Emagrecer comendo pão. Descubra qual é o melhor!

· 22 de junho de 2015
Parece possível perder peso comendo pão, mas isso não vale para qualquer tipo de pão.

São muitas as pessoas que escolhem não incluir o pão em suas dietas para emagrecer. No entanto, os nutricionistas nos dizem que esse é um grande erro já que, em uma nutrição saudável e equilibrada, é necessário incluir fibra e os carboidratos presentes no pão.

Além disso, os especialistas em medicina e nutrição destacam algo realmente interessante: é possível comer pão e emagrecer ao mesmo tempo. Porém, na nossa dieta deveremos incluir um tipo de pão realmente saudável. Quer saber qual é? Explicamos a seguir.

O pão pode me ajudar a emagrecer?

O pão pode me ajudar a emagrecer?

O doutor Félix Gómez-Guillamón Arrabal é médico especialista em Medicina Interna e em Nutrição do USP Hospital da Marbella (Málaga, Espanha).

É ele quem publicou um interessante livro titulado “Adelgace comiendo pan” (Emagreça comendo pão, em tradução livre). A seguir, resumimos algumas das dimensões que o Dr. Gómez-Guillamón expõe em seu livro.

  • Geralmente quando se trata de seguir uma dieta de emagrecimento a primeira coisa que muita gente faz é deixar de consumir pão. O que se consegue com isso? Baixamos nosso índice de carboidratos e de fibra, a digestão se faz um pouco mais lenta e acabamos sofrendo de prisão de ventre. Sem falar da consequente baixa de energia.
  • Conforme nos explica o doutor Gómez-Guillamón, as pessoas precisam de dois elementos básicos para viver: oxigênio e glicose. Pode ser que ao ler a palavra “glicose” você pense imediatamente em gordura corporal. No entanto, é preciso fazer alguns esclarecimentos: a glicose é essencial para o nosso cérebro. Este órgão precisa de 20% da nossa energia e é precisamente a glicose o que o alimenta.
  • Quando consumimos pão, o que o nosso organismo faz é ficar com a metade dessa glicose. Uma parte dela é transformada em energia e a outra é armazenada no fígado. A glicose é importante para este órgão, já que o permite realizar muitas funções. No entanto, o problema aparece quando há um “excesso” de glicose. Quando isso acontece, nosso organismo tende a reter água, e por isso, geralmente ficamos inchados.
  • O pão, por si só, não nos faz acumular gordura. O risco está no que incluímos nele e no tipo de pão que escolhermos. Aqueles feitos com farinhas refinadas são os mais prejudiciais.
  • Se decidirmos prescindir do pão na nossa dieta, teremos menos carboidratos e menos glicose. Dessa forma, longe de perder gordura, disporemos de menos energia, nossos músculos reduzirão, a pele ficará flácida, sofreremos de prisão de ventre e teremos menos glicose para o cérebro e o fígado.

Aprenda: 3 receitas de pão integral

Para emagrecer comendo pão, qual tipo podemos escolher?

Para emagrecer comendo pão, qual tipo podemos escolher?

O pão de centeio, sem dúvida. Seu sabor é realmente agradável e combina muito bem com muitos alimentos, e inclusive consumindo sem acompanhamento, é igualmente saboroso. Você pode encontrá-lo em muitas padarias, supermercados e lojas de produtos naturais. Inclusive, você mesmo pode prepará-lo, se se interessa por cozinhar.

Por que é tão adequado incluir o pão de centeio nas nossas dietas de emagrecimento?

  • O pão de centeio dispõe de uma boa contribuição de carboidratos, mas nesse caso são de liberação lenta. O que isso significa? Que proporcionam energia durante mais tempo. Com uma quantidade adequada, nos sentiremos muito mais saciados.
  • É rico em vitamina E e B, fósforo, zinco e magnésio. Poucos cereais podem chegar a ser tão saudáveis.
  • Atua como um excelente laxante natural, perfeito para regular o trato intestinal. É muito rico em fibra, como resultado, nos permite melhorar nossa digestão.
  • Nos ajuda a regular a absorção de açúcares simples.
  • É ideal para controlar os níveis de colesterol no sangue. Absorve os triglicerídeos no intestino e evita que nosso organismo o faça.
  • Nos ajuda a melhorar a circulação do sangue. Isso se consegue graças ao ácido linoleico de que dispõe.
  • Por último, regula a hipertensão.
Por que é tão adequado incluir o pão de centeio nas nossas dietas de emagrecimento?

Para concluir

Uma última informação que deve ser levada em consideração é que, embora o pão de centeio seja muito benéfico, você deve cuidar do que vai incluir nele. Nada de manteigas ou geleias, por exemplo. É melhor optar por azeite de oliva, abacate, salmão defumado, peito de peru grelhado.

Leia também: Pão com azeite de oliva, uma combinação perfeita

Seguindo uma nutrição adequada, variada e livre de gordura, você vai conseguir emagrecer.

  • Anónimo. (2008). Farinhas: de trigo, de outros cereais e de outras origens. Aditivos e Ingredientes. https://doi.org/10.1016/j.proenv.2011.11.008
  • Matos C., A., & Chambilla M., E. (2010). Importancia de la Fibra Dietética, sus Propiedades Funcionales en la Alimentación Humana y en la Industria Alimentaria. Revista de Investigación En Ciencia y Tecnología de Alimentos.