Logo image
Logo image

Estilo lenhador: como combinar camisas xadrez

6 minutos
O elemento mais característico do estilo lenhador são as camisas xadrez. A seguir, conheceremos de que maneira podemos combiná-las, seja se queremos parecer formais ou mais street.
Estilo lenhador: como combinar camisas xadrez
Última atualização: 21 março, 2023

Pode-se dizer que no estilo lenhador, o que mais se destaca são as camisas xadrez, cujas estampas lembram um kilt. São de várias cores e existem tecidos mais finos ou mais grossos, para cada época do ano.

É uma peça de roupa tão funcional quanto versátil, pois oferece uma grande variedade de possibilidades de combinação. E embora tenham sido adotadas para o dia a dia, para um look urbano ou street, também podem ser usadas em ocasiões e contextos mais formais.

Portanto, nunca deve faltar no seu armário. Importante, funciona bem para homens e mulheres de qualquer idade. A seguir, vamos aprender um pouco mais sobre o estilo lenhador e, principalmente, como combinar camisas xadrez, para ficar irreverente e ousado, mas com estilo.

Qual é o estilo lenhador?

O tipo estampado nas chamadas camisas de lenhador teria se originado dos tartãs escoceses. Nesse país, cada um dos clãs tinha o seu particular, com predominância de uma ou outra cor; embora os mais comuns fossem vermelho e verde.

Conforme indicado nas investigações, entre 1747 e 1782, a Coroa britânica proibiu o uso de tais tecidos, devido à sua conotação política, pensando que isso evitaria rebeliões e manteria maior controle. Posteriormente, alguns dos membros desses clãs decidiram emigrar.

Já na América do Norte, os trajes de trabalho, principalmente os usados pelos lenhadores, replicavam o padrão do tartã escocês. As primeiras camisas com esse desenho começaram a ser usadas nos Estados Unidos em meados do século XIX.

Eram vestimentas confeccionadas com tecidos grossos de algodão, para proteger do frio que os lenhadores devem resistir quando estão ao relento. Mais tarde, o uso popularizou-se, sendo adotado por diversas modas ao longo do século 20 e tornando-se peça comum nos looks streetstyle.

Em um sentido amplo, o estilo lenhador, também chamado de lumberjack, inclui uma barba espessa, o uso de tatuagens e uma aparência um tanto áspera e até desleixada. Embora o elemento característico que foi adotado como signo universal sejam as já mencionadas camisas quadriculadas.

Veja: 7 dicas para cuidar das suas camisas

Como combinar camisas xadrez?

A camisa xadrez há muito tempo conquistou as ruas. Por isso, é uma daquelas peças que não podem faltar no seu guarda-roupa. Mas não é só parte da roupa masculina, também são as favoritos de muitas garotas.

Em geral, combinam com quase tudo, seja um estilo formal ou informal. Embora existam algumas maneiras de tirar mais proveito desse clássico. Vejamos, então, como combinar camisas xadrez para mostrar aquele estilo lenhador ou lenhadora.

Com jeans

A combinação que nunca falha é o conjunto com calça jeans. Mais do que o estilo lenhador, essa é a roupa do cowboy, principalmente se a camisa for de manga curta, tecido leve e com bolsos dos dois lados.

É perfeito para um look casual. Embora você possa escolher se quer usar a camisa por fora ou por dentro. E não importa qual jeans você escolha, você sempre ficará bem. E o melhor: nunca sai de moda.

Some figure
As mulheres podem aplicar o estilo em combinação com jeans, que nunca falha.

Com calça de alfaiataria e terno

Embora não pareça, uma camisa xadrez pode combinar bem com uma calça de alfaiataria, até mesmo com um terno. Claro, mantenha estas recomendações em mente:

  • Quanto mais escuro o terno, melhor.
  • Tente usar uma gravata unicolor que combine.
  • Quanto à estampa da camisa, que seja de quadrados pequenos e cores sóbrias ou frias.

Camisa por cima aberta

Esse uso foi popularizado pelo movimento grunge, cuja banda mais representativa foi o Nirvana. Precisamente, Kurt Cobain (1967-1994), o vocalista desse grupo, costumava aparecer com tal roupa.

