Estilo pin-up para decoração de casa: 6 ideias

Uma tendência "vintage" que não pode ser refletida apenas em roupas ou cosméticos. Transforme o banheiro, a cozinha ou o quarto em um ambiente de acordo com a moda "pin-up".
Estilo pin-up para decoração de casa: 6 ideias

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 30 agosto, 2022

A moda pin-up é definida pela estética característica das décadas de 1950 e 1960. Na época, representava uma forma disruptiva, provocativa e sugestiva com que as modelos posavam para as fotografias. Embora seja identificado com roupas femininas, maquiagem e poses, o estilo pin-up para decoração de casa agora entrou em cena.

Desta forma, é possível realizar algumas ações decorativas orientadas para uma estética muito popular na primeira metade do século XX. Com a instalação de determinados móveis, a modificação de detalhes em eletrodomésticos e a colocação de decorações específicas, é possível transferir essa moda para o lar.

O que é o estilo “pin-up”?

Em princípio, o conceito pin-up foi utilizado para definir as modelos que realizavam produções fotográficas com características particulares. Os sorrisos marcantes, os olhares sugestivos para a câmera e a sensualidade são alguns de seus pilares. Quanto às roupas, vestidos justos, decotes, laços e saltos altos são essenciais.

Embora existam registros das décadas de 1920 e 1930, o auge da estética pin-up ocorreu na década de 1950. Em grande parte, graças ao trabalho da modelo americana Bettie Page, conhecida como a “rainha das pin-ups”. Nos anos seguintes, perdeu alguma popularidade, por isso tornou-se associado às décadas intermediárias do século XX.

Durante os últimos anos, a estética pin-up ganhou uma nova onda, como aconteceu com tantas outras modas retrô. Muitas vezes, está vinculado a imagens como anúncios de refrigerantes, fotos de veículos antigos ou bombas de gasolina. As cores características são vermelho, rosa, verde água e alguns tons pastel.

Algumas formas de aplicar o estilo “pin-up” na decoração da sua casa

Não é apenas possível usar essa moda em roupas, cosméticos ou imagens. Uma série de renovações em casa estilo pin-up também podem ser feitas para decoração de casa. É uma tendência econômica e simples de aplicar através de vinil, lençóis, cortinas e alguns móveis.

Modelo estilo pin up.
O estilo surgiu como um nome para as modelos. Depois passou para todo um movimento cultural e de época.

1. Coloque adesivos em armários ou sapateiras

Um dos cômodos da casa onde você pode facilmente usar o estilo pin-up é o quarto. Para isso, os vinis autoadesivos com imagens retrô são uma boa opção para guarda-roupas ou sapateiras feitas de qualquer material. No entanto, deve-se levar em consideração que, no momento da remoção, é possível que haja marcas.

2. A cozinha no estilo pin-up para decoração de casa

Aquelas propagandas de refrigerantes antigos, cigarros ou produtos típicos da década de 1950 encontram um espaço ideal na cozinha. Para a estética pin-up, este cômodo da casa não é apenas um lugar para cozinhar.

Lá você pode colocar cartazes ou placas alusivas nas paredes. Outra opção é decorar a geladeira com folhas magnéticas. Há muitas opções nesse formato.

3. Quartos e camas

Lençóis ou vinis autoadesivos também são adequados para paredes e cabeceira da cama. Este espaço é amplamente utilizado no estilo pin-up para decoração de casa, pois podem ser selecionados motivos e cores típicos da moda.

Por exemplo, bolinhas vermelhas e brancas ou pretas e brancas. Além disso, é possível acompanhá-lo com roupas de cama em tons pastéis.

4. Paredes atraentes

Cartazes, crachás ou ilustrações com imagens pin-up se encaixam muito bem nas paredes de corredores ou salas. Até a origem do termo tem a ver com a ação de pendurar fotografias. Em geral, esses são projetos grandes, portanto, um espaço considerável deve estar disponível. É uma moda caracterizada por grandes ornamentos.

Outra opção é cobrir uma parede com papel florido, uma tendência muito típica daqueles anos. Nesse caso, use tons pastel.

5. Móveis estilo pin-up para decoração de casa

Se você tem capacidade de investir um pouco mais de dinheiro na decoração pin-up, é possível incorporar móveis de acordo. Por exemplo, um baú antigo para guardar objetos, um lustre ou uma poltrona da época. Neste último caso, combina muito bem com uma luminária de chão, que pode representar um cantinho vintage.

bar vintage
Alguns elementos são clássicos do estilo, como toca-discos. Se você conseguir, eles vão decorar seu quarto.

6. Um banheiro retrô

Existem 2 métodos principais para trazer uma estética dos anos 50 para o seu banheiro. Uma delas é a colocação de cortinas de chuveiro com imagens de pin-up.

A outra é a instalação de um armário para o banheiro; um acessório que remete a décadas passadas. Deve ser pequeno, quadrado e branco.

Incorpore acessórios “vintage” dos avós

Muitas pessoas que hoje são avós viveram sua juventude durante a era de ouro do pin-up. Portanto, é muito provável que alguns dos acessórios que você deseja adquirir para trazer essa tendência para casa estejam entre as coisas deles.

Por exemplo, espelhos grandes, telefones com discagem, ganchos para casacos de parede, lenços, discos de vinil ou artigos de decoração com chapas metálicas. Os avós podem estar querendo se livrar de alguns deles. Caso contrário, podem ser obtidos em várias lojas especializadas ou lojas online.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Adhitia, Tiara Sekar, M. Kholid Arif Rozaq, and M. Fajar Apriyanto. “Pin Up Style Dalam Fotografi Fashion Kontemporer.” spectā: Journal of Photography, Arts, and Media 3.1 (2019): 61–72. Disponible en: https://doi.org/10.24821/specta.v3i1.3123
  • Parejo , Nekane,  Transcripción cinematográfica de la mirada erótica  del fotógrafo Bellocq en  Pretty Baby  de Louis Malle. Çedille. Revista de Estudios Franceses [Internet]. 2016; (12):337-347. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80844831017
  • Freibert, Finley. “From AIDS-Era Queer Icon to Sanitized Nostalgic Property: The Cultural Histories of Bettie Page Merchandise Circulation.” Film Criticism 42.2 (2018). Disponible en: https://doi.org/10.3998/FC.13761232.0042.203
  • Lara, GMP, & Gomes, TM de O. (2019). Como pin-ups contemporáneas. Cadernos de Estudos Lingüísticos , 61 , 1–15. Disponible en: https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8654900

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.