5 remédios caseiros para tratar a disfunção erétil
A inclusão de alguns alimentos e remédios naturais em nossa rotina pode nos ajudar a combater a disfunção erétil de maneira eficaz. Além disso, é essencial não ficar obcecado e manter o bom humor.

A disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de obter ou manter uma ereção. Esse problema, que afeta os homens, pode levar a distúrbios emocionais significativos se não for resolvido. Você quer descobrir remédios naturais para tratar a disfunção erétil?
Remédios para tratar a disfunção erétil
1. Maca peruana
A maca peruana é um tubérculo andino nativa do Peru. É consumido lá como alimento. No entanto, é cada vez mais popular em todo o mundo como um complemento, pois é um alimento muito energético.
De acordo com este estudo da Universidade Peruana Cayetano Heredia, a maca peruana atua como um regulador hormonal natural, tanto para homens quanto para mulheres, qualquer que seja o distúrbio que estivermos sofrendo. Devemos consumi-la todos os dias para produzir os efeitos desejados.
Só precisamos ter em mente que algumas pessoas podem ficar um pouco nervosas. Obviamente, como outros componentes, a maca não é recomendada na gravidez, lactação ou em caso de qualquer doença que tenha um componente hormonal (incluindo diferentes tipos de câncer).
Quer saber mais? Leia: Os 7 interessantes benefícios da raiz de maca peruana para a mulher
2. Gingko biloba
O gingko biloba é uma planta medicinal com diversos usos. A sua principal virtude é a capacidade de oxigenar o corpo, principalmente as extremidades. Por esse motivo, é prescrito para melhorar distúrbios cerebrais, má circulação nas mãos e pés e promover um bom suprimento de sangue para os órgãos genitais.
Isto é afirmado neste estudo pela Universidade Clínica de RWTH Aachen (Alemanha).
No entanto, o gingko biloba não deve ser tomado por mais de 3 meses seguidos. Para que continue a ter efeito e não nos prejudique, devemos fazer uma pausa e consumi-lo em temporadas.
Podemos descansar por 1 ou 2 meses e tomá-lo novamente ou combiná-lo com outros suplementos. Pergunte ao seu médico sobre isso.
3. Aveia
Outro remédio natural recomendado para tratar a disfunção erétil é a aveia. Este alimento contém avenacosídeos e L-arginina, dois componentes que equilibram os níveis de testosterona e melhoram a irrigação dos vasos sanguíneos do aparelho sexual masculino. Isto é afirmado neste estudo pelo Hospital Gleneagles (Singapura).
Além disso, a aveia pode nos ajudar de duas maneiras complementares. Por um lado, acalma o sistema nervoso, combatendo distúrbios como estresse e ansiedade (de acordo com essa pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Austrália). Por outro lado, nos proporciona uma grande quantidade de energia e vitalidade.
4. Mel e canela
A combinação de mel e canela é um remédio antigo para muitas doenças. Entre eles, é uma solução rápida e eficaz para aumentar a libido em homens, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia.
Ao escolher a canela, devemos garantir que seja a canela de Ceilão, conforme sugerido por essa pesquisa realizada pela Universidade Islâmica Azad (Irã). Esta é a variedade com as propriedades mais medicinais e que não implica riscos quando consumida em quantidades significativas.
Ingredientes
- 5 colheres de mel (125 g)
- 5 colheres de sopa de canela de Ceilão (75 g)
Preparação
- Misture os dois ingredientes e guarde-os em um pote.
- Tome 1 colher de sopa meia hora antes de cada refeição.
5. Cacau temperado
Nosso último remédio para tratar a disfunção erétil é o cacau, um alimento ancestral muito estimulante e antioxidante. No entanto, para aprimorar suas propriedades, recomendamos misturá-lo com especiarias benéficas, como gengibre, canela ou pimenta-caiena, pois não há evidências de que o cacau funcione sozinho.
Leia também: Como preparar um creme de cacau caseiro delicioso e nutritivo
Podemos fazer essa combinação na forma de uma bebida com leite, em infusão, em biscoitos e pães. Em alguns lugares, também podemos encontrar pastilhas de chocolate com um toque de especiarias.
Este delicioso remédio nos surpreenderá com a sua grande eficácia em pouco tempo.
O que você acha das nossas recomendações de remédios naturais para tratar a disfunção erétil?
- Rosen, R. C., & Marin, H. (2003). Prevalence of antidepressant-associated erectile dysfunction. Journal of Clinical Psychiatry.
- Acuña, A., Alonso, C., Cañas, A., & Cañas, A. A. (2007). Etiologia y clasificacion de la disfuncion erectil. Uro Col.
- Urbina Marin, J. L., Sanchez, D. C., Romero y Romero, J., & Islas, F. C. (1999). Frecuencia de la disfuncion erectil y causas referidas por varones vs las indicadas por mujeres con vida sexual activa de su pareja. Medicina Interna de Mexico.
- Makhlouf, A., Kparker, A., & Niederberger, C. S. (2007). Depresión y disfunción erectil. Clínicas Urológicas de Norteamérica.
- WebMD. All About Maca Root. https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-diet-maca-root
- WebMD. Ginkgo Biloba. https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/supplement-guide-ginkgo-biloba#1
- WebMD. Ginkgo Biloba. https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/supplement-guide-ginkgo-biloba#1