11 erros de decoração que fazem a sua casa parecer antiquada

Embora alguns erros sejam fáceis de resolver, outros exigirão a remodelação do espaço. Mostraremos o que você deve evitar para não ter uma casa antiquada.
11 erros de decoração que fazem a sua casa parecer antiquada

Última atualização: 14 janeiro, 2022

Não se precipite! Essa é a primeira coisa que muitos especialistas dizem quando se trata de decorar um dos cômodos do lar. Alguns erros de decoração farão com que a sua casa pareça antiquada: cortinas muito curtas, um quadro mal pendurado, fora de moda ou azulejos com um rodapé muito antigo.

A escolha adequada os componentes decorativos e estruturais da casa não deve ser entendida como um aspecto de pouca importância. O segredo para o sucesso nesta tarefa é que o estilo dos cômodos se ajuste à sua personalidade. A seguir apresentamos os erros de decoração que deixarão a sua casa fora de moda:

1. Cuidado com as heranças

Cuidado com os objetos herdados: desde lâmpadas à relógios ou quadros que talvez a sua tia tenha deixado como herança e que você insiste em colocar na sala. Na maioria das vezes o uso de objetos antigos não tem um bom efeito na decoração.

2. Evite comprar em antiquários

Sim, nós sabemos. Nos antiquários podem ser encontrados verdadeiros tesouros, mas esse não é o lugar para comprar a decoração da casa, pois uma única peça pode prejudicar a harmonia do ambiente.

Se você pensa em adquirir um móvel antigo é preciso ter em mente que eles têm um estilo barroco muito acentuado, totalmente incompatível com uma casa minimalista, por exemplo.

Poucas pessoas são capazes de fazer com que uma peça velha se encaixe bem com os outros elementos da casa. Mas se você insiste, é possível escolher um mobiliário tipo statement que brilha por si só e cercá-lo com peças modernas ou simples.

3. Móveis da moda: uma armadilha

As tendências saem de moda, e os móveis, por serem bastante duráveis, podem te deixar preso a um estilo que já está ultrapassado há alguns anos. O que se recomenda nestes casos, para não se privar do prazer de tê-los, é adquirir uma ou duas peças-chave e deixar que elas brilhem sozinhas.

Isso se aplica às peças vintage. Não é necessário comprar tudo que é tendência. E quando dizemos tudo nos referimos a mesas, móveis, almofadas e até molduras.

Móveis de decoração japonesa.
Os estilos de decoração variam a cada ano. Não se prenda às tendências sempre e busque elementos atemporais.

4. Cuidado com a iluminação fraca

A sua casa ou apartamento pode ter uma aparência antiga se você escolher lâmpadas muito opacas. O ideal é optar por luzes LED quentes e tênues, e brincar com a intensidade delas. Com isso você iluminará os espaços da forma que eles merecem, como a sala de jantar ou a cozinha.

Permitir a entrada de luz natural pelas janelas, claraboias e portas, além de proporcionar claridade, criará um ambiente especial. Existem muitas lâmpadas com lindos designs. Basta encontrar a que melhor se adapta ao seu estilo.

5. A recusa em ter plantas naturais de interior

Se você tiver plantas de plástico isso não passará despercebido pelos seus convidados. Decorar com plantas artificiais está fora de moda; em vez disso, incline-se a adicionar plantas naturais em diferentes áreas da casa.

Descubra quais espécies se adaptam às condições de umidade e calor do banheiro ou qual planta é mais adequada para estar dentro do quarto. Este toque natural irá, sem dúvida, fazer da sua casa um ambiente mais moderno.

6. Cortinas curtas

O uso de cortinas curtas ficou no passado. Além disso elas criam a sensação de que o espaço é menor, o que é fatal em casas ou apartamentos pequenos.

Por isso a recomendação é incorporar cortinas mais longas, mas que não cheguem ao chão. Esteja atento ao tipo de tecido, desenho e cor que irá escolher.

