6 remédios caseiros que podem ajudar a tratar os gases estomacais

· 1 de outubro de 2015
Desde que não soframos de gastrite, podemos nos beneficiar de todas as propriedades da canela para eliminar os gases e adicioná-la a diferentes pratos, ou preparar um chá.

Os gases estomacais ou flatulências são um sintoma digestivo muito comum entre a população, produzido como resultado de uma indigestão, intolerância alimentar ou qualquer doença de maior gravidade.

Apesar de não é uma doença propriamente dita, às vezes são tão recorrentes, que a pessoa se vê obrigada a consultar um médico por não ser capaz de controlar e passar constantes constrangimentos.

Antes de mais nada, é importante dizer que as flatulências são causadas por certas bactérias que colonizam o intestino e, tipicamente, são constituídas por hidrogênio, dióxido de carbono e metano, a parte fedorenta que pode conter enxofre.

Quando temos uma boa saúde, o volume de gás produzido é mínimo e, geralmente, é expulso facilmente. No entanto, quando apresentamos problemas digestivos, há um acúmulo no intestino que produz o mau odor, podendo se tornar tão recorrentes a ponto de provocar estresse social.

Embora seja algo normal ter este tipo de problema digestivo, é muito desconfortável. Por isso, hoje vamos compartilhar 6 remédios caseiros para tratar os gases estomacais.

Gengibre para tratar os gases estomacaisGengibre para tratar os gases estomacais

A raiz de gengibre tem sido utiliza desde a antiguidade como um tratamento para o controle da indigestão, bem como para aliviar a inflamação e eliminar os gases irritantes.

Como consumir o gengibre?

A fim de evitar os gases depois de comer, recomenda-se mastigar um pedaço da raiz antes de cada refeição principal.

No entanto, para aproveitar todas as propriedades do gengibre, o ideal é fazer uma infusão.

Ingredientes

  • 4 fatias de gengibre fresco
  • 1 copo de (250ml) de água

Preparação

  • Coloque a água para ferver e adicione os pedaços da raiz de gengibre;
  • Então, deixe em fogo baixo por 5 minutos;
  • Deixe esfriar um pouco, coe e tome duas ou três vezes ao dia.

Recomendamos a leitura: Gengibre e limão, uma perfeita combinação para emagrecer

Alho

O dente de alho é digestivo e anti-inflamatório, o que ajuda a impedir a queimação gástrica e a reduzir a inflamação. A melhor opção é comê-lo cru, pois, assim, é possível aproveitar 100% de suas propriedades.

De acordo com uma pesquisa realizada pela bióloga Ivana da Cruz, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Mariao alho está entre os 40 alimentos com maior poder anti-inflamatório.

Então, como podemos consumir o alho?

  • Prepare uma pasta de alho cru, misturado com uma pequena quantidade de pimenta preta e sementes de cominho, e adicione um copo de água quente;
  • Coe o líquido, deixe esfriar e tome de 2 a 3 vezes por dia.

Sementes de erva-doce

Erva doce é um dos remédios caseiros para tratar os gases estomacais

A erva-doce é um ingrediente ideal para tratar a inflamação abdominal causada pelo excesso de gases estomacais, já que contém óleos essenciais que ajudam na produção de enzimas digestivas.

Como consumi-la?

  • Adicione uma colher de sopa de sementes de erva-doce (10g) em uma panela de água quente e deixe ferver por 5 minutos, coe e, em seguida, beba a infusão.

Além disso, outra opção consiste em torrar 5 colheres de sopa de sementes de erva-doce e triturá-las com 5 colheres de sopa de açúcar e 5 colheres de sopa de sementes de psyllium (Plantago psyllium). A princípio, esta mistura deve ser tomada pela manhã e pela noite.

Chá de canela

A canela ajuda a eliminar as bactérias que causam a putrefação dos alimentos e a acumulação de gases, pois possui propriedades antibacterianas e antivirais.

Como consumi-la?

Antes de mais nada, é possível adicionar a canela em pequenas quantidades a sobremesas, batidas e muitas outras receitas. No entanto, a maneira mais recomendada de consumo é através da preparação de um chá.

Ingredientes

  • 3 ramos de canela
  • 1 copo de água (250ml)

Preparação

  • Coloque a água para ferver com os 3 ramos de canela e retire do fogo assim que chegar à ebulição;
  • Deixe descansar o tempo necessário e tome um copo por dia.

Precauções

  • Não beba em casos de úlcera ou gastrite, pois isso pode ser prejudicar ainda mais;
  • Além disso, também não é recomendado em caso de gravidez ou se você estiver tomando medicamentos.

HortelãHortelã é um dos remédios caseiros para tratar os gases estomacais

A hortelã é uma das melhores ervas naturais para aliviar diferentes problemas digestivos, incluindo a flatulência.

Como consumi-la?

Uma boa opção é mastigar as folhas de hortelã frescas diante do primeiro sintoma de gases ou indigestão. Entretanto, para obter melhores resultados, é recomendado preparar um chá adoçado com mel.

Ingredientes

  • Folhas de hortelã frescas
  • 1 copo de água (250ml)
  • 1 colher de chá de mel (7,5g)

Preparação

  • Coloque um copo de água para ferver, adicione as folhas de hortelã frescas e deixe em fogo baixo durante 5 minutos;
  • Após o tempo recomendado, coe e adicione mel para adoçar.

Veja também: Hortelã: um bom remédio contra as verminoses

Bicarbonato de sódio e limão

A combinação de limão e bicarbonato de sódio faz um remédio muito eficaz para eliminar gases estomacais e reduzir outros sintomas como inflamação e acidez digestiva, por exemplo.

Como consumir este remédio?

É muito simples consumir este remédio, sendo assim, basta preparar uma bebida efervescente combinando os dois ingredientes.

Ingredientes:

  • O suco de um limão
  • ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ copo de água (100ml)

Preparação

  • Adicione o suco de limão e o bicarbonato de sódio à água. Mexa para misturar bem os ingredientes e, então, tome imediatamente.