Os 7 interessantes benefícios da raiz de maca peruana para a mulher

24 de abril de 2017
Além de nos ajudar a equilibrar o estado emocional, a maca também é ideal para nossa saúde óssea, já que traz cálcio e outros nutrientes para combater a osteoporose.

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um superalimento originário da cordilheira dos Andes, especificamente na serra central do Peru, cuja altura supera os 3500 metros de altura.

Durante séculos fez parte da alimentação das populações indígenas sul-americanas, mas nos últimos anos se espalhou para outros lugares do mundo por seu destacado valor nutricional e medicinal.

Trata-se de uma fonte natural de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que, depois de serem absorvidos pelo organismo, regulam o funcionamento dos sistemas vitais.

São atribuídas à maca peruana propriedades energéticas, anti-inflamatórias e reguladoras do sistema endócrino. Logo, é muito útil para o tratamento dos transtornos hormonais e metabólicos.

Inclusive, devido a suas propriedades para a saúde, muitos consideram a maca um “alimento milagroso” na promoção do bem-estar da mulher.

Levando em consideração que muitas ainda desconhecem quais são as virtudes deste alimento, a seguir queremos destacar as 7 principais.

Benefícios da maca peruana

1. Controla os sintomas da menopausa

mulher-menopausa

Os compostos fitoquímicos contidos na maca peruana apresentam reações interessantes no controle dos desequilíbrios hormonais que ocorrem durante a menopausa.

Estas substâncias, somadas a suas vitaminas e minerais, equilibram a atividade hormonal, controlando os sintomas comuns como a transpiração noturna e os calores.

Na verdade, exercem um efeito calmante no sistema nervoso central. Assim, reduzem as dificuldades cognitivas associadas à idade e aos problemas emocionais, como o estresse ou a depressão.

Veja também: As 6 deficiências nutricionais que podem causar depressão

2. Melhora o desempenho sexual

Os nutrientes contidos na maca podem ser muito úteis para as mulheres com dificuldades no âmbito sexual.

É especialmente indicada quando estes problemas são gerados por algum desequilíbrio hormonal ou emocional.

As bebidas preparadas com a raiz de maca peruana, ou mesmo os suplementos que são vendidos em lojas de produtos naturais, nos ajudam a:

  • Controlar a disfunção sexual
  • Aumentar o nível de energia
  • Promover a libido

Consumir pequenas doses por dia melhora a satisfação durante a relação sexual e, de quebra, controla a produção de hormônios do estresse.

3. Melhora o humor

mulher-bom-humor

Os ácidos graxos e os aminoácidos essenciais contidos na maca possuem interessantes efeitos no equilíbrio do humor da mulher.

Estas substâncias controlam a produção de cortisol, um hormônio que, além de provocar estresse, pode conduzir ao aumento de peso.

Por outro lado, agem como estimulantes da produção de endorfinas e serotonina, dois neurotransmissores relacionados com a felicidade e o bem-estar.

4. Protege a saúde cerebral

Os antioxidantes e ácidos graxos essenciais da maca exercem um efeito protetor sobre as células cerebrais, reduzindo a deterioração causada pela ação negativa dos radicais livres.

Estes nutrientes possuem um efeito anti-inflamatório que, a longo prazo, reduz o risco de deterioração cognitiva, perda da memória e doenças neurodegenerativas. 

Graças a suas gorduras saudáveis, limpa o excesso de colesterol ruim (LDL) das artérias, o que é essencial para uma ótima oxigenação do cérebro e uma redução do risco de sofrer um acidente cerebrovascular. 

5. Potencializa a fertilidade

problemas-fertilidade

Os problemas de fertilidade são cada vez mais comuns nas mulheres.

Os tratamentos para aumentá-la costumam ser muito caros e, quase sempre, acarretam consequências negativas para a saúde da mulher.

No entanto, métodos naturais como os suplementos de raiz de maca podem aumentar de forma significativa a fertilidade, dado que aumentam a produção de hormônios da glândula pituitária.

6. Aumenta a densidade óssea

Manter a densidade óssea se converteu em uma necessidade para as mulheres que chegam na etapa da menopausa.

A redução nos níveis de estrogênio dificulta a absorção do cálcio e aumenta o risco de osteoporose.

Alimentos como a raiz de maca peruana são úteis para controlar este tipo de problema, já que trazem quantidades importantes de cálcio e outros minerais essenciais que ajudam a fortalecer os ossos.

Graças a sua capacidade para regular a atividade hormonal, enfrenta os desequilíbrios que aumentam os riscos destas condições.

7. Aumenta os níveis de energia

exercicios-fisicos

Os nutrientes essenciais contidos na maca, incluindo os ácidos graxos e proteínas, trazem para o organismo um extra de energia que melhora o rendimento físico e mental durante cada uma das atividades diárias.

É recomendada como suplemento para os atletas, já que combate a perda de nutrientes e melhora o estado físico.

Como você pode notar, a raiz de maca é um alimento que vale a pena incluir como um complemento em seu plano de alimentação.

Adquira-o em lojas de produtos naturais e adicione-o em suas bebidas, vitaminas ou sopas.

Recomendados para você