É bom comer bacalhau? Nutrientes e benefícios
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Cuidar de nossa dieta também é cuidar de nossa saúde. Nesse sentido, o peixe não pode faltar na sua dieta, e comer bacalhau é uma excelente opção se você deseja investir em saúde.
O bacalhau é um tipo muito benéfico de peixe branco em uma dieta saudável e equilibrada. É uma espécie própria dos mares frio e estabelece seu habitat em profundidades de 500 a 600 metros, embora seja comum que nade cerca de 150 ou 200 metros.
O bacalhau sazonal é o que se pesca no final do outono até a primavera, embora o bacalhau salgado, seco, defumado ou congelado esteja disponível durante todo o ano.
Quer saber mais sobre este peixe? É bom comer bacalhau? Aqui, mostramos quais são seus benefícios e como você pode prepará-lo.
Por que é bom comer bacalhau?
Você gosta de bacalhau fresco? Bem, você pode querer saber um pouco sobre os seus benefícios para a nossa saúde, bem como seu valor nutricional e a importância de seus nutrientes. E o bacalhau fresco é digerido com muita facilidade e tem pouco conteúdo de gordura.
Também é rico em minerais como cálcio, fósforo e iodo. Essa talvez seja uma de suas características mais distintas, já que em apenas 100 gramas de bacalhau fresco encontramos 170 miligramas de iodo, que podem diminuir de acordo com a receita e sua preservação.
A lista de benefícios para a saúde é extensa, mas podemos resumir da seguinte forma:
- Em primeiro lugar, melhora o funcionamento do sistema nervoso e da atividade muscular
- Também regula o balanço hídrico dentro e fora da célula devido à presença de potássio.
- Ademais, aumenta o fósforo presente em nossos dentes e ossos.
- Finalmente, promove a formação de glóbulos vermelhos no sangue; a síntese de material genético e melhora o funcionamento do sistema nervoso, graças ao fato de conter as preciosas vitaminas B.
Leia também: Comer peixe gera menos dor pela artrite reumatoide?
Valor nutricional do bacalhau fresco
Outros nutrientes encontrados em 100 gramas de bacalhau fresco são:
- 17,68 g de proteína
- 1,01 g de gordura
- 352 mg de potássio
- 190 mg de purinas
- 89 mg de sódio
- 26 mg de cálcio
- 24 mg de magnésio
- 0,40 mg de zinco
- 0,32 mg de ferro
- 2 mg de vitamina C
- 1 mg de vitamina E,
- 5,15 mg de vitamina B3
- 0,20 mg de vitamina B6
- 0,06 mg de vitamina B1
- 0,05 mg de vitamina B2
Comparado com o resto dos pescados frescos, o este peixe tem um teor de sódio alto. No entanto, se comparado a outros alimentos ricos neste mineral, como queijos (500-1.000 mg) ou conservas de peixe (500-800 mg), a quantidade de sódio presente no bacalhau não é relevante.
Por outro lado, o bacalhau salgado fornece maiores quantidades de sódio (até 8.100 mg por 100 gramas), uma vez que o sal é usado como conservante. Portanto, pessoas com hipertensão ou retenção de líquidos podem consumir bacalhau fresco e bacalhau salgado, desde que totalmente dessalinizado.
Como prepará-lo
No mercado, o bacalhau pode ser encontrado de diferentes maneiras; fresco, salgado, defumado ou congelado, o que torna suas formas de produção muito variadas e você tem a possibilidade de provar esse peixe em qualquer época do ano.
Sem dúvida alguma, as possibilidades de preparar o bacalhau são inúmeras e tão variadas quanto a região em que é cozinhado. Por exemplo, os lombos ou filés de bacalhau cozidos no vapor, no microondas, assados, fritos ou grelhados permitem apreciar o sabor desse peixe tão nutritivo.
Também pode ser usado como ingrediente para fazer saladas originais, preparar paelha de peixe ou cozinhar o famoso ensopado de grão de bico com bacalhau e espinafre.
Leia também: Receitas com peixe para cuidar da saúde e conquistar seu paladar
Sugestões de preparo do bacalhau para os pequenos
O bacalhau é um peixe de sabor agradável e um pouco mais acentuado que o de outros peixes brancos. Isso pode ser uma vantagem para que as crianças o apreciem. De fato, uma das razões pelas quais elas rejeitam o peixe é a falta de sabor de alguns deles, em comparação com o que apresenta, por exemplo, um filé de porco ou vitela.
Você pode comer esse peixe de várias maneiras, para aumentar as chances de agradar o paladar dos pequenos em casa. Tanto os croquetes quanto as almôndegas, as tortilhas e, por que não, alguns lombos cozidos com um molho que deixa o prato mais alegre e atraente, estas podem ser escolhas acertadas.
Finalmente, não há dúvida de que o bacalhau é um peixe que traz muitos benefícios à saúde. Portanto, esperamos que essas dicas sobre como prepará-lo sejam úteis e que você comece a preparar e comer bacalhau com mais frequência em sua casa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pescados y Mariscos: Guía práctica sobre pescados. Bacalao (2018) pescadosymariscos.consumer.es/bacalao/introduccion
- “EL BACALAO MANDA EN LA COCINA”. Escuelas Idea Sana Marzo – Abril 2005 ideasana.fundacioneroski.es/web/es/12/escuela_7/escuela7_bacalo.pdf
- El mercado español del bacalao en salazón: una aproximación regional desde la geografía de las convenciones. Estudios Geográficos Vol. LXXIV, 275, pp. 439-467 Julio-diciembre 2013 ISSN: 0014-1496
eISSN: 1988-8546 doi: 10.3989/estgeogr.201316 - Gallart Jornet, L., Escriche Roberto, I. y Fito Maupoey, P. (2005): La salazón del pescado, una tradición en la dieta mediterránea. Valencia, Universidad Politécnica de Valencia.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.