Melhor Com Saúde
 

Elimine os gases com estes exercícios fáceis e eficazes

Determinados exercícios se mostraram benéficos para algumas condições, como dores na região lombar e cervical. As posturas a seguir podem ajudar a eliminar os gases. Para realizá-las, basta ter um espaço ideal em casa e roupas confortáveis.

Elimine os gases com estes exercícios fáceis e eficazes

Última atualização: 18 Dezembro, 2020

Você é uma das pessoas que sofre constantemente com gases? Você acha que isso influencia sua vida quando vai trabalhar ou quando visita lugares públicos? Nesse caso, elimine os gases com alguns exercícios muito simples.

A seguir, indicaremos como fazer algumas posturas para expulsar os gases de maneira fácil e eficaz até obter alívio. Você não vai precisar de mais do que 15 minutos. Além disso, podem ajudar a relaxar e reduzir o estresse. Ou seja, ao praticá-las, serão obtidos vários benefícios ao mesmo tempo.

Vamos saber mais sobre esses movimentos e anotar o número de repetições. Pronto? Vamos lá!

Elimine os gases rapidamente

De acordo com essa pesquisa realizada em 2006, explica-se que a flatulência é um problema comum em algumas pessoas. É desagradável, mas em geral não afeta significativamente a saúde. Esse problema também é conhecido como meteorismo, ou seja, a presença de um excesso de gases no intestino que causa espasmos intestinais e distensão abdominal.

Os exercícios listados abaixo são ideais para quem se sente desconfortável com o acúmulo de gases e deseja um alívio rápido. Para isso, é necessário apenas um tapete de ioga.

É importante destacar a importância da respiração profunda ao longo da execução dessas posturas, visto que quanto melhor ela é realizada, melhores benefícios podem ser obtidos com as posições.

A postura da criança (Balasana)

Balasana: a postura da criança para eliminar gases

Essa postura pode ser familiar porque geralmente é incluída na sessão de alongamento antes e depois do treino na academia.

Na yoga, é conhecida como Balasana ou postura da criança e é usada para descansar, acalmar o corpo e sossegar as emoções e os pensamentos. Em parte, isso ocorre porque o fluxo sanguíneo para a cabeça é maior.

Recomenda-se realizá-la por um período mínimo de 2 minutos. Dessa forma, o corpo pode relaxar para expulsar os gases. Além disso, pode ser feita ao contrário, ou seja, de barriga para cima e as pernas abraçadas no peito.

Como fazer?

  • Primeiro, você deve sentar-se sobre as pernas e apoiar os glúteos nos pés.
  • Em seguida, você deve esticar o tronco para a frente com os braços esticados.
  • Depois, faça 5 ciclos de respiração (inspire e expire apenas pelo nariz).
  • Recomenda-se repetir o processo de duas a três vezes.

Leia: Remédios caseiros para a flatulência

Postura para “libertar vento” (Pawanmuktasana)

Postura de ioga para combater os gases

Na yoga, essa postura é chamada de Pavanamuktasana (liberação do vento). Recomenda-se mantê-la por um período de 2 minutos.

Como executar?

  • Primeiro, o corpo deve ser posicionado deitado de costas com as pernas retas.
  • Em segundo lugar, uma das pernas deve ser dobrada e abraçada contra o peito.
  • É semelhante à postura da criança de barriga para cima mencionada acima. Quanto mais o joelho da perna dobrada for trazido em direção ao peito, melhor.
  • Nessa postura, recomenda-se que, ao abraçar a perna, você tente tocar o nariz com o joelho. Desta forma, o exercício será mais profundo e eficaz.
  • Por último, realize 6 ciclos de respiração durante a posição (inspire e expire apenas pelo nariz).
  • Elimine os gases com essa postura! Isso vai te ajudar!

A postura do arado (Halasana)

Halasana: postura do arado para eliminar os gases

Assim como as anteriores, a postura do arado é muito eficaz para expulsar os gases. Recomenda-se que, ao executar essa postura, você tenha extremo cuidado, pois pode lesionar o pescoço se realizada de forma abrupta. O importante é relaxar e respirar profundamente pelo nariz.

Como fazer?

  • Primeiro, deite-se de costas. Levante as pernas no ar e leve-as em direção à cabeça até tocar o solo com os dedos dos pés.
  • Depois, quando as costas e a região lombar estiverem elevadas, apoie-se nos ombros e estenda os braços. Dessa forma, o peso recairá sobre eles, enquanto o pescoço permanece relaxado.
  • Por último, mantenha as costas o mais reta possível. Segure por 2 minutos e respire profundamente.

É importante notar que esse exercício não é recomendado para pessoas que sofrem de dores cervicais.

Postura do camelo (Ustrasana)

Ustrasana: postura do camelo para eliminar os gases

O último exercício é a conhecida postura do camelo. Ela ajuda bastante a eliminar os incômodos gases, além de reduzir a tensão no corpo quando se sofre de muito estresse e ansiedade.

  • Primeiro, coloque os joelhos no chão com as pernas esticadas na largura do quadril.
  • Em seguida, incline o corpo para trás em forma de arco até que os tocar os calcanhares com as mãos.
  • Então, depois de pegar os calcanhares com as mãos, relaxe o pescoço enquanto mantém os ombros o mais longe possível das orelhas.
  • Por último, deixe o peso cair sobre o peito do pé. Respire fundo e mantenha por 1 ou 2 minutos.
  • Elimine os gases com essas posturas e comece a cuidar melhor de si!

Leia: 6 remédios caseiros que podem ajudar a tratar os gases estomacais

Informações sobre os gases

É importante destacar que as causas dos gases costumam ser são diversas, por exemplo, às vezes é devido aos alimentos. De acordo com informações dos especialistas da Clínica Mayo, mudanças na dieta podem ser favoráveis ​​para reduzir a quantidade de gases que o corpo gera e ajudar os gases a se moverem mais rapidamente pelo sistema.

No entanto, em outras circunstâncias, os gases surgem por causa da intolerância a certos alimentos, então apresentamos prisão de ventre ou síndrome do intestino irritável. Como essa referência do Medline Plus afirma, é uma complicação que afeta o intestino grosso. Pode causar cólicas abdominais, distensão abdominal e mudanças nos hábitos intestinais.

Portanto, se você sofre de gases regulares ou outras doenças e a causa é desconhecida, é melhor consultar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados. Sob nenhuma circunstância os inconvenientes devem ser ignorados.

Por fim, é fundamental cuidar de si e manter uma dieta com alimentos que não causem danos ao organismo. Comer equilibradamente, e fazer ioga ou exercícios são algumas dicas que podem ajudar a levar um ritmo de vida saudável.

Não deixe de ler: 6 exercícios de yoga para descansar melhor

Cólon irritável: alimentos a serem evitados

Cólon irritável: alimentos a serem evitados

Nosso intestino tem dificuldade em absorver alimentos gordurosos, por isso, é aconselhável minimizar seu consumo caso haja um quadro de cólon irritável.



  • Juana Benedí; Carmen Romero (2006). Antiflatulentos (España). https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-pdf-13096650