Emagreça com água de alcachofra

· 23 de maio de 2014
Lembre-se de que não existe um tratamento milagroso para emagrecer, por isso é importante ser consistente, cuidar da sua alimentação e fazer atividade física para obter resultados.

A alcachofra é um tesouro de benefícios escondidos em um sem-fim de pequenas folhas verdes. Uma hortaliça tão saudável quanto saborosa que nos permitirá perder peso com facilidade graças às suas virtudes diuréticas e queima gorduras. O modo de conquistar isso é bem simples: mediante a água de alcachofra ou suas infusões.

Acompanhe este artigo.

Descubra: 10 razões para consumir alcachofra

Na hora de realizar um dieta, devemos ter cuidado com o modo que vamos realizá-la. As dietas restritivas e baixas em proteínas são, sem dúvida, as mais perigosas. É necessário ter equilíbrio e cuidar para que tenhamos sempre à disposição os nutrientes adequados.

A alcachofra, por sua vez, é uma excelente opção graças à sua vitamina B, ferro, magnésio, seus aminoácidos, flavonoides, fósforo e potássio. Explicamos mais a seguir.

Como a água de alcachofra pode me ajudar a perder peso?

alcachofa

  • Muitos já conhecem as famosas propriedades emagrecedoras da alcachofra, mas devemos estar cientes de que não existe nenhum produto milagroso que nos permita perder peso em pouco tempo. Existem alimentos que podem facilitar o processo, sempre que tivermos disposição e mudemos um pouco nossos hábitos de vida. Então, é verdadeiro o efeito emagrecedor que atribuem à alcachofra? Sim, mas requer que sejamos constantes e que cuidemos também de outras aspectos nutricionais.
  • A alcachofra é uma hortaliça muito antiga com propriedades especiais que nos ajudam em muitos aspectos, por exemplo, entre seus componentes está a inulina, um carboidrato que se metaboliza lentamente no organismo, muito adequado aos diabéticos.
  • A alcachofra é rica em fibra, o que nos ajuda a baixar a glicose no sangue e controlar os níveis de colesterol, além de combater a prisão de ventre.
  • Outro elemento importante é que contém cinarina, uma substância maravilhosa que nos permite estimular a secreção biliar, favorecendo, assim, a digestão das gorduras e favorecendo, além disso, um efeito diurético que previne a retenção de líquidos.
  • Importante assinalar também que a alcachofra tem menos de 1% de gordura e dispõe de um aporte calórico muito baixo (22 calorias para cada 100 gramas).
  • Poderíamos dizer que seu efeito emagrecedor se produz graças a três fatores: seu baixo nível calórico, seu efeito diurético e sua capacidade para processar as gorduras para poder eliminá-las com facilidade. 

Quais outros benefícios da água de alcachofra?

alcachofa-foodiesathome

  • Trata-se de um vegetal medicinal que favorece e ajuda nossas funções hepáticas.
  • Favorece nossa digestão e a eliminação de gorduras.
  • É um bom desintoxicante, limpa nossos intestinos, nosso fígado e rins.
  • Diminui nosso nível de colesterol no sangue.
  • As alcachofras nos ajudam a nos defender das doenças coronárias como a arteriosclerose.
  • São especialmente adequadas para o fígado; ela o limpa, regenera e ajuda a acumular vitaminas.

Emagrecer com a água de alcachofra

jugo-de-alcachofa

Como?

A dieta da alcachofra consiste em levar uma pauta na qual adicionemos a água de alcachofra três vezes ao dia em nossa rotina. É preciso cumpri-la durante 10 dias ao mês, durante ao menos 3 meses.

Deste modo, não apenas iremos perder peso, como também desintoxicaremos nosso organismo.

Durantes estes 10 dias, levaremos uma dieta à base de sucos naturais, frutas, verduras e nada de gorduras e comidas industrializadas. Também é recomendável realizar ao menos meia hora de exercício físico diariamente.

Leia também: 5 exercícios queima-gorduras para fazer em casa

Qual é a preparação da água de alcachofra?

  • É muito simples. Pegue duas alcachofras de tamanho médio, que estejam bem frescas, duras e em bom estado. Lave bem e corte o extremo do talo, depois corte também em duas metades.
  • Pegue uma panela, onde você colocará um litro e meio de água. Coloque as duas alcachofras para ferver até que adquiram um aspecto adequado em sua cocção e fiquem branquinhas.
  • Uma vez fervidas, conserve a água do cozimento. As alcachofras podem ser preparadas em nossas refeições. Com um pouco de azeite, sal e vinagre formam um prato saudável e saboroso. A água conservada servirá para pautar esta dieta. Será obtido um litro e meio de água, o que será necessário para consumir ao longo do dia.
  • Pode-se consumir depois do café da manhã: uma xícara de aveia, uma maçã e depois um copo de água de alcachofra. Tome também depois das refeições principais; lembre-se de que ela favorece a digestão, que é diurética e que nos ajuda a processar as gorduras. Por isso é aconselhável tomá-la depois das refeições.
  • O litro e meio obtido servirá para todo o dia. Pode-se conservá-la na geladeira. Na hora de consumi-la, adicione também um pouco de suco de limão e algumas folhinhas de hortelã. O sabor será mais agradável e os benefícios maiores. Não deixe de experimentar, lembrando, sobretudo, de fazer uma alimentação variada onde não faltem as saladas e incluir a prática de atividades físicas. Por exemplo, caminhar uma hora por dia acompanhado de um familiar ou amigo certamente será mais fácil.
  • López-Molina, D., Navarro-Martínez, M. D., Melgarejo, F. R., Hiner, A. N. P., Chazarra, S., & Rodríguez-López, J. N. (2005). Molecular properties and prebiotic effect of inulin obtained from artichoke (Cynara scolymus L.). Phytochemistry. https://doi.org/10.1016/j.phytochem.2005.04.003
  • Salem, M. Ben, Affes, H., Ksouda, K., Dhouibi, R., Sahnoun, Z., Hammami, S., & Zeghal, K. M. (2015). Pharmacological Studies of Artichoke Leaf Extract and Their Health Benefits. Plant Foods for Human Nutrition. https://doi.org/10.1007/s11130-015-0503-8