existe uma relação?

Como identificar os músculos do assoalho pélvico?

Identificar os músculos do assoalho pélvico é essencial para fazer os exercícios de Kegel corretamente. Isso é muito simples; basta parar de urinar e contrair os músculos usados ​​para evitar a expulsão dos gases.

Com essa simples manobra, pode-se detectar os tecidos envolvidos. Além disso, se ao fazê-la eles descobrirem que mal conseguem conter a micção, terão uma visão clara da necessidade de treinamento naquela região.

Uma vez identificados os músculos do assoalho pélvico, os exercícios podem ser feitos em qualquer posição. Porém, o mais fácil é fazê-los deitado.

Como fazer os exercícios de Kegel?

Os exercícios de Kegel são muito simples de fazer e não requerem nenhum tipo de aparelho ou instrumento para ser executados. Várias sessões curtas por dia oferecem ótimos resultados.

Uma vez que o homem localize os músculos do assoalho pélvico, ele deve contrair (imitando o gesto que faria para conter a urina e os gases) por alguns segundos (até 5) e relaxar. Isso já é um exercício de Kegel. O ideal é fazer entre 10 e 20 repetições até três ou quatro vezes ao dia.

Além disso, é importante respirar normalmente, evitando prender a respiração. Também é essencial contrair com força, imaginando que o músculo está levantando. Evite mobilizar os músculos dos glúteos, coxas ou estômago.

Não deixe de ler: O assoalho pélvico masculino

Essa prática pode melhorar a vida sexual?

Um dos grandes benefícios dos exercícios de Kegel é que eles podem melhorar significativamente a vida sexual de homens e mulheres. Além disso, eles ajudam em certos problemas de disfunção sexual masculina.

A esse respeito, este estudo sugere que os exercícios de Kegel para homens melhoram a função erétil, o controle da ejaculação e a intensidade do orgasmo. No caso deste estudo, os homens com prostatite crônica e síndrome da dor pélvica crônica foram os que mais se beneficiaram.

Os profissionais recomendam os exercícios de Kegel para homens com problemas de disfunção erétil. A razão é que eles fortalecem o músculo bulbocavernoso, que permite que o pênis se encha de sangue durante uma ereção, bombeie durante a ejaculação e esvazie a uretra após a micção.

Incontinência urinária
Os exercícios de Kegel podem ajudar a controlar a incontinência urinária em homens com este problema.

Estes exercícios devem ser feitos regularmente

Seja como prevenção ou como remédio, os exercícios de Kegel trazem muitos benefícios para os homens que os praticam regularmente. Dada a simplicidade da sua execução e o pouco tempo que exigem, o esforço vale a pena.

Ao associá-los a qualquer outro hábito estabelecido (como escovar os dentes), é fácil introduzi-los na rotina diária. Assim, eles ajudam não apenas a melhorar o controle do esfíncter, mas também a fortalecer a função erétil e prevenir a ejaculação precoce. Esses são três problemas comuns na população masculina na terceira idade.

Pode interessar a você...
Disfunção erétil
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Disfunção erétil

A disfunção erétil é um problema que afeta mais de 50% dos homens com mais de 60 anos. Muitas vezes o médico não é consultado por vergonha.



  • Staff, M. C. (2012). Kegel exercises for men: Understand the benefits – Mayo Clinic. Disponible en: http://www.mayoclinic.org/kegel-exercises-for-men/ART-20045074?p=1
  • Uravylioglu A, Kutlutürkan S, Kılıç D. Effect of Kegel exercises on prevention of urinary and fecal incontinence in patients with prostate cancer undergoing radiotherapy. Annals of Oncology. 2019 ;30:v838. Disponible en: https://www.annalsofoncology.org/article/S0923-7534(19)60242-5/pdf
  • Bridgeman, Bruce, and Steven G. Roberts. “The 4-3-2 method for Kegel exercises.” American journal of men’s health 4.1 (2010): 75-76.
  • Ferreira, C.H.J., Dwyer, P.L., Davidson, M. et al. Does pelvic floor muscle training improve female sexual function? A systematic review. Int Urogynecol J 261735–1750 (2015). Disponible en: https://doi.org/10.1007/s00192-015-2749-y
  •  Sharif H, Puppo V, El Fekih M. Importance of Kegel Exercises for Male and Female Sexuality and Prevention of Vaginismus. The Journal of Sexual Medicine. 2017;14(5):e340. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.jsxm.2017.04.604
  • Cohen D, Gonzalez J, Goldstein I. The Role of Pelvic Floor Muscles in Male Sexual Dysfunction and Pelvic Pain. Sexual Medicine Reviews. 2016;4(1):53-62. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.sxmr.2015.10.001
  • Kegel Exercises for Men: What are Kegel Exercises? Kegel FAQs| UCLA Urology. Uclahealth.org. 2020. Disponible en: https://www.uclahealth.org/urology/prostate-cancer/kegel-exercises-for-men
  • Nazarpour, Soheila, et al. “Effects of sex education and Kegel exercises on the sexual function of postmenopausal women: a randomized clinical trial.” The journal of sexual medicine 14.7 (2017): 959-967.