Geralmente é usada por fora, desabotoada e com uma camiseta por baixo. Pode ser branca e com a estampa da sua banda preferida. Também combina com calças largas e tênis.

Regata

Uma variação do anterior, mais esportivo que o grunge, embora igualmente casual. Uma regata ou camisa sem mangas é usada. É um estilo ideal para o verão, permite que você fique fresco e ao mesmo tempo um pouco formal, se a ocasião ou o local exigir.

Nesse caso, basta abotoar a camisa. E se você usá-la aberta, você pode mostrar seu físico. Certifique-se de que a camisa seja lisa, branca ou preta, no tom que mais combina com a sua camisa xadrez.

Veja: Como lavar os punhos e colarinhos de camisas

Bermudas ou capri

Seguindo a tendência de usar essa peça como uma camisa por cima, você pode combiná-la com um tom mais claro de bermudas ou capri, que contrasta com a parte superior. E se quiser acentuar o look de verão, use sandália ou tênis sem meia.

Com jaqueta

No estilo rock, a jaqueta jeans combina com a camisa xadrez. Se quiser adicionar mais camadas, use a camiseta branca por baixo, a camisa abotoada até a metade e depois a jaqueta.

Você também pode optar por uma jaqueta de couro. Nesse caso, recomendamos que a camisa xadrez seja mais justa e abotoada até o pescoço.

Com suspensórios

Seja manga curta ou três quartos, um bom acessório são os suspensórios. Nesse caso, a camisa deve ir para dentro.

Aliás, é um look bem apropriado para menino, com bermduas. Vai parecer muito vintage e descolado ao mesmo tempo.

Botas

No mais puro estilo lenhador, a combinação de camisa xadrez com calça jeans combina com bota alpinista. E no estilo cowboy, claro, com botas combinando. Mas também suporta vários tipos de calçados esportivos.

Bonés e chapéus

Você tem que escolher o seguinte:

  • Gorros, nos dias frios ou para ceifar um pouco.
  • Boné de beisebol, para um estilo mais street.
  • Chapéu de abas largas tipo Stetson, para completar o conjunto de cowboy.
Some figure
As cores das camisas lenhador vêm em várias opções de combinação.

Saia midi ou jeans

Embora o estilo lenhador seja um visual mais masculino, as camisas xadrez ganharam grande importância na estética feminina, constituindo uma das opções mais procuradas para um look casual ou para se sentir confortável. Existem várias opções a esse respeito; por exemplo, combine essa peça com uma saia midi ou com um jeans cortado um pouco acima do joelho.

Oversize

Uma opção que está sendo muito usada para essa peça é o oversize, como um vestido. Pode ser complementado com bermudas ou minissaia, ideal para destacar as pernas; e adicione algumas botas de cano alto. Porém, se preferir, pode ser usado com top, como camisa por cima, e amarrado na cintura, para um toque mais sexy.

Camisa xadrez para todas as estações

O estilo lenhador com a camisa xadrez pode ser o seu look em qualquer época do ano. Pode até ter várias destas peças com tecidos diferentes, mais frios ou mais quentes, assim como com variedade de cores.

Como viu, pode escolher entre vários estilos e, ao mesmo tempo, dar-lhe o seu toque original, incorporando outros elementos, como chapéus ou casacos. E se quiser acentuar o estilo lenhador, deixe a barba, veja como fica.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Brown, I. (2010). From Tartan to Tartanry: Scottish culture, history and myth. Edinburgh-Scotland, University Press.
  • Oldstone-Moore, C. (2021). The irony of hipster beards (cap. 7). Hipster Culture: Transnational and Intersectional Perspectives. New York-USA, Bloomsbury Academy.
  • Quye, A., Cheape, H., & Burnett, J. (2003). An historical and analytical study of red, pink, green and yellow colours in quality 18th-and early 19th-century scottish tartans, Dyes in History and Archeology, volume (19), pp. 1-12.
  • Woodward, S. (2009). The myth of street style. Fashion Theory, volume 13(1), pp. 83-101. DOI: 10.2752/175174109X381355.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.