Elimine os gases com estes exercícios fáceis e eficazes

· 15 de maio de 2018
O acúmulo de gases, além da alimentação, pode ser causado pela falta de atividade física. Portanto, estes exercícios podem ser também muito úteis para combater o problema.

Se você sofrer com gases, talvez nunca tenha pensado que há exercícios eficazes para eliminá-los, e que podem ser melhores do que tomar um medicamento.

Embora existam muitos remédios para este fim no mercado, sempre será melhor recorrer a algo natural, que elimina os gases sem causar efeitos adversos.

Hoje vamos descrever alguns exercícios eficazes para eliminar os gases naturalmente.

Se você experimentar um e não sentir nenhum resultado, nós o encorajamos a experimentar outro, até encontrar um ideal para seu organismo. Porque cada pessoa é diferente.

Elimine os gases de forma rápida

Os exercícios que a seguir serão apresentados são ideais, se estamos nos sentindo incomodados por um acúmulo de gases e desejamos um alívio rápido. Vamos descobri-los.

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1. A postura da criança – Balasana

Balasana: a postura da criança para eliminar gases

Talvez você já conheça esta postura, também chamada de “posição de repouso”.

  • Ela é perfeita para eliminar os gases e consiste em sentar sobre as pernas, levando o bumbum em direção aos pés.
  • Depois é só se esticar para a frente, com os braços bem estendidos.

Recomenda-se manter a postura por um período mínimo de 2 minutos. Desta forma, permite que o corpo relaxe para expelir os gases.

Esta postura também pode ser feita de forma inversa, de barriga para cima:

  • Depois de estar nessa posição, flexione as penas, abrace-as e comece a balançar o corpo para frente e para trás.
  • Se puder, agarre os pés com as mãos.

2. Postura para “libertar vento” – Pawanmuktasana

Postura de ioga para combater os gases

O nome desta postura já diz tudo: é um dos exercícios mais eficazes para eliminar os gases.

  • Esta postura se realiza ficando de barriga para cima e esticando as pernas. Em seguida, flexione uma delas, e abrace-a.
  • É semelhante à postura do bebê de barriga para cima. Quanto mais você levantar o joelho da perna que estiver flexionada em direção ao peito, melhor.
  • Mantenha a postura por, no mínimo, 30 segundos.
  • Quando estiver abraçando uma perna, experimente ainda aproximar o nariz do joelho.

Assim, o exercício se torna mais profundo e mais eficaz.

3. A postura do arado – Halasana

Halasana: postura do arado para eliminar os gases

A postura do arado é bastante usada na ioga, e consiste em outro grande exercício para eliminar os gases.

  • Para fazê-la, você precisa ficar com a barriga virada para cima, e, primeiro, levantar as pernas.
  • O ideal é elevar também o corpo, e só manter apoiada a parte superior das costas.

Em princípio, podemos contar com a ajuda de nossas mãos, apoiando-as nas lombares. Assim, progressivamente, tente levar as pernas esticadas por cima da cabeça.

Se for mais confortável, você pode deixar as mãos onde estão. Em outros casos, mantenha-as esticadas nos lados do corpo.

É preciso ter muito cuidado com esta postura, já que, se a pessoa sofrer de problemas cervicais, não é recomendada. Caso contrário, pode ter resultados muito bons.

4. Postura do camelo – Ustrasana

Ustrasana: postura do camelo para eliminar os gases

O último dos exercícios que elimina os gases é uma postura que também tem bons resultados.

  • Para realizá-la, ajoelhe-se sem se sentar sobre as pernas e, com os braços esticados, volte-se para trás.
  • O objetivo é conseguir formar um arco com o nosso corpo e tocar os pés com as mãos.

Para nos sentirmos mais confortáveis, a cabeça deve pender para trás, de modo relaxado. Os pés podem descansar sobre o dorso ou sobre os dedos. No primeiro caso, a postura fica mais profunda.

Informações sobre emissões de gases

Embora as causas do acúmulo de gases possam ser diferentes, às vezes eles surgem por causa da alimentação. Comer muitos alimentos processados, mastigar muito rápido ou comer alimentos que provocam gases (como feijão, repolho, ovos e brócolis) podem ser algumas causas.

No entanto, em outras ocasiões, os gases surgem em excesso porque somos intolerantes a algum alimento, sofremos de prisão de ventre ou síndrome do cólon irritável.

Embora possamos tentar controlar isso, no caso dos gases nos incomodarem demais, os exercícios anteriores serão uma boa alternativa de “tratamento”, apesar de não serem uma doença.

É necessário mencionar que, às vezes, o sedentarismo também provoca gases. Fazer estes exercícios não é apenas uma boa maneira de se livrar do incômodo, mas de começar a mover o nosso corpo.

Os gases podem ser, às vezes, dolorosos. Que tipo de exercício você prefere fazer para eliminá-los?