7. Ter uma sala compartimentada

Os quartos compartimentados evidenciam quantos anos fazem desde a última renovação do local. Atualmente os espaços abertos são a tendência mais atual nas casas; a sala de estar se abre para a de jantar e ambas compartilham espaço.

E quando a estrutura permite, abrem-se grandes janelas por onde entra luz natural. Se esta é a sua casa, considere uma reforma para a sala de estar.

8. Fazer uma grande biblioteca na sala de estar

Uma biblioteca grande não está mais na moda. Abarrotar a sala de estar com vários livros na parede diminui o aconchego do ambiente e acrescenta anos a ele.

Em vez disso, tente criar um espaço apenas para os livros mais valiosos, mantendo os mais preciosos. Considere doar os outros para uma biblioteca ou faculdade da sua comunidade.

9. Deixar as tendências de outras temporadas por muitos anos

Tudo precisa ser renovado. Ornamentos de cerâmica, galinhas de barro e outros objetos denotam que os donos da casa são pessoas desatualizadas.

Recomenda-se que, uma vez que a febre de um estilo passe, você tente remover o objeto que o representa; no lugar dele coloque outro mais atual. Não é recomendável que você compre móveis básicos classificados como tendência; esses são os mais difíceis de substituir.

10. Não atualizar o coração da casa

A atualização da cozinha é uma remodelação grande, mas que precisa ser feita depois de alguns anos se você não quiser ficar parado no tempo. Azulejos pequenos e um rodapé antiquado fazem com que a sua cozinha seja da época de Colombo.

Um investimento neste local irá aumentar a moral dos habitantes da casa. Pinte os armários e se livre daquele marrom caramelo.

Substitua os azulejos e a bancada por peças de qualidade superior. Não se esqueça de atualizar as alças dos móveis e em nenhuma circunstância se esqueça do chão.

11. Se esforçar para deixar o quarto das crianças como está

É um erro muito comum não fazer a transição do quarto quando os filhos se tornam adolescentes ou saem de casa para a faculdade. Deixar esses quartos estagnados no tempo prejudica a harmonia do restante da casa.

Por outro lado, atualizar um quarto é mais fácil do que você imagina. Este espaço pode se tornar a sua nova biblioteca, um escritório ou centro de relaxamento.

Quarto infantil sem remodelar.
Se o quarto das crianças está igual desde sempre, mesmo depois de elas terem crescido, é sinal de um estilo antiquado.

Outros erros de decoração que fazem uma casa parecer antiquada

Além dos elementos citados acima, outros erros que acrescentam anos à sua casa são os seguintes:

  • Tons e tintas fora de moda ou muito escuros, que reduzem o espaço.
  • A escolha de tecidos sintéticos para o estofamento de móveis, da cortina do box ou das janelas é um erro muito frequente. Aspectos gerais como o caimento, a cor e o brilho fazem com que a sua casa pareça descuidada. Em vez disso, opte por opções com mais movimento, como linho ou algodão.
  • Acumular objetos que você não usa mais com a desculpa de que eles são recordações, além de ser atordoante, vai dar um ar sobrecarregado à casa. Faça uma venda de garagem!

Uma casa que parece antiquada devido a erros de decoração? Você não quer isso

Você pode não estar fazendo isso de propósito, mas deve aceitar que existem alguns erros de decoração que fazem a sua casa parecer antiquada. Se isso não é o que você deseja, é importante prestar atenção a detalhes como objetos herdados, a presença de uma grande estante de livros na sala ou o uso de cortinas curtas.

Mas fique tranquilo! Não há nada que uma pequena atualização para as novas tendências não possa fazer. É hora de renovar, você não acha?

This might interest you...
Passos e dicas para pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Passos e dicas para pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha

Aprenda a pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha para renovar os espaços da sua casa sem precisar quebrar as paredes ou gastar muito dinheiro...