Segundo estudos, dar palmada na criança pode causar futuros transtornos mentais

Atualmente, a palmada "educativa" dada por pais e responsáveis vem sendo contestada por especialistas.
Segundo estudos, dar palmada na criança pode causar futuros transtornos mentais

Última atualização: 29 março, 2022

Esse tipo de castigo já foi considerado normal durante a criação dos filhos. Mas um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos EUA, mostrou que a conhecida palmada “educativa” nada tem de educativa e pode causar transtornos mentais futuros nas crianças.

É claro que o intuito dos responsáveis é apenas educar a criança da melhor maneira, sem qualquer intenção de afetar a sua saúde mental no futuro. No entanto, adultos que levaram ‘palmadas’ na infância, apresentam baixa autoestima e confiança. Por isso, evite perder a calma enquanto corrige um comportamento. 

Essa prática é proibida por lei no Brasil, mas infelizmente, ainda está presente em muitos lares.

Palmada e transtornos mentais

De acordo com esse novo estudo, castigo físico e agressão como forma de educar as crianças devem ser incluídos na categoria de abuso físico e emocional, pois os danos são similares aos de outras experiências adversas na infância.

Segundo os pesquisadores, as crianças que apanham têm mais chances de se tornar um adulto depressivo, tentar suicídio e abusar do consumo de álcool e drogas ilícitas. Além disso, podem confundir amor com violência.

dar palmada na criança pode causar futuros transtornos mentais

A pesquisa analisou o perfil de 8,3 mil adultos, com idade entre 19 e 97 anos. Os entrevistados preencheram questionários falando sobre as experiências negativas que tiveram na infância e os problemas de saúde física e mental que enfrentavam na vida adulta.

Esse estudo mostrou que aqueles que relataram exposição a palmadas na infância tiveram maiores probabilidades de depressão e outros problemas de saúde mental.

Um dos objetivos dessa pesquisa é categorizar as palmadas como agressões que causam danos intensos para o desenvolvimento e o modo como a criança vai encarar e vivenciar o mundo.

Esperamos que essa descoberta “abra os olhos” dos pais paras as consequências negativas das palmadas e de qualquer outro tipo de castigo físico.

Pode interessar a você...
Diga adeus às birras em público!
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Diga adeus às birras em público!

Quando a criança atinge os dois anos, aparecem as temidas birras em público. Esse artigo oferecerá conselhos para enfrentá-las.