10 razões para consumir alcachofra

· 1 de fevereiro de 2014
Ao absorver a água do estômago, suas fibras vegetais nos ajudam a controlar o apetite, proporcionando uma sensação de saciedade e favorecendo a perda de peso. Também estimula a eliminação de líquidos.

A alcachofra é uma hortaliça tão saborosa como polivalente. Entre as suas folhas, esconde-se toda uma riqueza de vitaminas, minerais e antioxidantes. Neste artigo, falaremos sobre 10 bons motivos para consumir alcachofra.

Um presente para a nossa saúde que é considerado há muito tempo como um forte aliado do nosso organismo. Durante a idade média, por exemplo, foi um dos alimentos mais caros que existiam e um dos mais saborosos, pelo qual Catarina de Médici pagava altas quantias.

A alcachofra sempre foi um alimento muito apreciado. Sabe-se que até os gregos e romanos a consumiam.

Durante a Idade Média foi introduzida na Inglaterra pelo rei Enrique VII, cruzando, posteriormente, o canal, e convertendo Catarina de Médici em uma de suas mais fervorosas consumidoras.

As alcachofras, também conhecidas como Cynara Scolymus, existem em vários tipos, e todas as suas partes contêm maravilhosas propriedades.

Também podemos encontrá-la em forma de cápsulas nas lojas de produtos naturais, por exemplo.

Mas se você preferir consumir alcachofra de forma natural, lembre-se de escolher apenas aquelas que apresentarem maior peso, folhas mais grossas e um tom verde claro, pois são as mais saudáveis.

Vejamos na sequência os benefícios desta extraordinária hortaliça!

Descubra: Verduras e hortaliças que ajudam a emagrecer

Benefícios de consumir alcachofra

Perder peso com alcachofra

  1. Suas maravilhosas propriedades digestivas a tornam ideal para tratar de doenças como o ácido úrico, o reumatismo e os problemas de cálculo na vesícula biliar.
  2. Reduz os triglicerídeos do sangue. Por isso, é muito valiosa no combate ao colesterol, reduzindo o ruim e aumentando o HDL, considerado como bom.
  3. Nos ajuda regular a prisão de ventre e as diarreias.
  4. A alcachofra possui propriedades que aliviam a acidez do estômago, eliminando também as dores, distensões e desconfortos.
  5. Graças aos seus benefícios na redução do colesterol, as alcachofras são parceiras excelentes para resolver a arteriosclerose e a pressão alta.
  6. Seus princípios ajudam na proteção do nosso estômago e na digestão, fazendo da alcachofra um remédio perfeito para estimular o fluxo da bile.
  7. A alcachofra é utilizada em dietas e, graças às suas fibras vegetais, é ideal para controlar o apetite, absorvendo a água do estômago e, assim, nos proporcionando uma perfeita sensação de saciedade.
  8. Consumir alcachofra também nos oferece uma infinidade de vitaminas e sais minerais: magnésio, potássio, sódio, ferro, vitamina A, vitamina B (que transforma o açúcar em energia). É, sem sombra de dúvida, uma hortaliça essencial para a nossa vida diária.
  9. Além disso, dispõe de qualidades diuréticas, pois elimina a retenção de líquidos no corpo, elimina toxinas, etc., sendo perfeita para problemas de gota, artrite, doenças hepáticas, problemas circulatórios e para eliminar gorduras em casos de obesidade.
  10. Estudos recentes indicam que, graças aos ácidos cafeicos, pantogênicos e os flavonoides da alcachofra, ela é muito apropriada para prevenção e melhora em alguns tipos de câncer.

Como devemos consumir alcachofra?

consumir alcachofra

As melhores maneiras de consumir alcachofra são ao vapor e cozidas. Uma vez preparadas, elas podem ser acompanhadas com um pouco de azeite de oliva e vinagre de maçã. São tão saudáveis quanto saborosas.

Lembre-se de que para cozinhá-las, você deve limpá-las e apará-las um pouco; o caule e a casca externa (o caule é muito indicado para sopas e saladas).

Leia também: 3 deliciosas receitas com alcachofras para perder peso

Se você quiser experimentá-las fervidas, coloque-as em uma panela com água e acrescente o suco de 1 ou 2 limões. 

Tampe a panela e, quando a água começar a ferver, deixe que elas cozinhem por uns 30 a 40 minutos em fogo baixo.

Depois as retire e escorra; logo elas estarão prontas para o consumo.

Como preparar um chá emagrecedor de alcachofra?

Como informamos anteriormente, a alcachofra costuma ser usada frequentemente em dietas emagrecedoras.

Devido às suas propriedades para saciar o apetite e para eliminar líquidos, torna-se por si só uma das hortaliças mais apropriadas para estes casos.

Uma forma de consumir alcachofra é através da preparação do seu chá. Explicaremos, a seguir, a como fazer e como consumi-lo.

Ingredientes:

  • 20 gramas de folhas de alcachofra
  • 1 copo de água quente

Modo de preparo:

  1. Leve as folhas de alcachofra já limpas à uma vasilha com água fervendo.
  2. Deixe ferver durante uns 20 minutos.
  3. Quando já tiver passado 10 minutos, retire-as do fogo, deixe escorrer a água e coloque-as em repouso por 5 minutos.

Como tomar o chá emagrecedor de alcachofra?

  • Você poderá consumir até 3 copos por dia.
  • Para que o efeito saciante da alcachofra apresente um melhor efeito, recomenda-se tomar 1 copo de chá de alcachofra 30 minutos antes de cada refeição. Logo você perceberá os resultados positivos!