Como eliminar os percevejos da cama com remédios caseiros

· 22 de setembro de 2015
Dado que os percevejos não aguentam as altas temperaturas, podemos colocar o colchão ou a roupa de cama no sol, ou aplicar vapor quente nos lugares afetados.

Os percevejos são pequenos insetos que se alimentam de sangue, seja de humanos ou de animais domésticos e, além disso, costumam ser muito difíceis de identificar a olho nu.

Um dos lugares preferidos são as camas, já que eles encontram nelas um ambiente propício e o alimento para sobreviver.

De fato, ter que lidar com eles é um problema, pois além de provocarem picadas na pele, também aumentam o risco de desenvolver diferentes doenças.

Jogar os colchões fora seria a opção mais eficaz para eliminá-los, mas, por razões óbvias, não é o ideal. Mas existem vários remédios caseiros para acabar com os percevejos e voltar a ter uma cama limpa e saudável. Você quer conhecê-los?

Vapor para acabar com os percevejos

Os vaporizadores estão entre os remédios caseiros mais simples e eficazes que podem ser usados para eliminar por completo esta praga, já que os percevejos não possuem a capacidade de suportar altas temperaturas.

Por isso, uma boa opção é aplicar vapor quente (cerca de 50°c) sobre o colchão, assim como nos lençóis, roupas, cortinas e outros elementos do quarto.

Cúrcuma em pó

Cúrcuma em pó para combater percevejos

Devido ao seu alto teor de curcumina, seu composto ativo, a cúrcuma em pó é um inimigo potencial dos percevejos.

Dessa forma, este ingrediente e seu alto poder antimicrobiano afetam o ambiente que facilita a sobrevivência desta praga na cama e, por isso, contribui para sua eliminação.

A cúrcuma corta o fornecimento de oxigênio dos insetos, e faz com que eles morram ou saiam em busca de outros lugares com condições melhores. Ainda que seja surpreendente, ela pode ser uma grande aliada para eliminá-los.

Leia também: Incríveis benefícios do suco de cúrcuma

O sol

As altas temperaturas da exposição solar também podem ajudar a eliminar estes bichos escondidos no colchão, lençóis, cobertores e mantas.

Temperaturas acima de 32°c podem acabar com o problema, assim, coloque o colchão exposto diretamente à luz do sol.

Hortelã

Hortelã para combater percevejos

O óleo essencial de hortelã libera um aroma que repele as pragas de insetos pequenos, já que causa neles uma forte alergia.

Por isso, este remédio caseiro é ideal para manter os percevejos longe do quarto, do jardim e dos pets.

Outra boa opção é o óleo de lavanda, pois tem um efeito similar ao anterior. Em todo caso, é melhor ter certeza de que sua família não tem alergia ao forte aroma destes óleos.

Cravo da índia

O cravo da índia é uma especiaria com um forte aroma que pode repelir quase todo tipo de inseto.

Geralmente, é utilizado no jardim para afugentar formigas, mas também pode ser utilizado para eliminar os incômodos e perigosos percevejos.

Álcool isopropílico

Estes insetos não suportam os ambientes ácidos e, por isso, o álcool isopropílico (isopropanol) é um remédio muito eficaz.

Para utilizá-lo, basta colocar este produto em uma garrafa com spray e borrifá-lo por todas as áreas da cama onde você acredite que os percevejos estão escondidos.

É muito importante lembrar que, para obter resultados, é preciso ser constante na aplicação do álcool.

Uma vez borrifado o produto, deve-se deixar o colchão e a roupa de cama ventilando, para evitar que o odor do álcool fique impregnado. O tratamento deve ser repetido durante 6 ou 7 dias.

Aspirador

Aspirador de pó para combater percevejos

Aspirar é um dos métodos mais populares para erradicar todo tipo de insetos e, especialmente, ácaros, porque ajuda a chegar aos locais e espaços onde eles ficam escondidos.

Leia também: 7 conselhos para reduzir os ácaros em casa

Recomendações finais

  • Não se deve encostar a cama contra as paredes ou ao lado de outros móveis; 
  • Além disso, nunca deixe as roupa de cama no chão, já que isso facilita a chegada dos percevejos à cama.
  • Se você tiver animais de estimação, evite que eles entrem no quarto e tente mantê-los sempre com a higiene em dia.
  • Observe com regularidade os pés da cama e de outros móveis, já que eles também costumam se esconder nestes locais. Se detectar a sua presença, a primeira medida é aplicar talco em pó para prendê-los.
  • Limpar e desinfetar regularmente o quarto é essencial para evitar a presença de todo tipo de praga;
  • Por isso, é importante manter todos os espaços limpos e trocar as roupas de cama duas vezes por semana.