Espaguete com abobrinha e cenoura. Delicioso!

03 Fevereiro, 2020
Macarrão acompanhado de legumes é um prato nutritivo e completo que pode conquistar o coração de toda a família. Não perca esta receita fácil e rápida.
 

O espaguete com abobrinha e cenoura é muito fácil de preparar e ideal para incorporar mais vegetais à dieta dos pequenos e de toda a família. Por isso, pode ser uma boa opção para cozinhar se você tiver convidados vegetarianos ou veganos em casa.

Mostraremos em seguida como preparar um espaguete com abobrinha e cenoura de dar água na boca, e daremos opções para que esse prato se renove toda vez que for feito!

Benefícios nutricionais do prato

Cenoura

Quando feito com farinha de trigo ou sêmola, o espaguete fornece uma grande quantidade de carboidratos à dieta (aproximadamente 82 gramas de carboidrato por cada 100 gramas de massa). Esses carboidratos são de absorção lenta, e por isso a sensação de saciedade se mantém por mais tempo e a energia é liberada progressivamente.

A cada 100 gramas de massa, você consumirá 373 kcal.

Vale a pena destacar que, se você pretende cozinhar esse espaguete com abobrinha e cenoura para um familiar ou amigo vegetariano ou vegano, você deve primeiro descobrir se ele consome ovos ou não e, em seguida, escolher a massa conforme a preferência dele.

A abobrinha, por sua vez, é um dos vegetais com o menor valor calórico; cerca de 14 kcal por cada 100 gramas. Por isso, geralmente se recomenda sua inclusão em dietas para emagrecimento. A cada 100 gramas de abobrinha vamos ingerir também: potássio (140 mg), cálcio (24 mg), selênio (17 mg), vitamina C (22 mg) e folatos (13 μg).

 

Por fim, vamos analisar a cenoura (40 kcal / 100 g). Sua característica mais notável é o teor de vitamina A e de carotenoides com atividade de provitamina A, como o ß-caroteno, que são transformados em vitamina A no organismo. Esta substância contribui para o cuidado da pele, mucosas e visão.

Como você pode ver, a receita de hoje é um prato de grande aporte nutricional, perfeito para comer bem sem se exceder nas calorias e para se sentir saciado por mais tempo, evitando assim “petiscar”.

Você pode se interessar: Receitas para preparar abobrinhas recheadas

Espaguete com abobrinha e cenoura

espaguete com abobrinha e cenoura

Em seguida, apresentaremos a preparação, passo a passo, de um delicioso espaguete com abobrinha e cenoura. É claro que você pode incluir outros vegetais na receita. E até mesmo um bom molho!

Ingredientes (4 pessoas)

  • 400 g de espaguete
  • 100 g de abobrinha
  • 100 g de cenoura
  • 1 cebola
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • Azeite de oliva extravirgem (quantidade necessária)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada (opcional)
  • Queijo parmesão ou grana padano (opcional)

Descubra: Bolo de cenoura delicioso sem ovo nem gordura

 

Preparo

  1. Primeiramente, coloque a água com uma pitada de sal para aquecer em uma panela.
  2. Em seguida, cozinhe o espaguete pelo tempo indicado na embalagem. Se você preparar sua própria massa caseira ou tiver comprado massa fresca, lembre-se de que os tempos de cozimento são muito mais curtos e você deve tomar cuidado para retirá-la quando estiver al dente.
  3. Lave bem as cenouras e abobrinhas.
  4. Corte os legumes em Julienne (tirinhas)
  5. Em seguida, pique a cebola finamente. Quanto menor, melhor.
  6. Coloque um pouco de azeite em uma panela e refogue os legumes. Adicione sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
  7. Aqueça o creme de leite e dissolva o caldo de legumes nele.
  8. Adicione o creme de leite ao refogado de legumes e cozinhe por cerca de 3 minutos. A ideia é conseguir cenouras e abobrinha macias, mas sem cozinhá-las demais.
  9. Retire o macarrão da água e adicione à panela. Misture um pouco para que se integre aos vegetais.
  10. Por fim, sirva e polvilhe com queijo parmesão ou grana padano ralados a gosto.

Ideias para espaguete com abobrinha e cenoura

Espaguete com molho de vegetais

  • Se você gosta da comida um pouco mais saborosa pode, por exemplo, adicionar dois dentes de alho e um pouco de páprica picante à preparação. Pique o alho e adicione-o à panela antes da cenoura e abobrinha. Em seguida, continue as etapas da receita da mesma maneira.
 
  • Outra boa ideia para dar um toque picante é ralar gengibre fresco nos vegetais.
  • Adicione pimentões de cores diferentes cortados em Julienne ou tomate picado para refogar os legumes. Você também pode incluir brócolis.
  • Por fim, para variar a receita, contanto que não haja vegetarianos ou veganos entre os que comerão o prato, pode-se incorporar carne picada aos legumes, assim como tomate frito. Você obterá um molho à bolonhesa com legumes do qual os pequenos vão gostar muito.

O que você achou da nossa receita de espaguete com abobrinha e cenoura? Esperamos que a prepare em casa e desfrute com toda sua família! Talvez se torne parte do seu livro de receitas habitual.

 
  • Fundación Española de Nutrición. Pasta. http://www.fen.org.es/index.php/alimentacion/alimento/pasta
  • Fundación Española de Nutrición. Calabacín. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/calabacin.pdf
  • Fundación Española de Nutrición. Zanahoria.