Erros comuns ao cuidar do cabelo

Um cabelo fraco, opaco e seco resulta dos maus-tratos a que você o submete. Descubra quais são os erros ao cuidar do seu cabelo e como ter fios mais saudáveis.
Erros comuns ao cuidar do cabelo

Última atualização: 10 Novembro, 2021

Há diversas medidas que podemos tomar para evitar os erros mais comuns ao cuidar dos cabelos. Às vezes, por ignorância, o cabelo não recebe a nutrição necessária e certos hábitos o prejudicam.

As características de um cabelo saudável são flexibilidade, resistência, brilho, maciez e maleabilidade. Além disso, é fundamental que o couro cabeludo não sofra de distúrbios capilares, pois isso pode causar consequências higiênicas e psicológicas, conforme aponta um artigo publicado na revista Offarm.

O texto acrescenta que o comprimento, a cor, a forma e a textura influenciam a imagem que projetamos para os outros. Por isso, é importante proteger o cabelo ou recuperá-lo se já estiver danificado.

Erros comuns ao cuidar dos cabelos

Renovar a aparência do cabelo envolve ações como melhorar o método de lavagem e não usar produtos químicos. A seguir, revelamos outras falhas que o impedem de exibir um cabelo incrível.

1. Escolher um xampu inadequado

A escolha errada dos produtos cobra o seu preço. Nem todos os cabelos precisam dos mesmos nutrientes; existem fórmulas para cada tipo. Se você não sabe qual é a certa para você, consulte um especialista.

Se você usar o mesmo xampu por muito tempo, seu cabelo vai se acostumar com as suas propriedades. Recomenda-se que, após alguns meses, você alterne com outros produtos para perceber novos benefícios.

Os 2 em 1 são práticos para economizar tempo e dinheiro, mas sua ação nunca será tão boa quanto o uso individual de cada produto.

Mulher lavando o cabelo
Nem todos os xampus são da mesma qualidade. É conveniente pesquisar o mercado e escolher o mais adequado.

2. Esquecer o condicionador

Há quem não use condicionador por achar que o cabelo ficará mais oleoso. Isso é um erro. Este produto faz parte da limpeza, brilho e hidratação que os cabelos exigem. Ao contrário do xampu, deve ser aplicado do meio até as pontas, sem tocar nas raízes.

3. Misturar tratamentos

Ao confundir o xampu diário com o tratamento especial ou combinar hidratantes, máscaras e condicionadores, você corre o risco de danificar o cabelo.

4. Dormir com o cabelo molhado

Deitar com o cabelo molhado faz com que ele se quebre com mais facilidade. Além disso, a roupa de cama molhada aumenta o risco de irritações, caspa e aparecimento de fungos, conforme descrito por uma pesquisa publicada pela revista Allergy. As glândulas sebáceas também são alteradas pela umidade, tornando os cabelos oleosos.

5. Desembaraçar de forma incorreta

A forma ideal de desembaraçar os cabelos é começando pelas pontas, passando para o meio e, finalmente, da raiz para baixo. É melhor usar um pente de dentes largos e não exceder 20 passagens.

Faça isso antes de entrar no banho e assim que o cabelo secar. Será mais fácil com a ajuda de um creme.

6. Usar secadores, pranchas e babyliss de forma incorreta

Um dos erros comuns ao cuidar dos cabelos é manusear mal as ferramentas para secá-lo ou ondulá-lo. Não abuse deles.

O secador deve ser usado em temperatura média, de preferência com difusor para evitar o excesso de calor. Nunca alise ou tente ondular o cabelo úmido, pois o vapor abrirá as cutículas e deixará fios quebradiços.

7. Aplicar produtos químicos constantemente

Todo cabelo tem uma tolerância antes de acabar maltratado por múltiplas descolorações e tinturas. É bom mudar o visual, mas lembre-se de que o uso contínuo de produtos químicos  maltrata o seu cabelo.

Hoje, você pode tingir o cabelo com extratos de plantas ou tintas profissionais sem compostos químicos.

8. Não remover o sal do mar

Voltar da praia e não lavar o cabelo aumenta o risco de ressecamento. É imprescindível enxaguar com um xampu hidratante que remova as partículas salinas e a poeira. Algo semelhante acontece com o cloro da piscina.

9. Não usar protetor solar

A revista farmacêutica Offarm alerta que muitas pessoas subestimam a fotoproteção capilar, esquecendo que o cabelo sofre um intenso e prolongado ataque dos raios solares. A sugestão é usar produtos que contenham filtro solar.

10. Não cortar

Longe do que muitos pensam, não cortar é outro dos erros comuns ao cuidar dos cabelos. Corte um pouquinho a cada 3 meses para reparar as pontas e os óleos naturais do couro cabeludo e hidratar os fios.

11. Lavar pouco ou muito

Os extremos são ruins, mesmo quando se trata de limpar o cabelo. Com que frequência devemos lavar o cabelo? É recomendado duas vezes por semana ou em dias alternados se você tiver cabelos oleosos.

12. Tensionar demais

Ao fazer um rabo de cavalo, não tensione demais pois você predispõe o cabelo à quebra. Você sentirá dor e causará danos ao couro cabeludo.

13. Não limpar a escova

Uma escova suja transfere sujeira para o seu cabelo. Certifique-se de que a escova esteja sempre limpa e substitua-a se estiver danificada.

Queda de cabelo
A escova é uma parte importante dos cuidados com o cabelo. É fundamental mantê-la em boas condições.

Outras dicas para ter cabelos saudáveis

Não espere que o seu cabelo precise de ajuda para lhe dar a atenção que ele merece. Como precaução, siga estas sugestões:

  • Comer adequadamente. O cabelo é nutrido por minerais e vitaminas que chegam ao corpo por meio dos alimentos. Coma menos sal, açúcares simples e alimentos processados. Em vez disso, preencha sua dieta com vegetais, frutas e brotos.
  • Enxaguar com água fria. Inicie o banho com água morna e faça o enxágue final com água fria, para dar brilho aos cabelos.
  • Pentear à noite. Escovar os cabelos alguns minutos antes de dormir é excelente para esfoliar o couro cabeludo e estimular a circulação sanguínea. Além disso, elimina resíduos de produtos de beleza.

Quando procurar um especialista para cuidar do seu cabelo?

Se o dano ao seu cabelo for profundo, não hesite em ir a um estilista para indicar o tratamento adequado. Considere também que alguns problemas de cabelo justificam a intervenção de um dermatologista.

Pode interessar a você...
6 dicas para lavar o cabelo depois de ir à praia
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 dicas para lavar o cabelo depois de ir à praia

Lavar o cabelo depois de ir à praia é fundamental para evitar o ressecamento e os problemas de enfraquecimento. Descubra algumas dicas!